A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81"— Transcrição da apresentação:

1 Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81
Sistema Digestivo Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81

2 Sistema Digestivo ou Digestório
A digestão é o processo que transforma os alimentos em compostos mais simples e utilizáveis pelo organismo. Durante esse processo ocorre a extração da energia vinda dos alimentos e a absorção de nutrientes necessários para manter o organismo em bom funcionamento.

3 O Sistema Digestivo é composto por:
BOCA: É a primeira parte do processo digestivo e a porta de entrada dos alimentos, onde são ingeridos e preparados para a digestão no estômago e no intestino delgado. + Junto a boca, estão as Glândulas Salivares, que formam a saliva e, após o a mastigação feita pelos dentes, facilita a formação de um bolo alimentar.

4 Faringe: A faringe é um tubo que se estende da boca até o esôfago e conduz o alimento até lá.

5 Esôfago: Da continuidade ao trabalho da faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido seus movimentos peristálticos. (movimentos involuntários que fazem com que o alimento siga o percurso correto para que a digestão ocorra no lugar correto.)

6 FÍGADO: Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática, onde são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. (Auxiliar na digestão de gorduras.)

7 Estômago: O estômago desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é deglutido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão adicional.

8 Intestino Delgado: é responsável por absorver a maioria dos nutrientes encontrados nos alimentos, já transformados em líquido. À medida que esse líquido flui pela superfície interna do intestino delgado , os nutrientes dos alimentos entram em contato com os pequenos vasos sanguíneos que o cercam. O sangue então sai, carregando os nutrientes, eletrólitos da água, vitaminas, minerais, gorduras e medicamentos por todo o corpo. Pode levar entre três e seis horas para que o alimento passe entre as extremidades do intestino delgado e isso depende de sua composição; aqueles que contêm muita fibra, movem-se mais rápido.

9 Intestino grosso: É onde ficam armazenados os alimentos não digeríveis pelo organismo, além da absorção da água desse conteúdo, que é responsável pela consistência das fezes. Quando há falhas neste processo, que podem ser desencadeadas por viroses, ingestão de alimentos estragados, etc., ocorre a falta de consistência fecal que é conhecida como diarréia. O intestino grosso possui uma rica flora bacteriana que auxilia na dissolução de restos alimentícios que não podem ser digeridos pelo organismo.

10 Pâncreas: O pâncreas é uma glândula localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, que integra os sistemas digestivo e endócrino. Possui duas funções distintas: a função endócrina, responsável pela produção de insulina e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.

11 Ânus: O ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais . No homem, trata-se de um músculo esfinctérico regulador da saída das fezes, que são constantemente "empurradas" pela musculatura lisa do intestino. Esta é uma região altamente erógena porque é uma passagem para as paredes intestinais que, manipuladas, estimulam a próstata.

12 Algumas doenças: Apendicite Câncer de colo intestinal Faringite Azia

13 Azia A azia é uma sensação de queimação vinda da parte de trás do esterno, um osso localizado na parte anterior do tórax. Ela causa uma dor que às vezes sobe pelo peito e pode se irradiar para o pescoço ou a garganta. Azia ocasional é comum e não há motivo para preocupação, sendo possível tratá-la por conta própria. Já a azia mais frequente e que interfere na rotina pode ser sinal de algum problema mais grave.

14 Causas: Quando a comida ou a bebida entra no estômago, uma faixa muscular no final do esôfago fecha o órgão, para que seja feita a digestão. Se essa faixa não se fechar o suficiente, o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago. Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando entre eles a azia.  ex de alimentos/bebidas que podem causar incomodos: Álcool Cebolas Suco de lata Molho de tomate Refrigerantes Pimentas Chocolate Café Alimentos gordurosos


Carregar ppt "Eduarda, Gabriela e Gustavo Turma: 81"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google