A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 1."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 1

2 O QUE É A IGREJA ?

3 O QUE É A IGREJA ? É A COMUNIDADE DOS SALVOS POR CRISTO UNIVERSAL
LOCAL

4 PARA QUE ESTUDAR A HISTÓRIA DA IGREJA ?

5 PARA QUE ESTUDAR A HISTÓRIA DA IGREJA ?
AUXILIA NA COMPREENSÃO DO TEMPO PRESENTE É UM GUIA PARA NOSSAS AÇÕES NOS INCENTIVA A IR ADIANTE, É UMA FORÇA MOTIVADORA, NOS TRAZENDO ESPERANÇA NOS AJUDA A VER A AÇÃO E A OBRA DE DEUS ATRAVÉS DA DOS SÉCULOS

6 O INÍCIO DA I G R E J A

7 “MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO, E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM, COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA, E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA” (ATOS 1:8)

8 ? ONDE E COMO COMEÇOU ? NO NASCIMENTO DE CRISTO (GAL. 4:4)
NO RECONHECIMENTO DE JESUS COMO FILHO DE DEUS PELOS APÓSTOLOS (MAT.16:18; 18:17) NO DIA DE PENTECOSTES (AT.2:5-11) ?

9 JERUSALÉM COMO FOI O INÍCIO ?
JUDEUS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO MEDITERRÂNEO ESTAVAM PRESENTES EM JERUSALÉM PARA VER A FESTA DO PENTECOSTES (ATOS 2:5-11). A MANIFESTAÇÃO SOBRENATURAL DO PODER DIVINO NO FALAR EM LÍNGUAS E A VINDA DO ESPÍRITO SANTO LEVARAM OS JUDEUS PRESENTES A DECLARAREM AS MARAVILHAS DAS OBRAS DE DEUS EM SUAS PRÓPRIAS LÍNGUAS (ATOS 2:11).

10 COMO FOI O INÍCIO ? PEDRO APROVEITOU A OPORTUNIDADE PARA PROFERIR O PRIMEIRO SERMÃO E PROCLAMAR A CRISTO E A GRAÇA SALVADORA. POR FIM, TRÊS MIL PESSOAS ACEITARAM A SUA PALAVRA E FORAM BATIZADOS (ATOS 2:41). FOI DESTA MANEIRA (?) QUE A IGREJA, O CORPO DO CRISTO, COMEÇOU EXISTIR.

11 COMO FOI O INÍCIO ? O CRESCIMENTO FOI RÁPIDO.
OUTROS ERAM ACRESCIDOS DIARIAMENTE AO NÚMERO DOS TRÊS MIL, ATÉ CHEGAREM LOGO A CINCO MIL (ATOS 4:4). HÁ MENÇÃO DE MULTIDÕES SE INTEGRANDO À IGREJA (ATOS 5:14). MUITOS ERAM JUDEUS HELENISTAS DA DISPERSÃO, QUE ESTAVAM EM JERUSALÉM PARA CELEBRAR A PÁSCOA JUDÁICA (ATOS 6:1).

12 COMO FOI O INÍCIO ? MUITOS SACERDOTES SÃO MENCIONADOS COMO ESTANDO ENTRE OS MEMBROS DA IGREJA PRIMITIVA EM JERUSALÉM (ATOS 6:7). TALVEZ ALGUNS DELES TIVESSEM VISTO A ABERTURA DO GRANDE VÉU DO TEMPLO, LOGO DEPOIS DA MORTE DE CRISTO, E ISSO, JUNTO COM A PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS, SE COMPROMETERAM COM CRISTO. ESTE CRESCIMENTO TÃO RÁPIDO CHAMOU A ATENÇÃO E PROVOCOU OPOSIÇÃO POR PARTE DOS JUDEUS.

13 COMO FOI O INÍCIO ? OS PRIMEIROS CRISTÃOS NÃO CRIAM QUE PERTENCESSEM A UMA NOVA RELIGIÃO, MAS SIM QUE A ERA MESSIÂNICA HAVIA CHEGADO (ATOS 3:12- 26; 28:17-20). ERAM PERSEGUIDOS PELOS JUDEUS, NÃO PORQUE SE OPUNHAM AO JUDAÍSMO, MAS PORQUE CRIAM, E PREGAVAM, QUE EM JESUS HAVIAM SE CUMPRIDO AS PROMESSAS FEITAS A ISRAEL. OS LÍDERES JUDEUS VIAM NO CRISTIANISMO UMA HERESIA A COMBATER (JOÃO 16:1-3).

14 COMO FOI O INÍCIO ? MUITOS JUDEUS CRIAM QUE A RAZÃO PELA QUAL HAVIAM PERDIDO SUA ANTIGA INDEPENDÊNCIA,E HAVIAM SIDO REDUZIDOS AO PAPEL DE SÚDITOS DO IMPÉRIO, ERA QUE O POVO NÃO HAVIA SIDO SUFICIENTEMENTE FIEL À FÉ DE SEUS ANTEPASSADOS. O SENTIMENTO NACIONALISTA E PATRIÓTICO SE INTENSIFICAVA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE QUE ESSES NOVOS “HEREGES” PUDESSEM UMA VEZ MAIS PROVOCAR A IRA DE DEUS SOBRE ISRAEL.

15 COMO FOI O INÍCIO ? INICIALMENTE, A IGREJA ERA FORMADA APENAS POR JUDEUS (ISRAELITAS), QUE MANTINHAM UMA ESTREITA LIGAÇÃO COM A LEI E O TEMPLO. POR ESSA RAZÃO, OS CRISTÃOS DA IGREJA DE JERUSALÉM CONTINUAVAM GUARDANDO O SÁBADO E ASSISTINDO O CULTO NO TEMPLO. MAS COMO O PRIMEIRO DIA DA SEMANA ERA O DIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR, ELES SE REUNIAM NESSE DIA PARA ‘PARTIR O PÃO’ EM COMEMORAÇÃO A ESSA RESSURREIÇÃO.

16 COMO FOI O INÍCIO ? O FOCO DAQUELES ENCONTROS DE COMUNHÃO NÃO SE CENTRALIZAVAM SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR, MAS SOBRE SUA RESSURREIÇÃO E SOBRE O FATO DE QUE ELE HAVIA INAUGURADO UM NOVO TEMPO. FOI SÓ SÉCULOS MAIS TARDE QUE O CULTO COMEÇOU A CENTRALIZAR SUA ATENÇÃO SOBRE A CRUCIFICAÇÃO, E NÃO SOBRE A RESSURREIÇÃO. NAQUELA IGREJA PRIMITIVA O PARTIR DO PÃO ERA CELEBRADO COM ‘ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO’ (ATOS 2:46).

17 COMO FOI O INÍCIO ? NA IGREJA PRIMITIVA, OS DIRIGENTES ERAM OS DOZE APÓSTOLOS, EMBORA TUDO PAREÇA INDICAR QUE PEDRO E JOÃO ERAM OS PRINCIPAIS (GÁL 2:9). ALÉM DOS DOZE, ENTRETANTO, TIAGO, IRMÃO DO SENHOR, GOZAVA TAMBÉM DE GRANDE AUTORIDADE.

18 COMO FOI O INÍCIO ? PODEMOS VER NOS DISCURSOS DE PEDRO TRÊS GRANDES DOUTRINAS QUE SE DESTACAM: A PRIMEIRA, E A MAIOR, ERA O CARÁTER MESSIÂNICO DE JESUS; OUTRA DOUTRINA ESSENCIAL ERA A RESSURREIÇÃO DE JESUS; A TERCEIRA ERA A SEGUNDA VINDA DE JESUS.

19 COMO FOI O INÍCIO ? A “ARMA” DA IGREJA ERA O TESTEMUNHO DE SEUS MEMBROS... À MEDIDA QUE O NÚMERO SE MULTIPLICAVA, AUMENTAVA OS TESTEMUNHOS, POIS CADA MEMBRO FALAVA COMO UM MENSAGEIRO DE CRISTO, SEM HAVER DISTINÇÃO ENTRE CLÉRIGOS E LEIGOS. AO PRINCÍPIO DESTE GRANDIOSO ESFORÇO, ESSE PUNHADO DE GENTE SIMPLES NECESSITAVA DE AJUDA SOBRENATURAL, POIS SE PROPUNHAM, SEM ARMAS NEM PRESTÍGIO SOCIAL, A TRANSFORMAR UMA NAÇÃO... ESSA AJUDA APARECEU NA FORMA DE GRANDES MILAGRES.

20 COMO FOI O INÍCIO ? O AMOR DE CRISTO DESSA GENTE FAZIA COM QUE TAMBÉM MOSTRASSEM UM AMOR PARA COM SEUS CONDISCÍPULOS, UMA UNIDADE DE ESPÍRITO, UM GOZO NA COMUNHÃO E, ESPECIALMENTE, UM INTERESSE ABNEGADO NOS MEMBROS NECESSITADOS DA IGREJA. LEMOS ACERCA DE UMA ENTREGA DE PROPRIEDADES POR PARTE DOS DISCÍPULOS MAIS RICOS. ESSA ENTREGA ERA INTEIRAMENTE VOLUNTÁRIA, NÃO DEBAIXO DE COAÇÃO OU “PROMESAS”.

21 COMO FOI O INÍCIO ? ESSA PRÁTICA SURGIU COM A EXPECTATIVA DO PRONTO REGRESSO DE CRISTO. ESSE EXPERIMENTO FINANCEIRO FOI UM FRACASSO E FOI ABANDONADO RAPIDAMENTE. DEIXOU A IGREJA DE JERUSALÉM TÃO POBRE, QUE PELO ESPAÇO DE UMA GERAÇÃO SE REUNIRAM COLETAS NO ESTRANGEIRO PARA SUA SUBSISTÊNCIA.

22 COMO FOI O INÍCIO ? APÓS A MORTE DE ESTEVÃO, UMA GRANDE PERSEGUIÇÃO DESABOU SOBRE A IGREJA POR PARTE DOS JUDEUS, QUE CONSIDERAVAM O CRISTIANISMO UMA HERESIA A COMBATER (ATOS 8:1-5). MAIS TARDE, A PERSEGUIÇÃO ATINGIU TAMBÉM OS PRÓPRIOS APÓSTOLOS (ATOS 12:1-3). OS CRISTÃOS DISPERSOS LEVAVAM O EVANGELHO, COMEÇANDO A SE FORMAR IGREJAS FORA DA JUDÉIA.

23 COMO FOI O INÍCIO ? A PARTIR DO CAPÍTULO 9, O LIVRO DE ATOS COMEÇA A FALAR DO MINISTÉRIO DE PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS. A IGREJA FORA DE JERUSALÉM VAI SE TORNANDO O CENTRO DA NARRATIVA. EM JERUSALÉM, APÓS ALGUNS PROBLEMAS, A IGREJA ACEITOU OS GENTIOS COMO IRMÃOS (“CONCÍLIO DE JERUSALÉM”, ATOS 15:1-31), CHEGANDO ATÉ A RECEBER SUA AJUDA MATERIAL (ROMANOS 15:26-27).

24 IRMÃOS QUE PAGARAM COM A VIDA SEU COMPROMISSO COM CRISTO
COMO FOI O INÍCIO ? MÁRTIRES: IRMÃOS QUE PAGARAM COM A VIDA SEU COMPROMISSO COM CRISTO

25 COMO FOI O INÍCIO ? · ESTEVÃO (APEDREJADO, JERUSALÉM, 34 DC).
· TIAGO, O APÓSTOLO (ESPADA, JERUSALÉM, 44 DC). · FILIPE, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, FRIGIA, 54 DC). · MATEUS (LANÇA, ETIÓPIA, 60 DC). · TIAGO, IRMÃO DE JESUS (APEDREJADO, JERUSALÉM). · MATIAS (APEDREJADO E DECAPITADO, JERUSALÉM). · ANDRÉ (CRUCIFICADO, ÁSIA). · MARCOS (FEITO EM PEDAÇOS, ALEXANDRIA).

26 COMO FOI O INÍCIO ? · PEDRO (CRUCIFICADO, ROMA).
· PAULO (DECAPITADO, ROMA). · JUDAS, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, ÁSIA, 72 DC). · BARTOLOMEU (CRUCIFICADO, ÍNDIA). · TOMÉ (LANÇA, ÍNDIA). · LUCAS (ENFORCADO, GRÉCIA). · SIMÃO, O ZELOTE (CRUCIFICADO, ÁFRICA, 74 DC). · BARNABÉ (73 DC). ... E MUITOS OUTROS ! ATÉ HOJE !

27 O SER HUMANO PODE ESTAR DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE JULGA SER VERDADE, MAS NINGUÉM ESTÁ DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE SABE QUE É MENTIRA.

28 Porque a nossa leve e momentânea tribulação
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos... Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2Coríntios 4:8-9 e 17-18).

29 PARA CASA: ATOS 1-7

30 A HISTÓRIA DA IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO
DESTAQUES

31 O QUE ACONTECEU NO PRIMEIRO SÉCULO?
OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPILADOS. O CRISTIANISMO SE ESPALHA. O INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES.

32 DETALHANDO UM POUCO MAIS…
OS ENSINOS DE JESUS SÃO COLETADOS E PRESERVADOS. OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPLETADOS. UMA NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES SUCEDE AOS APÓSTOLOS. APESAR DISSO, A EXPECTATIVA DE QUE O SENHOR VOLTARÁ A QUALQUER MOMENTO CONTINUA EM ALTA. “O FIM ESTÁ PERTO”. O EVANGELHO É LEVADO À UMA GRANDE PARTE DO MUNDO CONHECIDO DO IMPÉRIO ROMANO; E ATÉ PARA REGIÕES ALÉM DESTE.

33 IGREJAS LOCAIS COMEÇAM NAS SINAGOGAS JUDAICAS EM TODAS AS PARTES DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO É VISTO, EM PRINCÍPIO, COMO PARTE DO JUDAÍSMO. A IGREJA PASSA POR UMA FORTE CRISE PARA ENTENDER-SE A SI MESMA COMO UMA FÉ UNIVERSAL, E EM COMO RELACIONAR-SE COM AS SUAS RAÍZES JUDAICAS. O CRISTIANISMO COMEÇA A SE DISTANCIAR DO JUDAICO. UMA TRANSIÇÃO-CHAVE TOMA LUGAR QUANDO DA REVOLTA DOS JUDEUS CONTRA A AUTORIDADE ROMANA. NO ANO 70 OS CRISTÃOS NÃO TOMAM PARTE NA REVOLTA E SE MUDAM PARA PELLA, NA JORDÂNIA.

34 NO ANO 90 OS JUDEUS, REUNIDOS EM JAMNIA, CONFIRMAM O CÂNON DAS ESCRITURAS HEBRAICAS. OS MESMOS LIVROS SÃO RECONHECIDOS COMO AUTORITATIVOS PELOS CRISTÃOS. PERSEGUIÇÕES TESTAM A IGREJA. O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO, EM SUA OBRA ANTIGUIDADES, IDA AO PÚBLICO MAIS TARDE NESSE SÉCULO, PARECE EXPRESSAR SURPRESA PELO FATO DE OS CRISTÃOS AINDA ESTAREM EXISTINDO.

35 PRINCIPAIS PERSEGUIÇÕES INCLUEM NERO EM ROMA, QUE ACUSA OS CRISTÃOS PELO INCÊNDIO DEVASTADOR QUE ASSOLOU A CIDADE NO ANO 64. ELE USA CRISTÃOS COMO TOCHAS HUMANAS PARA ILUMINAR OS SEUS JARDINS. O IMPERADOR DOMICIANO ORDENA SER CULTUADO COMO "SENHOR E DEUS". O LIVRO DE APOCALIPSE É ESCRITO DURANTE O REINADO DELE, E PROCLAMA A CRISTO COMO O ÚNICO DIGNO DO NOSSO CULTO.

36 CONTEXTO EXISTENTE PARA AS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS...

37 CONTEXTO POLÍTICO... NO IMPÉRIO ROMANO AS RELIGIÕES APENAS ERAM TOLERADAS QUANDO CONTRIBUÍAM PARA A ESTABILIDADE DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO EXIGIA SUPREMA LEALDADE MORAL E ESPIRITUAL A CRISTO, COLOCANDO CÉSAR EM SEGUNDO PLANO. OS CRISTÃOS SE RECUSAVAM A OFERECER INCENSO NOS ALTARES DEVOTADOS AO IMPERADOR. AOS OLHOS DOS ROMANOS OS CRISTÃOS ERAM DESLEAIS.

38 CONTEXTO RELIGIOSO... OS ROMANOS NÃO SE OPUNHAM A ADORAR NOVOS DEUSES, DESDE QUE SE SUBORDINASSEM À PRIMAZIA DA RELIGIÃO DO ESTADO. A ADORAÇÃO DOS ROMANOS ERA MECÂNICA E EXTERNA. OS CRISTÃOS NÃO ADORAVAM AS VÁRIAS DIVINDADES, NÃO TINHAM ÍDOLOS E SEU CULTO ERA ESPIRITUAL E INTERNO E, POR CAUSA DISSO, ERAM VISTOS COMO ATEUS.

39 CONTEXTO SOCIAL... O EVANGELHO AVANÇAVA PRINCIPALMENTE ENTRE OS POBRES, PREGANDO A IGUALDADE DE TODOS OS HOMENS EM CRISTO (COLOSSENSES 3:9-11). ISSO TRAZIA DESPREZO E MEDO POR PARTE DOS LÍDERES DA ARISTOCRACIA. OS CRISTÃOS NÃO PARTICIPAVAM DOS FREQÜENTES AJUNTAMENTOS PAGÃOS NOS TEMPLOS, TEATROS E LUGARES DE RECREAÇÃO. SEU INCONFORMISMO COM OS PADRÕES SOCIAIS VIGENTES LHES TROUXE GRANDE ANTIPATIA, LEVANDO OS PAGÃOS A CHAMÁ-LOS DE INIMIGOS DA RAÇA HUMANA. O SIGILO DOS CULTOS CRISTÃOS SUSCITOU UMA SÉRIE DE BOATOS (INCESTO, CANIBALISMO, PRÁTICAS DESUMANAS, ETC).

40 CONTEXTO ECONÔMICO... POR TRÁS DAS VÁRIAS RELIGIÕES PAGÃS, OPERAVA UMA LUCRATIVA MÁQUINA ECONÔMICA. ESSA MÁQUINA, IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DO IMPÉRIO, ESTAVA SENDO SERIAMENTE AMEAÇADA PELOS CRISTÃOS (ATOS 19:24-27).

41 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO
A PRIMEIRA DAS PERSEGUIÇÕES GENERALIZADAS DE ROMA CONTRA A IGREJA FOI QUANDO NERO ERA O IMPERADOR. NERO SE DEIXOU LEVAR POR SEUS SONHOS DE GRANDEZA E PODER, LEVANDO O POVO A ESPERAR PELO PIOR. NA NOITE DE 18 DE JULHO DE 64 DC, UM GRANDE INCÊNDIO COMEÇOU EM ROMA. O POVO SUSPEITOU QUE O PRÓPRIO IMPERADOR ERA O RESPONSÁVEL.

42 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO
NERO COLOCOU A CULPA NOS CRISTÃOS E ESTES FORAM ALVOS DE INTENSA CRUELDADE. APÓS UM PERÍODO DE INTENSA PERTURBAÇÃO SOCIAL NO IMPÉRIO COM A MORTE DE NERO, COUBE AO IMPERADOR DOMICIANO, QUE SUBIU AO PODER EM 81 DC, A FAMA DE TORNAR A PERSEGUIR OS CRISTÃOS.

43 OS PRIMEIROS ATAQUES À IGREJA NÃO VIERAM POR PARTE DOS ROMANOS, MAS DOS JUDEUS, CRENDO QUE, ASSIM FAZENDO, ESTARIAM SERVINDO A DEUS (JOÃO 16:1-3). MAIS TARDE, QUANDO O CRISTIANISMO TORNOU-SE A RELIGIÃO DOMINANTE, A SITUAÇÃO SE INVERTEU. MOTIVADOS PELAS HISTÓRIAS DE PERSEGUIÇÕES, MUITOS DESENVOLVERAM UM SENTIMENTO ANTI- JUDAICO, LEVANDO A MATANÇAS DE IGUAL CRUELDADE.

44 ANO 100 DC: DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO
PERCENTAGEM DE CRISTÃOS: 0.6% RAÇAS NA IGREJA: OUTRAS: 70%; BRANCA: 30%; EVANGELIZAÇÃO: 28% DO MUNDO ESCRITURAS: 6 IDIOMAS TOTAL DE MÁRTIRES DESDE 33 DC: (1.2% DO TODOS OS CRISTÃOS; 370 POR ANO)

45 PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DO PRIMEIRO SÉCULO
ANO 64 INCÊNDIO DE ROMA O IMPERADOR NERO ACUSA OS CRISTÃOS E INTENSIFICA AS PERSEGUIÇÕES ANO 70 TITO DESTROI JERUSALÉM E O TEMPLO. AUMENTA A SEPARAÇÃO ENTRE O CRISTIANISMO E O JUDAISMO

46 PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DO PRIMEIRO SÉCULO
COM A MESMA INTENSIDADE QUE OS APÓSTOLOS OBEDECIAM À GRANDE COMISSÃO, AS PERSEGUIÇÕES ACONTECIAM. OS APÓSTOLOS E PRIMEIROS CRISTÃOS FORAM SENDO APEDREJADOS, DECAPITADOS, CRUCIFICADOS, QUEIMADOS E MORTOS À ESPADA (AT 8.1-4; HB ). À MEDIDA QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS IAM SAINDO DO CENÁRIO, OUTROS FORAM LEVANTADOS POR DEUS COM O MESMO ZELO E AUTORIDADE, A FIM DE DAREM CONTINUIDADE À EXPANSÃO DO EVANGELHO.

47 PARA CASA: ATOS 8,9 E 15


Carregar ppt "HISTÓRIA DA IGREJA PARTE 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google