A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
Agrupamento de Escolas de Alcanena Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Professor: Augusto Salvador

2 Conceitos introdutórios
Informação e Informática Áreas de aplicação das TIC Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático Os dispositivos de entrada e saída mais comuns Decisões fundamentais na aquisição e/ou remodelação de material informático Os programas informáticos

3 INFORMÁTICA A informática pode ser definida como a ciência do tratamento lógico e automático da informação. Ou seja diz respeito à concepção, estudo, construção e utilização de meios e procedimentos que concorrem para o tratamento automático da informação A palavra informática aparece da ligação da palavra INFORmação e autoMÁTICA.

4 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Têm como principal objectivo o tratamento, armazenamento e disponibilização de informação, através de meios electrónicos,isto é, utilizando computadores ou sistemas informáticos

5 DADOS E INFORMAÇÃO DADOS : INFORMAÇÃO
É a representação, sob qualquer forma, de um objecto, acontecimento ou acção, ou de qualquer propriedade de um destes, em condições de ser sujeito a um tratamento de que possa resultar uma informação INFORMAÇÃO Conjunto de resultados que são obtidos após um processamento. PROCESSAMENTO OU TRATAMENTO DE DADOS Conjunto de operações lógicas e aritméticas que são aplicadas de forma automática sobre o conjunto de dados.

6 Informação digital e dados
Na Web, toda a informação, quer seja texto, sons ou imagens, encontra-se em formato digital ESTGAD 1999 / 2000

7 COMO É ORGANIZADA A INFORMAÇÃO
Código binário A informação contida numa variável física de dois estados dá-se o nome de bit, abreviatura de Binary Digit, e que é para o computador a unidade elementar de informação. 1 Byte = 8 bit’s

8 UNIDADES DE MEDIDA DE INFORMAÇÃO OU MEMÓRIA
1 Byte conjunto de 8 bits (permite representar um caracter) 1 KiloByte (KB) Bytes 1 MegaByte (MB) KBytes 1 GigaByte (GB) MBytes 1 TeraByte (TB) GBytes

9 COMPUTADOR Conjunto de vários equipamentos e componentes que, funcionando em conjunto, permitem a obtenção, de forma automática, de um determinado resultado. Esse conjunto de equipamentos e componentes funciona com base em ordens escritas e codificadas que permitem a comunicação entre a pessoa e o computador.

10 Áreas de aplicação das TIC – Controlo e automação
As Tecnologias de Controlo e Automação caracterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais. A Robótica e o CAD/CAM são dois dos principais domínios de intervenção desta área.

11 TELEMÁTICA A telemática conjuga os meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância ou telecomunicações (linhas telefónicas, satélites, etc.). A própria palavra “telemática” resulta da conjugação das palavras “telecomunicações” e “informática”. A telemática, actualmente, é uma área das TIC em franco desenvolvimento e com grandes potencialidades e perspectivas.

12 ROBÓTICA Sistemas electromecânicos (robots) em que intervêm meios e processos informáticos. CAD (Computer Assisted Design) – Projecto ou desenho realizado com a utilização de computadores e softwares específicos. CAM (Computer Aided Manufactoring) – Sistemas de fabrico controlados por computador.

13 HARDWARE HARDWARE Conjunto de componentes mecânicos, eléctricos electrónicos que constituem o computador em particular e seus periféricos ou seja todo o material informático em geral. Numa palavra, podemos dizer que o Hardware é a parte física do sistema informático

14 SOFTWARE SOFTWARE É o conjunto de programas que controlam o computador e nos permitem executar tarefas de interesse prático.

15 CPU – Unidade Central de Processamento
Os dados são introduzidos através dos dispositivos de entrada (input) Em seguida são enviados para a unidade central de processamento Os novos dados, depois de processados, são enviados para os periféricos de saída (output). Dispositivos de Saída Entrada CPU – Unidade Central de Processamento Memórias

16 Estrutura do Computador
Um dos elementos fundamentais do computador é a unidade de sistema. É dentro da unidade de sistema que se encontram os componentes fundamentais do computador. Dentro da unidade de sistema está instalada a placa principal também designada por motherboard. A motherboard é a placa onde estão instalados os principais circuitos do computador : o CPU, a ROM, a RAM, a Fonte de Alimentação, as Unidades de disco e as disquetes, o BUS, os Slots de expansão, etc.

17 Estrutura e funcionamento de um sistema informático – CPU
U N I D A D E C E N T R A L D E P R O C E S S A M E N T O Porque é apenas um componente Porque é a unidade fundamental de todo o sistema Porque é aqui que se realiza todo o processamento

18 O CPU deriva da expressão "Central Processing Unit" (unidade central de processamento), executa as instruções contidas nos programas e que controla, directa ou indirectamente, todos os restantes dispositivos de Hardware. A RAM deriva da expressão "Random Access Memory" e designa a parte da Memória Central onde se instala o sistema Operativo, os programas de Aplicação e os dados em processamento. O conteúdo da RAM é volátil.Isto significa que o seu conteúdo é apagado quando se desliga o computador. A ROM deriva de "Read Only Memory". Como a expressão indica, a ROM é uma memória só de Leitura: o seu conteúdo pode ser lido, mas não alterado.

19 ARQUITECTURA FUNCIONAL DE UM PC
Os componentes principais de um computador PC actual, encaixam-se e articulam-se numa placa principal designada motherboard, que possui uma arquitectura funcional que respeita os princípios estabelecidos por Von Neumman em 1951, mantendo-se ainda hoje actual, e pode esquematizar-se da seguinte forma:

20 CPU Esquema de VON NEUMAN Periféricos Periféricos Entrada Saída UC ALU Memória Auxiliar Os dados são introduzidos na CPU, por via dos periféricos de entrada, para serem assimilados pela memória principal que os irá enviar à UC para daí serem distribuídos quer para a ALU quer de retorno a memória principal, que os receberá já com indicações precisas sobre o seu destino, pelos periféricos de saída.

21 CPU (Unidade Central de Processamento) — é constituída por:
Estrutura básica de uma CPU, em ligação à memória principal e aos periféricos, através do bus CPU (Unidade Central de Processamento) — é constituída por: UC (Unidade de controlo) — A sua função é ler, interpretar e executar as instruções do programa em execução. Controla a transferência de dados dos periféricos para a memória e vice‑versa. ALU (Unidade aritmética e lógica) — A sua função consiste em executar as operações aritméticas, lógicas e de comparações realizadas com dados e resultados intermédios, de acordo com as instruções do programa. REGISTO – São componentes capazes de armazenar temporariamente os dados com que a ALU vai efectuar as operações que lhe são indicadas: Aquisição Memória Principal Descodificação Registo UC Periféricos ALU

22 A FONTE DE ALIMENTAÇÃO é o dispositivo instalado na motherboard e cuja função é a de fornecer e controlar o fluxo de energia eléctrica adequada ao funcionamento interno do sistema. O BUS é o canal de comunicação que liga os diferentes componentes instalados na Motherboard e os periféricos. É através do bus que circulam dados, instruções e endereços necessários ao processamento de dados no computador.

23 A CACHE de Ram (Ram Cache) é um dispositivo especial de memória volátil, constituída por circuitos extremamente rápidos e que permitem reduzir ou anular os estados de espera (wait States) provocados pela diferença entre microprocessador e os circuitos mais lentos da Ram.

24 ESTGAD 1999 / 2000 SISTEMA DE COMPUTAÇÃO HARDWARE SOFTWARE
Unidade de Controlo Unidade Aritmética e Lógica Registos ROM CPU Memória Principal Computador Periféricos Memória Auxiliar ou Secundária Periféricos de Entrada Periféricos de Saída Software de Sistema Software de Aplicação Sistemas Operativos Linguagens de Programação Processadores de Texto Folhas de Calculo E.T.C.. RAM ESTGAD 1999 / 2000

25 Estrutura e funcionamento de um sistema informático – Memórias
É na memória que são armazenados os dados para processamento, os dados intermédios, os resultados finais e até mesmo o programa que, num dado momento, está a ser executado, determinando assim o processamento É importante distinguir dois tipos de memórias: a memória principal (central ou primária) e a memória secundária (auxiliar ou de massa)

26 Estrutura e funcionamento de um sistema informático Memórias primárias, principais ou centrais
RAM (Random Access Memory) – É uma memória de leitura e escrita onde o acesso à informação é feito aleatoriamente. É volátil, pois perde toda a informação quando o computador é desligado.

27 ROM (Read Only Memory) é uma memória que apenas pode ser lida.
Estrutura e funcionamento de um sistema informático Memórias primárias, principais ou centrais ROM (Read Only Memory) é uma memória que apenas pode ser lida.

28 Estrutura e funcionamento de um sistema informático Memórias primárias, principais ou centrais
Cache- Utilizada para o armazenamento dos dados mais requisitados pelo processador, evitando, assim, ler ou escrever directamente na memória RAM. A cache interna é uma memória de acesso bastante rápido, que se coloca entre a memória principal (RAM) e o processador. Contudo, a sua capacidade de armazenamento é, normalmente, reduzida.

29 Estrutura e funcionamento de um sistema informático Memórias secundárias, auxiliares ou de massa
Dispositivos de armazenamento mais utilizados Discos rígidos Discos ópticos Disquetes Bandas magnéticas e tapes

30 Estrutura e funcionamento de um sistema informático Memórias secundárias, auxiliares ou de massa
Utilizam-se como um disco mas são compostos por circuitos integrados. São rápidos e muito pequenos. Atualmente existem sob a forma de porta-chaves, caneta e até relógio, e permitem transportar um volume considerável de informação (4 GB, 8 GB, 16 GB, …). Ligam-se à porta USB (Universal Serial Bus) do computador.

31 Periféricos Entrada (Input) Saída (Output) Entrada e Saída (I/O)
Conjunto de componentes de hardware que tem funções de entrada de dados, de saída de informação e de armazenamento. Entrada (Input) Saída (Output) Entrada e Saída (I/O)

32 Periféricos de entrada de Dados
Teclado Rato Joysticks Scanner Leitores de códigos de barras Sistemas de reconhecimento de voz Leitores de CD-ROM Câmara digital

33 Periféricos de Saída de Informação
Monitor Impressora Plotters Data Show ESTGAD 1999 / 2000

34 Periféricos de entrada e saída
Unidade de disquetes Unidades de discos magnéticos Unidades CD-RW Unidades de DVD Modems Fax Adaptadores de Rede

35 Teclado

36 Teclado Diferentes tipos de teclados (com e sem fios)

37 MOUSE – RATO O rato é um aparelho de entrada operando manualmente. Os ratos são geralmente feitos de plástico e comunicam com o computador através de um cabo ( que faz lembrar a cauda dos ratos). No ventre do rato existe uma esfera de borracha que é obrigado a rodar quando fazemos deslizar o rato sobre a superfície. A rotação da esfera é convertida em sinais de informação e transmitida ao processador. O processador recebe essa informação e envia sinais para o monitor, de forma que o cursor no ecrã segue exactamente os movimentos do rato.

38 Monitores(ecrãs) e Placas gráficas
O monitor, que contém o écran , é um dos dispositivos de saída de dados do computador. O écran emite os resultados do processamento, sob a forma de gráficos e texto. Os ecrãs dividem-se em duas categorias: - os monitores de raios catódicos (CRT), como um televisor normal os ecrãs de cristais líquidos (LCD) A placa gráfica têm como função em ligação com o processador e as memórias, tratar a informação e transferi-la para o ecrã.

39 impressoras Tipos: Matriciais ou de agulhas De jacto de tinta laser

40 discos magnéticos O Disco visível na fotografia foi fabricado pela BASF de acordo com a especificação "ibm 2314" a qual foi definida em 1966. Era construído com 11 pratos metálicos solidários num eixo vertical. Cada prato tinha 14" (35,6 cm) de diâmetro e a capacidade total da "panela" ou "pilha", segundo o jargão da época, era de 29,2 MB ( caracter) .

41 IBM 2314, 11 pratos- 29,2 MB - 1966 Evolução dos discos magnéticos
Digital Eqp., 8 pratos MB -1980's Quantum, 2 pratos MB 's IBM 2314, 11 pratos- 29,2 MB

42 Sistema Aplicações Software

43 SOFTWARE DE SISTEMA São designados por software do sistema todos os programas, que se encarregam de fazer a gestão e o controlo do funcionamento dos órgãos físicos do computador (hardware), auxiliando os operadores na execução de tarefas indispensáveis e apoiando a execução dos programas de aplicação. Por sua vez, o software de sistema subdivide-se em dois grandes grupos: Sistemas Operativos Linguagens de Programação

44 SISTEMAS OPERATIVOS O sistema operativo (S.O.) é o conjunto de programas responsáveis pelo controlo e gestão do hardware. Para além disso, funciona também como o elemento de ligação entre o utilizador e o próprio computador, facilitando a comunicação entre ambos

45 SOFTWARE DE APLICAÇÃO Conjunto de todos os programas que se destinam a execução de tarefas de interesse prático e úteis para o dia-a-dia do utilizador, usando o computador como ferramenta de trabalho, como, por exemplo: programas de tratamento de texto para facilitar a escrita, composição e impressão de textos; programas para efectuar a contabilidade e o cálculo de vencimentos de uma empresa; programas de desenho e projecto assistidos por computador (CAD/CAM); programas para jogos e outros elementos de diversão.

46 O disco óptico é vulgarmente denominado CD-ROM (Compact Disk - Read Only Memory).

47 Aquisição de um Sistema Informático: aspectos a ter em atenção

48 VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

49 Vantagens das Tecnologias de Informação:
Rapidez; Fiabilidade; Maior satisfação pessoal, pela libertação de tarefas repetitivas; Possibilidade de trabalhar 24 horas por dia; Maior eficiência, pois executa a milésima tarefa da mesma maneira que a primeira, que se traduz numa maior rentabilidade das empresas; Maior qualidade de produtos e serviços, com toda as vantagens que lhe estão associadas; Maior segurança pessoal, ao nível de transportes e saúde, por exemplo; Novas oportunidades de emprego; a informática é um sector novo e em expansão; Novas diversões e entretimento; Grande capacidade de armazenamento.

50 Desvantagens ou perigos das tecnologias de Informação:
A ameaça de desemprego, exigindo nalguns sectores reconversão profissional eminente; Perda de privacidade, através da possibilidade de divulgação não controladas de dados pessoais; Ameaças resultantes de concentração dos poderes, mais poder financeiro permitirá a determinadas empresas adquirir melhores sistemas informáticos, com ele obter mais e melhor informação, assim conseguir mais dinheiro e por aí a diante.


Carregar ppt "Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google