A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sintaxe da Frase Topicalização e outros deslocamentos Retomada de elementos PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. Cap. 7: Sistemas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sintaxe da Frase Topicalização e outros deslocamentos Retomada de elementos PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. Cap. 7: Sistemas de."— Transcrição da apresentação:

1 Sintaxe da Frase Topicalização e outros deslocamentos Retomada de elementos PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. Cap. 7: Sistemas de correspondência. PERINI, Mário A. Gramática do português brasileiro. Cap. 8: Ordem dos termos na oração. PONTES, Eunice Souza Lima. Sujeito: da sintaxe ao discurso.

2

3 (Sujeito – Verbo – Complemento – Adjunto Adverbial)
ORDEM CANÔNICA (Sujeito – Verbo – Complemento – Adjunto Adverbial) e DESLOCAMENTOS

4 Ordem canônica e sujeito posposto

5 Sujeito posposto e correção da concordância
Declarou Antônio estar todos errados. Disse ter sido o menino enganado. Mentiroso é vocês! Surge muitas controvérsias todos os dias. Aconteceu todas essas coisas ontem.

6 Omissão e explicitação do sujeito
Esqueceu? Tome Lembratinol. Quanto ao João, o Pedro derrubou e fugiu. Quanto ao João, o Pedro derrubou e ele fugiu. O João, o Pedro encontrou-o na rua e ele convidou-o para ir à sua festa.

7 Indeterminação e generalização
Quem esquece de onde veio esquece quem é. Minha experiência na emissora não foi o que eu esperava. É chato ter de fazer força para trabalhar, e é isso o que acontece. (Cazé Pessanha, sobre sua saída da Rede Globo.)

8 Sujeito e elemento topicalizado
A Rosa, eu falei com ela ontem, e a Vanda, eu acho que está dando aula. A Sarinha tá nascendo dente. Esse carro cabe 60 litros de gasolina. Esse sapato dói meu pé e essa pimenta arde a boca. João foi internado e operou o estômago. Manda vir a cerveja.

9 Diferença de sentido Pedro estragou o ponteiro do rádio.
Esse rádio estragou o ponteiro.

10 As retomadas do sujeito
Eu não analiso pesquisa e confesso que não preciso fazer isso. Nossa posição está mais ou menos como a de Schumacher. Já se sabe quem é o vencedor e não se fala mais no nome dele, e sim no daqueles que ainda perseguem o segundo lugar no campeonato. (Lula em outubro de 2001) Quero pedir perdão à família do Galdino. Sei que causei sofrimento. É normal que parentes tenham raiva da gente. Não nos analisem como inimigos. (Tomás Oliveira Almeida, um dos acusados de matar Galdino Jesus dos Santos) Todo mundo nasceu pobre. Ninguém era universitário ou nasceu em berço de ouro. A gente era alienado mesmo. (Erasmo Carlos, sobre a Jovem Guarda.)

11 Sistemas de correspondência – Topicalização
Sujeito Predicado Tópico Comentário Leo comeu o peixinho. (objeto não topicalizado) S V CV=Obj.Dir. (ordem canônica) O peixinho, Leo comeu (objeto compl. verbal topicalizado) CV=OD S V

12 Topicalização Imediatamente, Leo comeu o peixinho. Irritado, Leo está.
Adjunto Adverbial topicalizado Irritado, Leo está. Predicativo topicalizado Faminto, Leo está. Com fome, Leo está. Adjunto Adv. topicalizado

13 Clivagem - ser...que, o que...ser
Leo comeu o peixinho. O peixinho, Leo comeu. Topicalização do OD b) Foi o peixinho o que Leo comeu. Topicalização do OD e clivagem do OD c) O peixinho, foi Leo quem comeu. OD S V Topicalização do OD. clivagem do S.

14 Correspondência sintática, e substituição de vocábulo no lugar de sujeito:
Leo comeu o peixinho. Dormíamos comeu o peixinho. (?) A gramática portuguesa comeu o peixinho. (?)

15 Mesmos vocábulos, mas sem correspondência sintática:
Maria adora Geraldo. (Maria é S. Geraldo é OD) Geraldo adora Maria. (Geraldo é S. Maria é OD) Geraldo adora essa sonata de Mozart. Essa sonata de Mozart adora Geraldo. (?)

16 As relações dependem de:
a) Geraldo estragou um saxofone. S OD b) Um saxofone foi estragado por Geraldo. S Ag.Pass. Geraldo tem um saxofone. Um saxofone é tido por Geraldo. (?) Toda frase na voz passiva tem uma voz ativa correspondente. Mas nem toda ativa tem uma passiva correspondente. As relações dependem de: estrutura + propriedades dos vocábulos.


Carregar ppt "Sintaxe da Frase Topicalização e outros deslocamentos Retomada de elementos PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. Cap. 7: Sistemas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google