A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA Professor Juan Dorado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA Professor Juan Dorado"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Universidade Cândido Mendes - UCAM Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

2 FIM DA IUGOSLÁVIA

3 IUGOSLÁVIA: UM SONHO DOS SÉRVIOS?
Iugoslávia significa “terra dos eslavos do sul” → o sonho de um país unificado nasceu principalmente com os nacionalistas sérvios. A região foi por séculos alvo da ação dos impérios Turco Otomano e Austro-Húngaro. O sonho da “Grande Sérvia” foi usado como desculpa expansionista para unir os vários povos eslavos da região → justificativa para os genocídios.

4 A antiga Iugoslávia era formada por seis repúblicas: Bósnia-Hezergovina, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e a Sérvia, que possuía dois territórios autônomos, Voivodina e Kosovo. Havia minorias sérvias em todas as repúblicas da Iugoslávia. O país estava partido entre católicos romanos (eslovenos e croatas), católicos ortodoxos (sérvios, macedônios) e muçulmanos (kosovares, bósnios).

5 IUGOSLÁVIA SOB TITO Josip Broz, conhecido como “Tito” liderou a resistência ao nazismo e costurou uma unidade difícil. As repúblicas tinham certa autonomia e a Iugoslávia não se submetia à URSS.

6 IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Com a morte de Tito em 1980, a unidade política começa a enfraquecer. O Memorando da Academia sérvia de Ciências e Artes (1986) reacendeu o nacionalismo sérvio. Defendia que o país estava sob a hegemonia croata e eslovena; que os sérvios eram oprimidos onde apareciam como minoria; que a Sérvia era economicamente explorada pelas outras repúblicas; que as fronteiras tinham sido impostas por comunistas croatas e eslovenos.

7 IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Slobodan Milošević se torna presidente da Sérvia em 1989 e passa a alimentar o nacionalismo sectário do país, além de promover forte controle da mídia e da sociedade.

8 IUGOSLÁVIA PÓS-TITO Velhas feridas → aliança entre Croatas e Bósnios com os nazistas durante a II Guerra → holocausto sérvio. O Regime Ustasha ( ) na Croácia promoveu o extermínio de sérvios, judeus e ciganos. Objetivo: converter um terço dos sérvios ao catolicismo; exterminar um terço dos sérvios residentes na Croácia; expulsar/deportar o terço restante. O regime Utasha foi derrotado pelos partisans de Tito e pelo Exército Vermelho.

9 INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA
19/05/1991 → croatas em referendo decidem pela independência. 01/1992 → Independência reconhecida pela comunidade internacional. Guerra → República Sérvia de Krajina fundada pela minoria sérvia → êxodo sérvio.

10 INDEPENDÊNCIA DA ESLOVÊNIA
23/12/1990 → realizado um referendo → 88% de pró-independência. Independência → 25/06/1991. Guerra dos Dez Dias ou Guerra de Independência Eslovena → 27/06-07/07/1991. Aderiu à União Européia em 2004.

11 INDEPENDÊNCIA DA MACEDÔNIA
A Macedônia se tornou independente da Iugoslávia em 1991. Controvérsia com a Grécia → Macedônia era uma província grega e que o novo país não podia utilizar o nome. Chegou-se a um acordo de que internacionalmente o país se chamaria Antiga República Iugoslava da Macedônia. Os macedônios chamam a província grega de Macedônia Grega ou Egéia.

12 GUERRA DA BÓSNIA Macedônia e Bósnia-Herzegovina declaram independência em 03/1992. Na Bósnia, os sérvios eram 31% da população e se recusam a reconhecer o plebiscito de independência → República Sérvia da Bósnia-Herzegovina (República Srpska). Sérvios promovem limpeza étnica contra os bósnios muçulmanos → genocídio → campos de concentração, migrações forçadas, massacres, estupros em massa.

13 GUERRA DA BÓSNIA Milošević, presidente da sérvia, apóia o genocídio.

14 GUERRA DA BÓSNIA

15 Capa da Time (1992) com um campo de concentração na Bósnia.
GUERRA DA BÓSNIA 1995 → Ofensiva Sérvia na Croácia → ruptura do cessar fogo. Aumentam as denúncias de crimes e atrocidades cometidas por tropas sérvias. Sérvia sofre sanções internacionais → políticas e econômicas. OTAN bombardeia a República Srpska → Capa da Time (1992) com um campo de concentração na Bósnia.

16 GUERRA DA BÓSNIA Em três anos de guerra → vítimas e 1,8 milhões de refugiados. vítimas documentadas → 65% eram muçulmanos bósnios, 25% sérvios e 8% croatas. Entre as vítimas civis → 83% eram bosnios, 10% sérvios e mais de 5% eram croatas → 30% das vítimas civis bósnias eram mulheres e crianças. A partir de 1996, o Tribunal Internacional de Haia julgou por crimes contra a humanidade vários líderes militares sérvios. Em 28/06/2001, Milošević foi preso, havia sido derrotado nas urnas em 2000 e tentara um golpe de Estado.

17 GUERRA DA BÓSNIA No massacre de Srebrenica, 3 mil refugiados bósnios muçulmanos foram executados e enterrados em fossas e 6 mil encontram-se desaparecidos.

18 GUERRA DO KOSOVO Kosovo era uma região autônoma da Sérvia de maioria albanesa. → Conflito entre exército sérvio e Iugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK) → Guerrilha luta pela independência. 24/03-10/06/1999 → Guerra entre a Iugoslávia e a OTAN → Belgrado bombardeada por 79 dias → 06/1999 → Tratado de Paz → Kosovo independente sob tutela da ONU.

19 FIM DA IUGOSLÁVIA

20 FIM DA IUGOSLÁVIA A Iugoslávia deixou de existir oficialmente em 2003.
Formou-se a República da Sérvia e Montenegro → em 2006, Montenegro declara a sua independência. As guerras de dissolução da Iugoslávia foram o conflito mais longo em território europeu desde a II Guerra → elas trouxeram de volta os bombardeios, cercos, milhares de refugiados e limpeza étnica não vistas desde a última Grande Guerra na Europa.


Carregar ppt "GEOGRAFIA Professor Juan Dorado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google