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Linguagens de Programação

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Apresentação em tema: "Linguagens de Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens de Programação
MÓDULO 1- Algoritmia Pedro Lopes

2 Estruturas de controlo de decisão ou selecção
Sumário Estruturas de controlo de decisão ou selecção Com base numa condição Se … Então … Se não (If … Then … Else) Com base num selector Seleccionar Caso… (Select…Case…) Realização e Correcção de exercícios

3 Objectivos Compreender a utilidade e o funcionamento da estrutura de decisão Se … Então … Se Não ou If … Then … Else. Utilizar a Estrutura de Decisão Se … Então … Senão na realização de algoritmos e fluxogramas.

4 Se…Então…Senão Seleccionar…Caso Sequencial Decisão Repetição
Com base numa condição De escolha múltipla Se…Então…Senão Seleccionar…Caso

5 Estruturas de Decisão ou Selecção
Podemos ter 2 tipos de estruturas de decisão e selecção: Baseadas numa condição SE… ENTÃO… SENÃO (IF… THEN … ELSE …) Baseadas na selecção ou escolha múltipla SELECCIONAR… CASO (SELECT… CASE …)

6 Baseadas numa Condição
É uma estrutura que existe praticamente em todas as linguagens de programação e noutros tipos de software (Excel). Permite, com base numa condição, decidir executar uma de 2 acções (ou conjunto de acções). Permite escolher uma de 2 alternativas.

7 Baseadas numa Condição (cont.)
O facto de a estrutura de decisão condicional ter uma parte opcional (a parte associada ao SENÃO), faz com que existam 2 variantes desta estrutura: Decisão simples (não contém a parte SENÃO); neste caso só é indicado o bloco de acções a ser executado se a condição for verdadeira; senão, se for falsa, não é executada nenhuma acção e passa-se ao fim da estrutura (FIMSE)

8 Baseadas numa Condição (cont.)
Decisão composta (contém a parte SENÃO); neste caso se a condição for falsa, é indicado um outro bloco (conjunto) de acções a ser executado antes do fim da estrutura (FIMSE)

9 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão
A forma geral da estrutura “Se… Então…Senão” é: SE <Condição> ENTÃO Início <Bloco de instruções> Fim [Senão]

10 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em fluxograma, a estrutura Se…Então…Senão representa-se: Se Condição Falso Senão Verdadeiro Bloco de Instruções Bloco de Instruções

11 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Um exemplo em pseudocódigo seria: Nota  12 Se Nota>=10 Então Escrever (“Aprovado”) Senão Escrever (“Reprovado”)

12 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em fluxograma, o exemplo atrás representado ficaria:

13 Estrutura de Decisão Se … Então … Senão (cont.)
Em linguagem Pascal, o algoritmo acima representado ficaria com o seguinte aspecto: Nota:=12; IF Nota>=10 Then Write(‘Aprovado’); Else Write(‘Reprovado’);

14 Se (numero >= 100) então Se não
Exercício: Enunciado Escreva um algoritmo que determine se o valor lido é inferior, superior ou igual a 100. Ler numero Se (numero >= 100) então Escrever (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Escrever (“O numero”, numero, “é inferior a 100”)

15 Algoritmo “Superior ou Igual a 100”
Exercício: Algoritmo Algoritmo “Superior ou Igual a 100” Descrição: “Verificar se o número introduzido pelo utilizador é maior ou igual a 100” variável numero:real inicio ler(“Introduza um número:”, numero) Se (numero >= 100) então Write (“O numero”, numero, “é superior a 100”) Se não Write (“O numero”, numero, “é inferior a 100”) fim

16 Exercício: Fluxograma
inicio ler(“Introduza um número:”, numero) Se (numero >=100) Falso escrever(“O número é menor que 100”) Verdadeiro escrever(“O número”, numero, “é maior ou igual a 100”) fim

17 Exercício Elabore um Algoritmo e um Fluxograma em que o utilizador introduz duas notas, calcule a média e verifique se a média é superior ou igual a 9,5. Se for VERDADEIRO imprime a seguinte frase “Média Positiva, PARABENS!!”, se não, imprime “Reprovado, tente novamente!!”.

18 Ajuda à Resolução LER nota1, nota2 Media  (nota1 + nota2) / 2
Se (media >= 9,5) então ESCREVER (“Média Positiva, PARABENS”) Se não ESCREVER (“Reprovado, tente novamente”)

19 Variáveis nota1, nota2, media : Real inicio
Exercício: Algoritmo ALGORITMO “MÉDIA” DESCRIÇÃO: “Este algoritmo calcula a média de duas notas e imprime uma mensagem para a média positiva ou negativa” Variáveis nota1, nota2, media : Real inicio ler(“Introduza as notas”, nota1, nota2) Media  (nota1 + nota2) / 2 Se (media >= 9,5) então WRITE (“Média Positiva, PARABENS”) Se não escrever(“Reprovado, tente novamente”) fim

20 Exercício: Fluxograma
inicio ler(“Introduza duas notas:”, nota1, nota2) Media  (nota1 + nota2) / 2 Se (Media >= 9,5) Falso escrever(“Reprovado, tente novamente”) Verdadeiro escrever(“Media Positiva, PARABENS”) fim

21 Resumo da Aula


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