A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância da comunicação na enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância da comunicação na enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 A importância da comunicação na enfermagem

2 ENFERMAGEM 4º SEMESTRE MÓDULO DESEMIOTÉCNICA PRFª LAÍSA SCHUH ACADÊMICOS: ANA PAULA DAMASCENO DAIANE ORIVES FLAVIA BARRETO JEFERSON HORBACH Cachoeira do sul-RS 2015

3 INTRODUÇÃO “A comunicação constitui-se num elemento de suma importância no processo de liderar do enfermeiro e a maneira como se dá a transmissão de mensagens interferirá no resultado desejado” Balsanelli (2006)

4 A comunicação e o ser Humano
Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare e significa “por em comum” (Bittes Junior e Matheus, 1996). “O mundo social e humano, não existiria como tal, se não fosse um mundo de comunicabilidade, fora do qual é impossível dar- se o conhecimento humano. A intercomunicação é a característica primordial deste mundo cultural e histórico”. FREIRE (1988, p. 65)

5 A comunicação e a Enfermagem
Na área da saúde é fundamental saber com(VIVER) com o ser humano. “A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio” (REBECCA BEBB, 2003). Relações humana

6 A Comunicação enfermeiro-paciente
O processo de interação com o cliente se caracteriza não só por uma relação de poder em que este é submetido aos cuidados do enfermeiro, mas, também por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre ambos.

7 Comunicação X Humanização
Reconhece a presença do outro È troca- Doação-Preocupação Carinho Respeito Motivação “As ações muitas vezes falam mais que as palavras.” Potter,1999

8 “Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença.” Osler

9 Comunicação no gerenciamento em Enfermagem
Podemos dizer que a comunicação está no núcleo da liderança; Segundo Maitland (1995, p.14) : “um bom líder é aquele que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Desta maneira podemos observar que o sucesso de uma equipe se faz com boa liderança e comunicação.

10 Comunicação e o trabalho em equipe de enfermagem
A comunicação deve acontecer constantemente a fim de reger as atividades gerenciais proporcionando informação, motivação e satisfação nos cargos com eficiência e eficácia. A passagem de plantão é o momento crucial para a realização de uma troca de informações eficiente relativa a todo o ambiente de trabalho .Durante a passagem de plantão são passadas informações referentes a todo um serviço prestado, assim como são diagnosticadas intervenções necessárias e medidas que auxiliem no tratamento.

11 Conclusão Para desenvolver uma boa comunicação nas relações de trabalho é preciso conhecer a si mesmo, ser sensível às necessidades dos outros, crer na capacidade de relato das pessoas, reconhecer sinais de ansiedade em si mesmo e no outro, observar o não verbal próprio e do outro, usar as palavras cuidadosamente, reconhecer as diferenças... e tratar os outros com o mesmo carinho e respeito que gostaria que fossem dispensados a você (Silva, 1996: p. 120).

12 Obrigado Pela Atenção!

13 Referências


Carregar ppt "A importância da comunicação na enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google