A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A cognição no campo dos sentimentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A cognição no campo dos sentimentos."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A cognição no campo dos sentimentos.

2 PILARES DE SUSTENTAÇÃO Autoconsciência. Capacidade de perceber as causas de nossas emoções. Autocontrole. Busca do controle das emoções. Automotivação. Direcionamento das emoções para uma meta. Empatia. Capacidade de perceber os sentimentos dos outros. Sociabilidade. Capacidade de relacionamento.

3 EVOLUÇÃO DO CÉREBRO TRONCO CEREBRAL Centros emocionais Neocórtex: emoções, memória, aprendizagem e, linguagem. AMÍGDALA CORTICAL Depósito da memória emocional. Gatilho neural e Sentinela emocional– provoca uma varredura emocional comparando a situação presente com experiências passadas. Alarmes neurais anacrônicos – em geral têm imprecisão na interpretação do fatos em função de traumas.

4 ADMINISTRAÇÃO DAS EMOÇÕES LOBOS E CÓRTEX PRÉ-FRONTAIS Senso crítico. Julgamento. Respostas rápidas. Define a melhor ação a ser tomada. É PRECISO HARMONIZAR EMOÇÃO E PENSAMENTO, BUSCANDO EQUILÍBRIO ENTRE O EMOCIONAL E O RACIONAL.

5 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA MENINOS Menor estimulação emocional. Competição. Independência. Menor expressão emocional. MENINAS Maior estimulação emocional. Cooperação. Rede emocional. Maior expressão emocional. No geral as mulheres são mais assertivas que os homens.

6 Discutir a relação – expressão utilizada por Goleman para exemplificar a aplicação da Inteligência Emocional. Criticar a ação: Saber ouvir. Acalmar a si e ao outro. Criar empatia. Ter controle dos impulsos. Monitorar pensamentos negativos. Criticar a pessoa: Gera desprezo e repugnância. Pode gerar xingamentos e brigas. NÃO RESOLVE O CONFLITO ! É preciso criticar a ação e não a pessoa.

7 CONCEITO DE INUNDAÇÃO O conceito de inundação consiste no rompimento dos relacionamentos, onde uma das partes se fecha abdicando da interatividade, enquanto que a outra parte, ao perceber o isolamento, passa a lançar mais críticas a pessoa. Assim, o relacionamento fica saturado e chega ao limite, como algo que transborda. EXEMPLO: divórcio.

8 DEFICIÊNCIAS EMOCIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO Decréscimo de produtividade. Aumento das perdas de prazo. Erros e acidentes. Êxodo de funcionários. PROCESSO DECISÓRIO: quando se está emocionalmente abalado, as decisões não têm clareza. CENÁRIO: quando muda o cenário das organizações, muda o cenário emocional. TUDO DEPENDE DA CULTURA ORGANIZACIONAL E DO EFEITO CASCATA.

9 APTIDÕES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO Poder externar reclamações em forma de críticas construtivas (feedback). Criar uma atmosfera positiva. Trabalho em equipe eficaz. CRITICAR COM HABILIDADE

10 Q.I. DE GRUPO Soma total de talentos e aptidões de um grupo. Quanto maior a harmonia entre os membros, mais alto o Q.I. Fundamental para as redes de trabalho.


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A cognição no campo dos sentimentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google