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PublicouSara Avelar de Santarém Alterado mais de 8 anos atrás
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Capacidade do Lado Aéreo de um Aeroporto Referência: Capítulo 10
Prof. Anderson Correia IT-203 – Aeroportos Agosto/2006
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Referência Principal para os Slides:
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Fatores que Influenciam na Capacidade
Número e lay-out das pistas Requisitos de separação entre aeronaves Meteorologia Ventos (direção e intensidade) Mix de Aeronaves Mix e sequência de operações (pousos, decolagens, etc) Qualidade e desempenho dos sistema de gerenciamento do tráfego aéreo Número e locação das saídas de pista Considerações sobre ruído
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Sequenciamento em Pistas Paralelas
A Figura apresenta o sequênciamento de aeronaves em um sistema de pistas paralelas
6
Manual de Capacidade da FAA
O tipo de configuração de pistas influencia na capacidade do sistema
7
Fatores Meteorológicos
Note como sistemas mais modernos de gerenciamento do tráfego permitem a operação mesmo em condições meteorológicas adversas
8
Direção e Intensidade do Vento
A influencia do vento pode ‘inutilizar’ uma pista dependendo da intensidade e direção do vento e tamanho da aeronave.
9
Número de Saídas de Pistas e Sua Influencia na Capacidade
10
Presença de Múltiplos Aeroportos em uma Região
A existência de muitos aeroportos em uma região pode reduzir a capacidade total do sistema
11
Área Terminal São Paulo
12
Curvas de Ruído Aeronáutico
13
Boston Logan Airport
19
Pré-Requisito para Operação Independente de Pistas Paralelas
20
‘Staggering’: recurso para aumento de capacidade (São Paulo/Guarulhos)
21
2 Estratégias Operacionais de Alta Capacidade
22
Uma estratégia operacional de baixa capacidade sob VMC
28
Closing and Opening Case
A velocidade relativa das aeronaves determina qual situação deve ser considerada
31
Margem de Cálculo Geralmente adiciona-se 10 segundos de margem de cálculo
37
Valores Reais A Tabela apresenta valores reais de capacidades nos aeroportos mais congestionados dos Estados Unidos
39
Envelope de Capacidades
As Figuras apresentam o envelope de capacidades para uma pista simples e pistas paralelas
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