A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento."— Transcrição da apresentação:

1

2  Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento.

3  Reconhecer a Proposta Pedagógica e o Plano Gestão como documentos essenciais para ciência e orientação das ações dos gestores e professores.  Entender o ciclo PDCA como metodologia de gestão dos processos administrativos e pedagógicos.  Identificar a etapa do PDCA correspondente à avaliação dos resultados sobre as ações realizadas no 1º semestre para o desenvolvimento das habilidades não apropriadas pelos alunos em anos anteriores.  Apresentar as ações de competência do Coordenador e do Diretor para o 2º semestre visando à gestão do processo de recuperação das habilidades sem desconsiderar seu aprofundamento, assegurado pela articulação com conteúdos e habilidades dos anos/ séries correspondentes.

4  Instrumentalizar-se para a leitura dos indicadores a partir dos resultados das aplicações da 1ª e da 2ª Avaliação de Aprendizagem.  Promover a reflexão sobre a importância da utilização dos dados obtidos pelos resultados da aplicação da AAP como um dos instrumentos de diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.  Orientar quanto à elaboração de ações pontuais para subsidiar as práticas docentes no contexto de cada escola buscando resgatar as habilidades aferidas na AAP que apresentaram índices insatisfatórios.

5  O que é?  ação ou efeito de replanejar; ato de planejar novamente.  Por quê replanejamos?

6  Análise dos indicadores sobre os resultados das avaliações.  Normas e Regras.  Atividades visando reflexão da equipe.  Elaboração dos Planos de Ensino – Planos de Ação para definir metas, estratégias e ações.  Projetos.  Calendário, etc.

7

8

9  Desenvolvimento das Ações previstas para o alcance das Metas. -Aplicação das Avaliações; -Desenvolvimento do processo de recuperação. - Desenvolvimento do Currículo.

10  Acompanhamento do desenvolvimento das ações – realização de ajustes e alinhamentos.  Levantamento de dados informações sobre o processo e resultados.  Análise dos dados, elaboração de indicadores.  Verificação dos indicadores frente às metas estabelecidas visando o alcance dos objetivos.

11

12  Levantamento dos pontos positivos e negativos com base na etapa anterior (check).  Reflexão e tomada de decisão sobre redirecionamentos.  Correção de desvios dos caminhos que visam os objetivos.

13

14  Rever e propor ações.  Buscar novas estratégias.  Investir em práticas diferenciadas.

15

16

17  Ferramenta de Gestão que visa melhorar os processos de uma forma contínua.  Sequência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo.  Metodologia de gestão de processos composta por ciclo de etapas contínuas.

18  Assinale no gráfico as etapas já percorridas e descreva os pontos positivos e os negativos de cada uma delas.  Em qual etapa do ciclo PDCA a escola se encontra? O que lhes cabe como Diretor e Coordenador para percorrer esta etapa visando o alcance dos objetivos da escola considerando: Proposta Pedagógica, Plano Gestão e o Currículo do estado de São Paulo?

19

20  Ler objetivos/expectativas da Proposta Pedagógica da escola.  Selecionar dois objetivos/expectativas e desmembrar cada um deles em metas.  Apresentar ações da sua função/cargo a serem realizadas no 2º semestre visando o alcance destas metas articulando com Programas ou Projetos da escola.  Meta: objetivo quantificável que se almeja alcançar num determinado período de tempo (Houaiss on-line - acesso 3/1/11).

21  Adequar os temas e atividades apresentadas no dia de hoje à pauta da reunião de Replanejamento em cada escola (Homologia de Processo), considerando as atribuições dos professores e visando instrumentaliza-los no trabalho didático pedagógico para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos previstas em anos/séries.

22  administracao.com/2014/08/ciclo-pdca- conceito-e-aplicacao.html administracao.com/2014/08/ciclo-pdca- conceito-e-aplicacao.html  dca-plan-do-check-action/ dca-plan-do-check-action/  pdca-deming-e-a-melhoria-continua/ pdca-deming-e-a-melhoria-continua/


Carregar ppt " Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google