A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feito por: Diogo Mateus nº8

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feito por: Diogo Mateus nº8"— Transcrição da apresentação:

1 Feito por: Diogo Mateus nº8
Energia hídrica Feito por: Diogo Mateus nº8

2 Como se produz ? A energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por queda de água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

3 As turbinas por sua vez podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador eléctrico, com a finalidade de prover energia eléctrica para uma rede de energia.

4 Vantagens: -Há produção de energia eléctrica sem necessidade de poluição. -Dá-se retenção de água a nível regional que pode ser utilizada, se potável, para fins variados (rega, turismo, por exemplo). -Possível regulação do fluxo de inundações de um rio

5 Desvantagens: - Há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois este elemento arquitectónico altera a fauna e flora do local onde é construído, a sua paisagem, a sedimentação, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidroeléctrica não é considerada uma energia renovável.

6 Situação de Portugal O aproveitamento dos cursos de água, para a produção de energia eléctrica, é o melhor exemplo de sucesso de utilização de energias renováveis em Portugal. Actualmente, em Portugal cerca de 30% da electricidade consumida no País tem origem hídrica, sendo que o potencial de aproveitamento de energia hídrica está distribuído por todo o território nacional, com maior concentração no Norte e Centro do país.

7 Webiografia


Carregar ppt "Feito por: Diogo Mateus nº8"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google