Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Breve introdução ao estudo da Arte.
2
O que é Arte? Arte é o conjunto de conhecimento e técnicas para se praticar qualquer atividade humana. A arte é um estilo de mostrar o homem e o mundo através dos olhos de um artista.
3
Funções da arte Interpretar o mundo. Provocar emoção e reflexão.
Expressar pensamento e visão. Explicar e refletir a história. Questionar a realidade. Representar crenças e homenagear deuses; idéias; pessoas; entre muitas outras coisas. Fugir da realidade.
4
Expressar sentimentos. Usufruir do prazer estético.
Conhecer o mundo. Expressar sentimentos. Usufruir do prazer estético. Além de causar distração e entretenimento.
5
Tipos de arte
6
Artes Cênicas Entende-se por artes cênicas toda a criação artística que necessita obrigatoriamente da presença física de um ator interpretando ou de um dançarino.
7
Cena do filme Homem Aranha 3.
8
Criança dançando Ballet.
9
Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
Artes Plásticas. Entende-se por artes plásticas todo trabalho manual realizado com um fim artístico-estético. Exemplos: Pintura, Escultura; Arquitetura.
10
Pintura Rupestre feita por volta de 15
Pintura Rupestre feita por volta de anos atrás em uma caverna atualmente no território da França.
11
Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, Renascimento.
12
Composição de Wassily Kandinsky, Abstracionismo, século XX.
13
Música Entende-se por música a combinação de sons produzidos por instrumentos (formais ou informais) e vozes que geram uma melodia.
14
Orquestra Sinfônica do Paraná
15
Crianças tocando com instrumentos reciclados.
16
Crianças com instrumentos de orquestra.
17
Portanto, podemos concluir que a arte desde os primeiros tempos serve para além de distrair...
... ajudar o homem a compreender a si mesmo!
18
Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens
19
Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação : CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer ideias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR
20
basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista Basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor
21
Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino e aprendizagem, delineie os objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte
22
Como podemos repensar o papel do professor que ensina arte
* saiba e defina seu papel de professor * conheça os processos de ensino-aprendizagem * escolha metodologias de trabalho apropriadas * dê continuidade aos trabalhos * participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar
23
Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Produzindo arte, Frequentando arte (museus, espetáculos etc), Estudando e pesquisando arte? Ou seja: do professor que gosta de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?
24
Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser cocriador da arte e do mundo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.