A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estados Unidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estados Unidos."— Transcrição da apresentação:

1 Estados Unidos

2 Aspectos Naturais Dadas as dimensões deste país há ali um grande número de paisagens climatobotâncias. O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país. O clima continental úmido aparece basicamente ao este do rio Mississipi e os montes Apalaches, na metade norte desta região, também podendo ser encontrado em alguns pontos a oeste das Montanhas Rochosas. O clima seco das latitudes médias aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas. O clima marítimo da costa oeste tem pouca representação, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico (desde o norte da Califórnia até a fronteira com o Canadá, e na costa do Alaska). O clima mediterrâneo também aparece numa faixa muito estreita da costa oeste. O clima subtropical úmido aparece em todo o sudeste estadunidense, desde a metade sul da costa este até quase a fronteira com o México (por boa parte do golfo do México e penetrando em direção ao interior pelo sul das planícies centrais. O clima subtropical seco está nas imediações do deserto do sul. O clima tropical seco aparece nos vales do sul das Montanhas Rochosas. Do ponto de vista físico, o território continental dos Estados Unidos sem considerar os Estados do Alasca e do Havaí- pode ser dividido em 4 unidades: a leste, o relevo apresenta planaltos desgastados, como os Montes Apalaches; a o este, estão as cordilheiras resultantes de dobramentos modernos, como as Montanhas Rochosas e, no centro, as Planícies Centrais. No litoral do Atlântico, localiza-se a planície Costeira

3

4 Em relação à vegetação, nos Estados Unidos encontramos a tundra, que ocorre na costa do Alaska (desde o norte ao sul e acontece numa estreita faixa próxima da costa); o bosque boreal, que se desenvolve em todo o centro do Alaska; o bosque de coníferas, que se desenvolve por todo o este do Mississipi até a costa, desde os Grandes Lagos e descendo muito ao sul graças ao montes Apalaches; o bosque mediterrâneo está localizado numa estreita faixa do centro e do sul da Califórnia; o bosque subtropical úmido aparece em volta do golfo do México e na Flórida e vai em direção ao interior ao longo do rio Mississipi; as estepes estão muito desenvolvidas na zona central daquele país desde as Montanhas Rochosas até o rio Mississipi; o deserto ocorre em diversos graus, no interior dos vales baixos da metade sul das Montanhas Rochosas, e ao longo da fronteira com o México; os mangues ocorrem desde a Flórida até a fronteira com o México.

5 Revolução do Xisto Nos últimos dez anos, os EUA se tornaram líderes na produção de gás de xisto. A produção americana desse gás passou de praticamente zero, em 2000, para um nível em que contribui com ¼ do gás natural dos EUA e que deverá chegar à metade do total de gás natural no país até 2030, de acordo com dados do Instituto de Políticas Públicas James A. Baker da Universidade Rice em Houston, no Texas. Contudo, o recente boom do gás de xisto está longe de ter chegado ao fim, e o impacto da revolução americana no setor ainda se fará sentir, dizem os especialistas. O petróleo Os EUA esta buscando sua autossuficiência na produção de petróleo, a norte-americana é o ano de O principal comprador norte-americano é a China. Haverá uma reviravolta na economia mundial pois a dependência norte-americana da produção do Oriente Médio já não será muito grande, O que pode afetar a interferência americana nos conflitos do Oriente Médio. Muitos países tem reservas de xisto mas o auto custo da produção não torna viável para economia de alguns países. A questão ambiental. OS EUA e a China são os maiores emissores de C02, pois usam carvão para as termoelétricas produzirem eletricidade, a alternativa limpa seria o gás proveniente do xisto. O gás não polui além de ser mais barato para o consumidor.

6 Organização do Espaço O espaço geográfico norte americano é bastante diversificado assim como suas atividades econômicas, seja industrial ou rural. Na atividade industrial o fluxo corresponde a 27% da produção mundial, isso quer dizer que grande parte de tudo que circula no mundo de mercadorias e capitais são oriundos desse país, provando sua potência comercial.  Manufacturing Belt – (Cinturão Industrial) – entre as industrias locais se destacam: siderúrgica, a química, a metalúrgica, a automobilística, e a eletrônica. Na década de 1980 a região entrou em crise devido a concorrência japonesa e outros países asiáticos, devido a estes acontecimentos a região passou a se chamar RUST BELT ( Cinturão Enferrujado). Porém, na década de 1990 a região se recuperou e retomou a liderança global. As indústrias foram remodeladas com base no uso da tecnologia, da automação e da microeletrônica; indústria de alta tecnologia surgiram em parceria com centros de pesquisa de grandes universidades, porém nem todos conseguiram. Sun Belt - Após a Segunda Guerra Mundial, novas áreas no sul e no oeste do país foram dinamizadas com obras de infraestrutura construídas pelo governo para desconcentrar a indústria do nordeste. Os fatores para essa processo foram: o aumento do comércio com o Japão e a segurança do território, além da exploração de petróleo no Golfo do México e na Califórnia, que atraiu investimentos e pessoas para a região. Muita mão de obra barata foi para a região.

7 Valdo e do Silício Nesse novo polo foi instalado as industrias d alta tecnologia. A Califórnia é a base da informática, tecnologia e telecomunicações. Essa área tem grande importância estratégia para os EUA, pois está próxima dos mercados asiáticos. Agricultura norte-americana È altamente mecanizada e intensiva é a mais produtiva do mundo e emprega somente 2% da população economicamente ativa. Os Estados Unidos da América se constitui como o maior exportador mundial de alimentos . Destacam-se as produções de trigo, milho e soja. Os cinturões: Dairy Belt- ( Cinturão de laticínios)- Próximo aos Grandes Lagos, as cidades e dedicam ao cultivo de hortaliças, a pecuária leiteira e uma moderna avicultura Wheat Belt ( Cinturão do Trigo ) e o Corn Belt (Cinturão do Milho) – Nas planícies Centrais está região considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos. A Agricultura americana é altamente mecanizada, emprega pouca mão de obra e está intimamente ligada a agroindústria. A utilização da ciência e da tecnologia permite alto rendimento e grandes colheitas. Obs- Nos últimos anos, a agricultura dos belts vem sofrendo modificações, visto que áreas monocultoras estão sendo ocupadas pelo gado e também por novas culturas como o sorgo. Na Califórnia desenvolve-se a fruticultura irrigada em áreas desérticas destaca-se a produção de vinho. Sun Belt- ( Cinturão do Sol) – O uso intenso de mecanização e de tecnologia consolida os EUA como grande potência agrícola do mundo. Desde o Golfo do México até a porção central da Costa leste são plantadas frutas e cana de açúcar. Vale do Silicio


Carregar ppt "Estados Unidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google