A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual."— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.

2 LEITURA Depende do domínio de dois aspectos que se interagem: a codificação e a descodificação de signos

3 LEITURA O ato de ler não se restringe à simples descodificação do signo linguístico. Ler é desvelar o mundo e seus significados “A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.” FREIRE (1984, p.11) O texto só adquire significado se contextualizado A leitura tem uma carga ideológica

4 LEITURA Apesar dos avanços tecnológicos, ainda é por meio da leitura que se realiza o processo de transmissão /aquisição da cultura. Leitura é habilidade indispensável para o mundo universitário e profissional. Alunos costumam a decodificar os sinais gráficos, não analisam ou entendem o que leem.

5 LEITURA Ler exige uma postura crítica, agregada por uma disciplina intelectual, adquiridas por prática sistemática. Os textos expressam um ponto de vista e, para reconhecê-lo, é preciso, por meio de um espírito investigativo, alcançar os vários níveis de significação, as várias interpretações possíveis.

6 LEITURA 1) Decodificação = leitura da palavra
O processo de ler tem várias etapas que precisam ser vencidas: 1) Decodificação = leitura da palavra 2) Intelecção = percepção do assunto 3) Interpretação = interpretação das ideias em relação à leitura do contexto 4) Aplicação = uso em acordo ao objetivo a que se propôs.

7 LEITURA “ Importante é o aprendiz notar que cada nova leitura de um texto lhe permitirá desvelar novas significações, não detectadas nas leituras anteriores.” (KOCH, 1993, P.162)

8 LEITURA Tipos de leitura: Icônica Gestual
Sonora (apitos, buzinas, assobios, etc...) São códigos, por vezes universais, mas usados apenas em situações específicas.

9 O código verbal atinge quase todas as situações.
LEITURA O código verbal atinge quase todas as situações.

10 Finalidades da leitura Modalidades de leitura
De acordo com o objetivo de seu uso, determina-se o processo. Leitura informativa= ligada à cultura geral – mais rápida e superficial Leitura formativa= relacionada à ampliação e aquisição de conhecimentos- mais lenta e atenta Leitura para lazer = ligada ao prazer, à distração. Modalidades de leitura Oral ou silenciosa

11 LEITURA Fases da leitura:
Leitura de reconhecimento ou pré-leitura ou leitura prévia, leitura de contato = ter visão global do assunto, possibilita verificar a existência ou não de informações úteis para o seu objetivo específico. Ler “por alto”. Leitura seletiva ou reflexiva= seleção das informações que interessam à elaboração do trabalho em perspectiva. Leitura crítica ou reflexiva= exige estudo, compreensão dos significados. Análise, comparação, diferenciação e julgamento das ideias contidas no texto. Leitura interpretativa= mais complexa – 3 etapas= 1) conhecer as afirmações do autor, quais informações oferece; 2) relacionar as informações do autor com o problema levantado; 3) julga-se o material levantado sob o critério da Verdade

12 LEITURA NÍVEIS DE LEITURA
SENSORIAL: Primeira leitura que se faz de um texto EMOCIONAL : leitura de ficção, revistas, quadrinhos. RACIONAL: leitura dos propósitos determinados pelo autor

13 LEITURA Feita a análise e o julgamento, procede-se à síntese: integração racional dos dados descobertos.

14 Tipos de análise de textos
LEITURA Tipos de análise de textos Textual= leitura tem por objetivo uma visão global: estilo, vocabulário, fatos, doutrinas, época, autor= levantamento de elementos importantes do texto. Temática= apreensão do conteúdo ou tema, identificação da ideia central e secundária, processos de, raciocínio, tipos de argumentação= esquema do pensamento do autor. Interpretativa= demonstração das relações entre as ideias do autor e os contextos científicos e filosóficos= discussão e julgamento do conteúdo do texto.

15 LEITURA Técnicas de sublinhar para esquematizar e resumir.
Não se deve sublinhar parágrafos ou frases inteiras, mas apenas palavras-chave, palavras nocionais, ou quando muito, grupos de palavras, para não se correr o risco de ao resumir, reproduzir as palavras do autor. Procedimentos para sublinhar: Leitura integral do texto, (leitura de contato) Esclarecimento de dúvidas de vocabulários, termos técnicos e outras. Releitura do texto para identificar as ideias principais; Ler e sublinhar em cada parágrafo, as palavras que contem a ideia núcleo e detalhes mais importantes; Assinalara com uma linha vertical à margem do texto as ideias mais importantes; Assinalar à margem do textos com um ponto de interrogação os pontos discordantes, discutíveis, obscuros. Ler o que foi sublinhado para ver se faz sentido; Reconstruir o texto, em forma de esquema ou resumo, tomando as palavras sublinhadas como base. Importante: sublinhar apenas o estritamente necessário.

16 ESCRITA A leitura revela significados. A escrita possibilita atribuir significados. O ato de escrever amplia a capacidade do homem de proferir a palavra. Aquele que não domina a leitura e a escrita não tem condições de se defender de ser manipulado.

17 O LEITOR E O TEXTO “Cada leitor, na individualidade de sua vida, vai entrelaçando o significado pessoal de suas leituras com os vários significados que, ao longo da história de um texto, este foi acumulando. Cada leitor tem a história de suas leituras, cada texto, a história das suas. Leitor maduro é aquele que, em contato com o texto novo, faz convergir para o significado deste, o significado de todos os textos que já leu. E, conhecedor das interpretações que um texto já recebeu, é livre para aceitá-las ou recusá-las, e capaz de sobrepor a elas a interpretação que nasce de seu diálogo com o texto.” LAJOLO (1997, p.106)


Carregar ppt "LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google