A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aço na Construção Civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aço na Construção Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Aço na Construção Civil
José Vitor 4º Edificações Manhã

2 Contexto Histórico O aço é utilizado na construção civil desde do século XVIII possibilitando a construção de estruturas maiores e mais arrojadas. A primeira construção civil que utilizou o aço foi a foi a revolucionária ponte Ironbrigde na Inglaterra em 1779.

3 Uso Contemporâneo No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso deste material. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.

4 Fabricação O processo de fabricação do aço pode ser dividido em quatro etapas: Preparação da Carga: Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter. O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque. Nota: Coque - material carbonáceo sólido obtido a partir da destilação do carvão mineral em fornos

5 Fabricação Redução Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. Oxigênio aquecido a uma temperatura de 1000ºC é soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado.

6 Fabricação Refino Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo para produzir semi-acabados, lingotes e blocos. Nota: Aciaria – Unidade industrial especializada na fabricação de aço

7 Fabricação Laminação Os semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos, cuja nomenclatura depende de sua forma e/ou composição química.

8 Fabricação

9 Na construção civil O aço é um importante material na construção civil, sem ele as estruturas de concreto não teriam a resistência a tração, impossibilitando a construções de grande porte.

10 Novas Tecnologias Atualmente na construção civil tem se utilizado peças pré-moldadas de aço tornando as construções mais rápida e com melhor custo beneficio para as construtoras. Essa tecnologia consiste em peças de aço que formam a esqueleto da casa, após esse processo são utilizadas placas da madeira para preencher os vãos.

11 Vantagens Liberdade no projeto de arquitetura Maior área útil
Flexibilidade Compatibilidade com outros materiais Menor prazo de execução Racionalização de materiais e mão-de-obra Alívio de carga nas fundações Garantia de qualidade Precisão construtiva Reciclabilidade


Carregar ppt "Aço na Construção Civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google