A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVENDO OS CAMINHOS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVENDO OS CAMINHOS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVENDO OS CAMINHOS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Ivone Martini de Oliveira Enfermeira do Trabalho Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN-SP Diretora da Câmara Técnica SAÚDE E TRABALHO do COREN-SP Diretora da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho – ANENT Diretora da Assoc. Bras. dos Prof. de Higiene e Segurança do Trabalho - ABRAPHISET Representante da ANENT na CIST do Conselho Estadual de Saúde SP Membro da bancada dos trabalhadores do GTT-NR32 representando a ANENT e COREN-SP

2 “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidades.” OMS

3 “A saúde para cada homem, mulher ou criança é ter meios de traçar um caminho pessoal e original, em direção ao bem-estar físico, psíquico e social.” C. Dejour

4 A saúde é antes de tudo uma sucessão de compromissos com a realidade.
São compromissos que assumimos, e que mudam, que reconquistamos, redefinimos, onde perdemos e ganhamos. A saúde não é um estado de estabilidade, o predominante no funcionamento do organismo humano é a mudança.

5 Saúde é algo que se constrói através do exercício consciente da não agressão a si próprio, e da informação independente e crítica.

6 INFORMAÇÃO É PODER  POSSO ESCOLHER OS CAMINHOS POSSÍVEIS  POSSO REMOVER OS OBSTÁCULOS

7 Teste da Qualidade de Vida - Associação Brasileira de Qualidade de Vida ABQV
1. Procuro realizar alguma atividade física por, pelo menos, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana Escovo os dentes após as refeições e vou ao dentista todos os anos Procuro alongar-me por, pelo menos, 5 minutos por dia Procuro manter o meu peso em níveis adequados Procuro alimentar-me com, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais (uma unidade ou meia xícara) , todos os dias Evito comer alimentos ricos em gorduras, como frituras, carnes gordas, leite integral Evito fumar Procuro dormir de 6 a 8 horas por dia Procuro ir ao médico anualmente, para os exames de rotina Protejo minha pele da exposição excessiva aos raios solares.

8 11. Procuro praticar um gesto de gentileza, pelo menos, uma vez por mês Procuro resolver os conflitos com as outras pessoas de maneira positiva e respeitosa Procuro estabelecer metas realistas para minha vida Procuro manter-me informado sobre o que se passa no mundo social, político e atualidades Procuro aprender coisas novas em livros, revistas, jornais e internet Procuro manter e melhorar as relações com a família e os amigos Procuro sempre aproveitar as oportunidades para aprender e ganhar experiência A minha vida tem sentido Procuro me interessar em conhecer o ponto de vista das outras pessoas e gosto de compartilhar conhecimentos Participo de atividades na minha comunidade.

9 Nossos problemas mais sérios de saúde e de doença estão ligados com o estilo de vida e o comportamento. Estes são os principais responsáveis pelo bem-estar individual e pelo nível de qualidade de vida de uma comunidade.

10 A saúde é determinada por um conjunto de fatores agrupáveis em quatro categorias:

11 SAÚDE HUMANA BIOLOGIA HUMANA AMBIENTE INCLUÍDO O DO TRABALHO
ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO A SAÚDE ESTILO DE VIDA

12 Promoção da Saúde definida na Carta de Ottawa (1986):
Um processo que visa criar condições que permitam aos indivíduos e aos grupos controlar a sua saúde, a dos grupos onde se inserem e ao mesmo tempo, agir sobre os fatores que a influenciam.

13 HISTÓRICO FONTE: MPAS – INCIDÊNCIA DE AT
Total de acidentes de trabalho registrados por conseqüência, em atividades, conforme o CNAE. 1 ATIVIDADES DE ATENDIMENTO HOSPITALAR 20 657 5% 2 Edificações 11 397 2,8% 3 Transporte rodoviário de cargas 6 889 1,7% 4 Cultivo de cana de açúcar 6 539 1,6% 5 Produção mista: lavoura e pecuária 6 393 1,5% MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO GABINETE DO MINISTRO (DOU de 16/11/05 – Seção 1)  PORTARIA N.° 485, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2005  Aprova a Norma Regulamentadora n.º 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde)

14 NR-32 32.1 DO OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
Esta NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE SAÚDE, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. NR-32 Para fins de aplicação desta NR entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e TODAS AS AÇÕES DE PROMOÇÃO, RECUPERAÇÃO, ASSISTÊNCIA, PESQUISA E ENSINO EM SAÚDE em qualquer nível de complexidade.

15 Indica poucas ações preventivas
DADOS ENCONTRADOS EM 2002 Atendimentos médicos Trabalhador da enfermagem 6070 43% Outros 8054 57% Total 14 124 100% Perícias médicas 70% Exames periódicos 7,5% Das 20 categorias de diagnósticos obtidos, 13 podem relação com o trabalho. A relação entre doença e trabalho ocorreu em 18,15% dos diagnósticos o que significa que a cada 5, 1 é relacionado ao trabalho. Indica poucas ações preventivas 92,5% ações curativas Atendimentos psicológicos Trabalhador da enfermagem 54,9% Outros 45,1% Total 100% Indica sofrimento psíquico no trabalho Murofuse, Neide Tiemi, O adoecimento dos trabalhadores de enfermagem da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais: reflexo das mudanças no mundo do trabalho. Ribeirão Preto, 2004.

16 DO QUE ADOECEM OS TRABALHADORES DA SAÚDE?
1.) DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO – DORT/LER; 2.) DOENÇAS MENTAIS; 3.) ACIDENTES DE TRABALHO – FERIMENTOS PÉRFURO-CORTANTES;  TÍPICOS. 4.) OUTRAS -  DOENÇAS INFECCIOSAS RELACIONADAS AO TRABALHO;

17 CONDIÇÕES RELACIONADAS AO TRABALHO QUE PROPICIAM DOENÇAS OCUPACIONAIS
condições do ambiente físico:   agentes de risco físico, ruídos, vibrações, temperaturas anormais, pressões anormais,radiações ionizantes,radiações não-ionizantes,iluminação e umidade;   agentes de risco químico, substância, compostos ou produtos químicos em suas diversas formas de apresentação: líquida, sólida, plasma, vapor, poeira, névoa, neblina, gasosa e fumo. (manipulação de quimioterápico antineoplásico é o mais grave);   agentes de risco biológico, os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.   agentes de risco ergonômico, esforço físico excessivo, levantamento, transporte e descarga manual de peso, controle rígido de produtividade, ritmo excessivo de trabalho, jornadas de trabalho prolongadas, trabalho em turno e noturno, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, mobiliário e equipamentos impróprios, condições ambientais dos postos de trabalho e organização do trabalho.   agentes de risco de acidente, são ligados à proteção das máquinas, arranjos físicos, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalização, rotulagem de produtos e outros que podem levar a acidentes de trabalho.

18 CONDIÇÕES RELACIONADAS AO TRABALHO QUE PROPICIAM DOENÇAS OCUPACIONAIS
condições ambientais emocionais (organizacionais ergonômicos e psicossociais)   situações críticas, sobrecarga de trabalho;   precariedade de meios para executar as tarefas;   falta de treinamento para o trabalho;   falta de reconhecimento profissional,    baixos salários sem benefícios adicionais;    ausência de plano de carreira e/ou incentivos;   carga mental (relações interpessoais e situações dramáticas);   carga afetiva, ambiente de trabalho envolto em dor, sofrimento e morte;   esquema de trabalho, trabalho em turnos e noturno (o isolamento);   relação de trabalho precária (temporário, terceirizados, cooperativados, sem garantias trabalhistas).

19  condições pessoais:   físicas   e emocionais.

20 RESULTADOS OBTIDOS - PESQUISAS INTERNACIONAIS   Resultados positivos obtidos com a implantação da Ginástica Laboral:   - Para cada dólar investido em Ginástica Laboral retornam 4 dólares para a empresa (PAIXÃO, 1999);   - GENERAL MILLS verificou um aumento de 69% do absenteísmo em colaboradores não participantes da Ginástica Laboral e observou um decréscimo de 19% no absenteísmo nos participantes do programa (WOOD, 1989);   - A CONTROL DATA dos EUA economizou $1.8 milhões de dólares em 7 anos com a redução de gastos médicos e absenteísmo após o início do programa de Ginástica Laboral (JOSÉ, 1987);   - A JOHNSON & JOHNSON dos EUA economizou $378 dólares por empregado após o início do programa de Ginástica Laboral (JONES, 1990).

21 A SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE
Viu a fulana? Para mim ela não tem nada, é puro peripaque e do cruzado. Profissional de saúde não fica doente. Doença é para o paciente. Para mim não! Ir ao médico? Eu não! Sou médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico, de Raio X, de enfermagem, sei como me cuidar..... Fraturou? Com um tombinho daquele? A SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE

22  MENTIRAS – AUTO ENGANO O CAMINHO PARA A MUDANÇA REVISÃO DE CONCEITOS
QUEM CUIDA PRECISA SER FORTE. VIVO COM A DOENÇA SOU IMUNE A ELA. ESTOU AQUI PARA CUIDAR, NÃO PARA SER CUIDADO. AQUILO QUE CURA NÃO VAI ME CAUSAR DANO. O CAMINHO PARA A MUDANÇA REVISÃO DE CONCEITOS MENTIRAS – AUTO ENGANO

23 O CAMINHO PARA A MUDANÇA
DESCASO: DA PRÓPRIA PESSOA;  DE QUEM CUIDA DO TRABALHADOR;  DOS COMPANHEIROS DE TRABALHO;  DA FAMÍLIA;  DA SOCIEDADE. O CAMINHO PARA A MUDANÇA REVISÃO DE CONCEITOS

24  REVISÃO DE CONCEITOS O CAMINHO PARA A MUDANÇA
RESGATE DO HUMANO NO TRABALHADOR DA SAÚDE  ADOECE COMO TODOS OS OUTROS.  ACIDENTA-SE COMO TODOS.  SOFRE COM A DOR COMO TODOS.  EMOCIONA-SE COMO TODOS. REVISÃO DE CONCEITOS O CAMINHO PARA A MUDANÇA

25 RESGATE DO HUMANO NO TRABALHADOR DA SAÚDE
 ADOECE COMO TODOS OS OUTROS.  ACIDENTA-SE COMO TODOS.  SOFRE COM A DOR COMO TODOS.  EMOCIONA-SE COMO TODOS. NÃO MAIS RELATAR UMA DOR DESCULPANDO-SE POR ESTAR COM ELA.

26 VISÃO PROFISSIONAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR DE SAÚDE.
REVISÃO DE CONCEITOS O CAMINHO PARA A MUDANÇA RESGATE DO HUMANO NO TRABALHADOR DE SAÚDE QUEM CUIDA, OU QUEM CONTRIBUI PARA O CUIDAR TAMBÉM ADOECE.

27 Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. I Cor 13,2


Carregar ppt "DESENVOLVENDO OS CAMINHOS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google