A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPLANEJAMENTO 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPLANEJAMENTO 2015."— Transcrição da apresentação:

1 REPLANEJAMENTO 2015

2 Objetivo Geral Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento.

3 Objetivos Específicos
Reconhecer a Proposta Pedagógica e o Plano Gestão como documentos essenciais para ciência e orientação das ações dos gestores e professores. Entender o ciclo PDCA como metodologia de gestão dos processos administrativos e pedagógicos. Identificar a etapa do PDCA correspondente à avaliação dos resultados sobre as ações realizadas no 1º semestre para o desenvolvimento das habilidades não apropriadas pelos alunos em anos anteriores. Apresentar as ações de competência do Coordenador e do Diretor para o 2º semestre visando à gestão do processo de recuperação das habilidades sem desconsiderar seu aprofundamento, assegurado pela articulação com conteúdos e habilidades dos anos/ séries correspondentes.

4 Objetivos Específicos
Instrumentalizar-se para a leitura dos indicadores a partir dos resultados das aplicações da 1ª e da 2ª Avaliação de Aprendizagem.  Promover a reflexão sobre a importância da utilização dos dados obtidos pelos resultados da aplicação da AAP como um dos instrumentos de diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem. Orientar quanto à elaboração de ações pontuais para subsidiar as práticas docentes no contexto de cada escola buscando resgatar as habilidades aferidas na AAP que apresentaram índices insatisfatórios.

5 Replanejamento O que é? ação ou efeito de replanejar; ato de planejar novamente. Por quê replanejamos?

6 PLANEJAMENTO 18- 19-20 DE FEVEREIRO
Análise dos indicadores sobre os resultados das avaliações. Normas e Regras. Atividades visando reflexão da equipe. Elaboração dos Planos de Ensino – Planos de Ação para definir metas, estratégias e ações. Projetos. Calendário, etc.

7

8 Realização das ações planejadas

9 1º Semestre 2015 Desenvolvimento das Ações previstas para o alcance das Metas. -Aplicação das Avaliações; -Desenvolvimento do processo de recuperação. - Desenvolvimento do Currículo.

10 Acompanhamento – Avaliação dos resultados
Acompanhamento do desenvolvimento das ações – realização de ajustes e alinhamentos. Levantamento de dados informações sobre o processo e resultados. Análise dos dados, elaboração de indicadores. Verificação dos indicadores frente às metas estabelecidas visando o alcance dos objetivos.

11 Acompanhamento Avaliação dos resultados

12 Agir Levantamento dos pontos positivos e negativos com base na etapa anterior (check). Reflexão e tomada de decisão sobre redirecionamentos. Correção de desvios dos caminhos que visam os objetivos.

13 Agir

14 REPLANEJAR Rever e propor ações. Buscar novas estratégias.
Investir em práticas diferenciadas.

15 (Re) Planejar

16 PDCA

17 PDCA Ferramenta de Gestão que visa melhorar os processos de uma forma contínua. Sequência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. Metodologia de gestão de processos composta por ciclo de etapas contínuas.

18 Atividade 1 Assinale no gráfico as etapas já percorridas e descreva os pontos positivos e os negativos de cada uma delas. Em qual etapa do ciclo PDCA a escola se encontra? O que lhes cabe como Diretor e Coordenador para percorrer esta etapa visando o alcance dos objetivos da escola considerando: Proposta Pedagógica, Plano Gestão e o Currículo do estado de São Paulo?

19 Por que Replanejar?

20 Atividade 2 - Quais os objetivos da escola onde atuo como gestor(a)?
Ler objetivos/expectativas da Proposta Pedagógica da escola. Selecionar dois objetivos/expectativas e desmembrar cada um deles em metas. Apresentar ações da sua função/cargo a serem realizadas no 2º semestre visando o alcance destas metas articulando com Programas ou Projetos da escola. Meta: objetivo quantificável que se almeja alcançar num determinado período de tempo (Houaiss on-line - acesso 3/1/11).

21 Proposta Adequar os temas e atividades apresentadas no dia de hoje à pauta da reunião de Replanejamento em cada escola (Homologia de Processo), considerando as atribuições dos professores e visando instrumentaliza-los no trabalho didático pedagógico para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos previstas em anos/séries.

22 Bibliografia


Carregar ppt "REPLANEJAMENTO 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google