A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de energia Prof.gustavo.geo@hotmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de energia Prof.gustavo.geo@hotmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Fontes de energia

2 Energia no mundo atual Entende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. São determinados elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho: os músculos o sol a força das águas o vento a eletricidade etc.

3

4

5

6 PETRÓLEO É uma substância viscosa, mais leve que a água, composta de quantidades de carbono e de hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de oxigênio, nitrogênio e enxofre. É formado pelo processo de decomposição orgânica – restos de vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorridos durante centenas de milhões de anos da história geológica. Condições para a formação do petróleo Inicialmente deve haver matéria orgânica adequada à geração do petróleo, sofrendo a ação de temperatura e de pressão por períodos longos. Esse material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbicas. O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos.

7 O inicio do processo de formação do petróleo está relacionado com o inicio da decomposição dos primeiros vegetais que surgiram na terra. Embora semelhante ao carvão quanto a composição (hidrocarbonetos), o petróleo possui certas características especiais: por ser fluido, pode migrar para além de sua fonte geradora e acumular-se em estruturas sedimentares. Ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas.

8 Criação da opep Organização dos Países Exportadores de Petróleo (em inglês, OPEC) É uma organização internacional criada em 1960 na Conferência de Bagdá Visa coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros Restringir a oferta de petróleo no mercado internacional Impulsionando os preços, o que até então era evitado em parte devido à ação das sete irmãs.

9 Crise do petróleo 1ª FASE - Aconteceu em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel, atacado pele Egito e Líbia, no episódio conhecido como Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentando o preço do petróleo em mais de 400%. 2ª FASE - Ocorreu em 1979 durante a crise política no Irã e a consequente deposição de Xá Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, onde os preços aumentaram em mais de 1000%. Na sequência da Revolução iraniana, travou-se a Guerra Irã-Iraque, na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais. 3ª FASE - Foi a Guerra do Golfo em 1991, depois que o Iraque governado por Saddam Hussein ter invadido o país vizinho Kuwait, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Com a invasão das forças militares dos EUA e dos países aliados, os iraquianos foram expulsos do Kuwait. Contudo incendiaram alguns poços de petróleo do emirado provocando uma crise econômica e ecológica.

10 Carvão mineral O carvão é uma rocha sedimentar Combustível
formada a partir de vegetais que se encontravam em diferentes estágios de conservação e que sofreram soterramento com compactação em bacias pouco profundas. Decompõe-se a matéria vegetal, sob pequena espessura de água, dando-se a gelificação da matéria orgânica.

11 Os estágios ou tipos de carvão de acordo com o teor calorífico são:
TURFA - É a primeira fase. Refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta baixo teor calorífico. LINHITO - É o segundo estágio. Trata-se de material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono. HULHA – É a terceira etapa, ou carvão propriamente dito. É sólida, tem cor negra e pode ser transformada em coque (carvão metalúrgico). ANTRACITO – É o último estágio. Apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%), cor negra, brilho vítreo e elevada dureza. É muito utilizado para aquecimento doméstico.

12 PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO CARVÃO MINERAL - TERMELÉTRICA -

13 Gás Natural Muitas vezes em uma mesma jazida petrolífera encontramos o gás natural, que tem no metano o seu principal componente. Podemos encontrá-lo dissolvido no óleo ou formando uma grande cobertura gasosa. Outras vezes em verdadeiros bolsões gasosos isolados, próximo à superfície terrestre. Vantagens do gás natural Baixo impacto ambiental: é um combustível ecológico. Sua queima produz uma combustão limpa, melhorando qualidade do ar. Facilidade de transporte e manuseio. Vetor de atração de investimentos: a disponibilidade do gás atrai novas empresas, contribuindo para a geração de empregos na região. Segurança: por ser mais leve que o ar, o gás se dissipa rapidamente na atmosfera em caso de vazamento. O que não acontece com o gás de cozinha(GLP) que é mais pesado que o ar.

14 hidreletricidade VANTAGENS Utiliza recurso renovável e de baixo custo.
Não é poluente, não influindo no efeito estufa. O acúmulo de água da represa facilita a prática da irrigação e serve de abastecimento à população. DESVANTAGENS Desmatamentos e inundações da áreas com prejuízo à fauna e à flora, além de provocar o efeito estufa já que as áreas alagadas destroem a vegetação; a decomposição da madeira submersa pode gerar gases prejudiciais ao meio-ambiente. Sua construção é onerosa e bastante demorada. A formação do lago provoca o deslocamento de populações ribeirinhas, fato que constitui alto custo social.

15 Geração de energia por meio do represamento da água
A água armazenada na represa forma volume e desnível necessários para a geração de energia. A água represada desce com muita velocidade por grandes tubulações e faz girar a turbina, acoplada por um eixo ao gerador de eletricidade.

16 Fontes de energia alternativa
ENERGIAS NUCLEAR ENERGIA DA BIOMASSA ENERGIA SOLAR ENERGIA EÓLICA

17

18 Fontes de energia no brasil
Estrutura de participação das fontes renováveis e não renováveis

19 OFERTA INTERNA DE ENERGIA
GEOGRAFIA » CADERNO 4 » CAPÍTULO 3 OFERTA INTERNA DE ENERGIA Estrutura de participação das fontes Fonte: MME. Balanço Energético Nacional 2011, ano-base 2010. O Brasil pode ser considerado privilegiado em recursos naturais, pois é um dos países com excelente possibilidade de equilíbrio na sua matriz energética, sem grande dependência dos combustíveis fósseis.

20 GÁS NATURAL: 3% DA MATRIS ENERGÉTICA DO Brasil; Rio e Bahia (1º lugar), Sergipe, R G do Norte e Amazonas; Importa da Bolívia (gasoduto – Santa Cruz de La Sierra até Guararema-SP para ir para Porto Alegre-RS (que tem outro gasoduto da Bolívia)

21 Petróleo: 70’s: limitada produção, poços terrestres, Recôncavo Baiano; Hoje: poços submarinos da plataforma continental, Bacia de Campos – 60% da produção nacional. Rio, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Ceará; Refinarias: próximas dos centros de consumo; Petrobrás = 98% da produção nacional.

22

23 CARVÃO MINERAL: Preocupação é recente; Reservas em terrenos sedimentares antigos; Só no Sul o carvão é explorado; Parte do carvão catarinense é coqueificada (aquecido a altas temperaturas em câmaras fechadas hermeticamente – só saem gases = resíduos voláteis - coques)

24 HIDRELETRICIDADE: Fonte renovável; Abundante no Brasil; 90% da potência instalada nas usinas são de geradores hidráulicos; 8% da energia são geradores térmicos; Sul e Sudeste: Urubupungá (SP e MS), Jupiá e Ilha Solteira, Três Marias (Rio São Chico) e Itaipu (Rio Paraná – maior do mundo)

25 ENERGIA NUCLEAR: Programa Nuclear Brasileiro (1960): energia atômica, Angra I começa a operar em 1984; ÁLCOOL: Cana, batata e cevada; Valorização como combustível alternativo; 1970: Programa Nacional do Álcool (Próalcool); Exige grandes extensões de terras.

26 XISTO BETUMINOSO – FOLHELHO PIROBETUMINOSO
Separa o betume da rocha = petróleo; São Mateus do Sul (PR); Dificuldades técnicas e ambientais - menos de 10% de óleo na rocha; ENERGIA SOLAR Mais para o aquecimento da água em habitações; Tecnologia rudimentar e pouco aproveitamento BIOGÁS Gás produzido através da matéria orgânica em decomposição pela ação de certas bactérias;


Carregar ppt "Fontes de energia Prof.gustavo.geo@hotmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google