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Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

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Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa"— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Sistema de escrita alfabética Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa SEA Unidades 3 e 4

2 *(Caderno Educação do Campo, Unidade 1, p.17)
“Professora, é que não me dou pro estudo, minha cabeça é que é muito dura pra aprender. Sei as letras todas, sei juntar algumas assim, uma com outra, mas quando aparece tudo junto na palavra aí esqueço!” (Aluísio, 47 anos, camponês, Palmares/PE)* *(Caderno Educação do Campo, Unidade 1, p.17)

3 Será que este relato á apenas do senhor Aluísio
Será que este relato á apenas do senhor Aluísio? Ou é a história de muitos brasileiros? Vamos acompanhar alguns dados históricos da educação brasileira.

4 DADOS DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
INEP

5 - 53,52% de retidos no 1º ano - 58,83% de retidos no 1º ano
Década de 1930 - 53,52% de retidos no 1º ano - 58,83% de retidos no 1º ano

6 Década de 1940 Do total de crianças matriculadas em 1945
... apenas 4% concluíram o primário em 1948, sem reprovações. ... dos 96% restantes, metade não concluiu sequer o primeiro ano.

7 Anos 1950 e 1960 ... de cada crianças que ingressaram no primeiro ano da escola primária passaram para o segundo ano sem reprovação... ... apenas 53 atingiram oito anos de escolaridade em 1961. Entre 1954 e 1961

8 ... 526 matricularam-se na segunda série no ano seguinte...
Década de 1970 De 1971 a 1978 cada crianças que se matricularam na primeira série... matricularam-se na segunda série no ano seguinte... ... e 180 conseguiram terminar a oitava série em 1978.

9 Década de 1980 1979 – “Teoria da Psicogênese da escrita” A teoria criada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky começa a ser divulgada em nosso país. No estado de São Paulo implanta-se o Ciclo Básico como uma nova proposta curricular. É oferecido aos professores um curso intitulado PROJETO IPÊ.

10 Década de 1990 Produzimos um aumento da cobertura no Ensino Fundamental, que chegou a 96,4% em 2000. Primeiramente, discutimos a universalização de acesso bem como a permanência dos alunos nas escolas públicas brasileiras. Hoje democratizado o acesso ao Ensino Fundamental, vivemos o momento de encontrar formas de garantir plenamente aos estudantes das escolas públicas brasileiras o direito a serem alfabetizados plenamente.

11 Anos 2000 De acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica SAEB/2003, 55% dos estudantes das 4as séries conseguiam, no máximo, ler frases simples, o que significa que ensinar a ler e a escrever continua sendo um desafio.

12 Dados atuais segundo o censo 2010
13,9 milhões de jovens, adultos e idosos não sabem nem ler nem escrever: 9,6 por cento da população de 15 anos ou mais; 671 mil crianças de 10 a 14 anos não sabem nem ler nem escrever: 3,9 por cento da população nessa faixa etária.

13 Para PRADO e NÓBREGA, 2012. “Apesar de a taxa do segundo grupo ter caído de 7,3 por cento em 2000 para 3,9 % em 2010, não há muito a comemorar, já que o desejável seria que as crianças estivessem alfabetizadas até os 8 anos de idade”.

14 Garantir os direitos de aprendizagem...
“Na história do Brasil, temos vivenciado a dura realidade de identificar que muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas. Assim, o Pacto surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos, até o 3º ano do ciclo de alfabetização”. (Cad. Apresentação, p. 5)

15 Referências Caderno de Apresentação. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Caderno Educação do Campo, Unidade 1. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Patto, Maria Helena de Souza. A produção do Fracasso escolar. MORTATTI, Maria do Rosário L. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876/1994). São Paulo: UNESP, 2000. FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação. Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. Freitas, Luiz Carlos. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão velhas formas de subordinação. Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, 2004a, v. 25, n. 86, p Rojo, Roxane. LETRAMENTOS MÚLTIPLOS, ESCOLA E INCLUSÃO SOCIAL.Parábola, 2009. MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética (Como eu ensino). São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

16 Equipe Pedagógica Formadoras Adriana Silene Vieira Ana Claudia E Silva Fidelis Aparecida Moreira da Silva Biruel Ariana Coelho Rodrigues Rocha Cristiane Begalli Evangelista Daniela Gaspar Pedrazzoli Bagnasco Danieli Sebastiana Oliveira Tasca Eliana Rodriguez Moreno Fabiana Bigaton Tonin Giovanna Azzi de Camargo Heloisa Helena Dias Martins Proença Marina Kaiser Noeli Aparecida Rodrigues de Oliveira Vera Lúcia Batista Supervisoras Ligia Paoletti Lilian Montibeller Silva Marissol Prezotto Coordenação Ana Lúcia Guedes-Pinto Adriana Missae Momma-Bardela


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