A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As concepções da verdade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As concepções da verdade"— Transcrição da apresentação:

1 As concepções da verdade

2 Grego, Latim e Hebráico Verdade como alétheia
- manifestação do que é realmente ou do que existe realmente tal como se manifesta ou se mostra. - qualidade própria das coisas. - o que elas manifestam é sua realidade e não a mera aparência. Verdade como veritas - precisão, rigor, exatidão, fidelidade. - linguagem como narrativa dos acontecimentos - verdade não se refere às próprias coisas e aos próprios fatos, mas à linguagem. Verdade como emunah - relaciona-se com a presença de alguém e a espera de que o que foi prometido irá se cumprir. - crença fundada na esperança e na confiança de uma promessa (futuro) - revelação divina e profecia.

3 Teoria pragmática Verificabilidade dos resultados das ações
Eficácia de sua aplicação Conhecimento verdadeiro se define por um critério que não é teórico, mas prático.

4 Opinião X Verdade Opinião
- inconstância e variabilidade (época, sociedade, pessoa) - desconhecimento da essência dos seres. - aparência Verdade - Conhecimento da essência real e profunda dos seres - real e necessária. - essência

5 Verdade no Grande Racionalismo do século XVII
Verdade é conhecida por evidência Exprime-se no juízo quando nele a ideia está em confirmidade com o ser das coisas ou com os fatos. Por referir-se à essência das coisas, é sempre universal e necessária.

6 Kant – juízo analítico Explicativo, pois nada exprime no predicado que já não tenha sido pensado no conceito de sujeito. Quando o predicado do enunciado nada mais é do que a explicitação do conteúdo do sujeito enunciado. Predicado é um sinônimo do sujeito ou ele analisa o conteúdo do sujeito

7 Kant – juízo sintético Predicado oferece informações novas sobre o sujeito Formula uma síntese entre um predicado e um sujeito. Juízo sintético é ampliativo, pois aumenta nosso conhecimento.

8 Kant - juízo sintético a priori
Jamais pode pretender ser verdadeiro de modo universal e necessário pois dependeria da experiência variável de cada um de nós. Juízos sintéticos nos quais a síntese do sujeito e do predicado depende da estrutura universal e necessária de nossa razão, e não da variabilidade individual de nossas experiências. Modo como necessariamente nosso pensamento relaciona e conhece a realidade.

9 Filosofia analítica Linguagem como um meio de manifestação da verdade.

10 Concepção pragmática da verdade.
Pragmatismo concorda com o empirismo. Verdade é sempre verdade de fato e é obtida por indução e por experimentação. Pragmatismo acrescenta que a eficácia e a utilidade são critérios da verdade. Conhecimento é verdadeiro não só quando explica alguma coisa ou algum fato, mas quando permite obter consequências práticas e aplicáveis.


Carregar ppt "As concepções da verdade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google