A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações de Gênero e Sexualidades na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações de Gênero e Sexualidades na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Professor Vinícius de Carvalho

2 O mundo dividido em dois?
Qual a nossa percepção da atividade ligando os pontos e a relação com o vídeo “Acorda, Raimundo, acorda!”? Binarismo de gênero MASCULINO e FEMININO; O que há de errado? Ao que estamos acostumados? Como a escola contribui para reforçar este binarismo de gênero? E a Educação Física?

3

4

5

6 “É, então, no âmbito da cultura e da história que se definem as identidades sociais (todas elas e não apenas as identidades sexuais e de gênero, mas também as identidades de raça, de nacionalidade, de classe etc). Essas múltiplas e distintas identidades constituem os sujeitos, na medida em que esses são interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. Reconhecer-se numa identidade supõe, pois, responder afirmativamente a uma interpelação e estabelecer um sentido de pertencimento a um grupo social de referência Nada há de simples ou de estável nisso tudo, pois essas múltiplas identidades podem cobrar, ao mesmo tempo, lealdades distintas divergentes ou até contraditórias. Somos sujeitos de muitas identidades. Essas múltiplas identidades podem ser, também, provisoriamente atraentes e depois nos parecerem descartáveis; elas podem ser, então rejeitadas e abandonadas. Somos sujeitos de identidades transitórias e contingentes. Portanto, as identidades sexuais e de gênero (como todas as identidades sociais) têm o caráter fragmentado, instável, histórico e plural, afirmado pelos teóricos e teóricas culturais.”(LOURO,2000, p.09)

7 Pensemos... O que é normal? Corpo normal / sexo normal / roupa normal / cabelo normal / desejo normal ... Cultural x natural Hegemônico – normatizador – padrão - imposto; SEMPRE ACEITAR? Dispositivos de controle.

8 Realidades escolares – Atividade + Documentário “The Secret Project”

9 A sexualidade e o gênero na escola:
Pressupostos sobre a conformação das famílias; Papéis e comportamentos de homens e mulheres; Textos dos manuais e práticas pedagógicas; Inscrições e pichações nos banheiros e carteiras; Olhares curiosos e insinuantes; Bilhetes apaixonados e recadinhos maliciosos; Brincadeiras, piadas e apelidos estigmatizadores. Meninos “delicados” x garotas “atiradas”. (GDE, 2009)

10

11 “Mesmo que existam regras, que se tracem planos e sejam criadas estratégias e técnicas, haverá aqueles e aquelas que rompem as regras e transgridem os arranjos. A imprevisibilidade é inerente ao percurso.” (LOURO, 2013, p.16)

12 Ideologia de Gênero? Não está presente nas Teorias de Gênero;
Confusão = ideais religiosos = propagação de uma AMEAÇA eminente às crianças; Família ou FAMÍLIAS? Tradicional x Realidade; A cultura no “TODO BIOLÓGICO” da criança (problemático); Gênero – mulheres – dominância – feminismo;

13 Ideologia de Gênero? Gênero sexo. Como ser?
Biologia – Sociedade – Cultura; Enfrentamento de instituições = problema; Identidade de gênero? 2006 (MEC, SECAD, INEP): Erradicação de TODAS as formas de preconceito na Instituição Escolar. (FURLAN, 2011)

14

15 Dominante x Dominado Os discursos hegemônicos e suas consequências;
Aluno não como sujeito, mas como objeto; Gênero e esporte, gênero e mídia, gênero e saúde, gênero e estética ... A Educação Física como forma de desconstrução de hegemonias corporais / estéticas / sexuais / de gênero ... Situar-se no “meio da balança”. (NEIRA; NUNES. 2009)

16 O masculino e o feminino
A superioridade masculina em jogo; Homem feminino e mulher masculina, é possível? A diversidade e as diferenças existentes na sala de aula; As possibilidades de vivências na Educação Física e a desconstrução de preconceitos; Tolerância? (ideal de superioridade)

17

18

19

20 Mergulhando um pouco mais...

21

22

23 Quanto de masculino e quanto de feminino há em você?

24 Sugestões de filmes: Billy Elliot (Inglaterra, 2000);
Desejo Proibido (EUA, 2000); Kinsey – Vamos falar de sexo (EUA, 2004); Medo de quê? (Brasil, 2005); Meninos não choram (EUA, 1999); Minha vida em cor-de-rosa (Bélgica, 1971); Sexo sem vergonha (Brasil, 1991); Transamérica (EUA, 2005); Vera (Brasil, 1987); X-salada e Pão com Ovo (Brasil, 2005); XXY (Argentina, 2007); Mulan (EUA, 1998); O espanta tubarões (EUA, 2004).

25 Gratidão. Professor Vinícius de Carvalho Contato:


Carregar ppt "Relações de Gênero e Sexualidades na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google