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Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges

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Apresentação em tema: "Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges madselvafeiges@gmail.com
Semana Pedagógica: julho/2013 Planejamento e Avaliação do Trabalho Pedagógico Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges

2 O que é planejar? Por que planejar? Qual é a finalidade do planejamento?
PLANEJAR é elaborar o PLANO de intervenção da realidade.

3 Planejamento Participativo.
Intervir para transformar a realidade, a partir de práticas educativas articuladoras dos princípios e fundamentos de uma sociedade justa e democrática. Uma das ferramentas é o Planejamento Participativo.

4 O planejamento participativo parte de uma leitura do nosso mundo na qual é fundamental a ideia de que nossa realidade é injusta e de que a injustiça se deve à falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana. ( Gandin,1994,p.28)

5 ASSIM: -a instauração da justiça social passa pela participação e todos no poder. -busca- se a democracia participativa em que o poder seja realmente distribuído e em que a representatividade nasça dos grupos e se realize como tarefa que qualquer um exercerá dentro do grupo, na medida em que for necessário. (Gandin,1995,p.80)

6 -exige uma análise que requer transformação estrutural: rupturas
. não basta colaborar (reconhece- se a importância da colaboração) . a participação pressupõe atuar nos processos de tomada de decisão . a participação requer construção coletiva que “deve nutrir- se da cultura que a cerca, não para fixar- se mas para ser elemento de reflexão - ação sobre ela no sentido do crescimento e amadurecimento” (Gandin,1995,p.84)

7 Vamos retomar essa discussão?
O processo de democratização da escola pressupõe uma relação orgânica entre Democratização das relações internas da escola Socialização do conhecimento para todos os educandos enquanto direito à aprendizagem de qualidade.

8 Democratização das relações: espaços de práticas democráticas
Eleição de Diretores Conselho de Classe Participativo Conselho Escolar .Eleição do aluno representante de Turma .Grêmio Estudantil APMF - Associação de Pais, Mestres e Funcionários

9 Democratização do conhecimento como direito de todos os educandos
Plano de Trabalho Docente: articulador das intencionali dades políticas da educação Projeto Político – Pedagógico Proposta Pedagógica Curricular

10 AULA E NA ESCOLA COMO UM TODO Proposta Pedagógica Curricular
PTD PRO CESSO EDUCA TIVO: EM SALA DE AULA E NA ESCOLA COMO UM TODO Projeto Político Pedagógico Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional Ponto de Partida: o PPP Proposta Pedagógica Curricular Ações educativas Ponto de chegada: o PPP

11 É SEMPRE NÃO É Plano de Trabalho Docente é a mediação entre PPP e PPC
O CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO NÃO É - CONTEÚDO - ALUNO É SEMPRE - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR Plano de Trabalho Docente é a mediação entre PPP e PPC

12 É a construção coletiva de uma educação de qualidade para todos os cidadãos entendida como ferramenta mediadora do projeto de sociedade justa e democrática

13 Essa visão supera a culpabilização pela não- aprendizagem, ora atribuída ao professor, ao educando ou a sua família. Essa visão contem a ideia de que a não – aprendizagem constitui fator de desigualdade e de injustiça social. A educação adquire dimensão social e reconfigura a função social da escola.

14 Nesta lógica, o planejamento tem finalidade político-pedagógica: mediar a construção de práticas educativas transformadoras da realidade educacional.

15 Busca-se também reexaminar as relações entre PPP, PPC e a avaliação escolar como eixo estruturador do planejamento participativo com a finalidade de construir a interface entre organização do trabalho pedagógico e aprendizagem de qualidade de todos os alunos. Por que alguns alunos não aprendem? O que precisa mudar na escola? Por que mudar? Em que direção?

16 Fases do Planejamento Participativo
O Planejamento participativo busca resposta a três questões básicas: 1- o que se quer alcançar? UTOPIA Marco Conceitual 2- a que distância se está do que se pretende alcançar? Marco Situacional diagnóstico  implica levantamento e análise dos dados Fases do Planejamento Participativo

17 Fases do Planejamento Participativo
O Planejamento participativo busca resposta a três questões básicas: 1- o que se quer alcançar? UTOPIA Marco Conceitual 2- a que distância se está do que se pretende alcançar? Marco Situacional diagnóstico  implica levantamento e análise dos dados Fases do Planejamento Participativo

18 3- o que deverá ser feito para diminuir a distância?
Marco Operacional . explicita as grandes linhas de ação.

19 O planejamento escolar consiste numa atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definição de necessidades a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação. O processo e a prática, de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se numa atividade necessária à tomada de decisões. (LIBÂNEO, 2001, p.123)

20 PLANO DE TRABALHO DOCENTE decorre da Proposta Pedagógica Curricular
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: IV – velar pelo cumprimento do Plano de Trabalho de cada Docente. V- prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento

21 Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I- participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II- elaborar e cumprir o Plano de Trabalho, segundo a Proposta Pedagógica do estabelecimento de ensino; III- zelar pela aprendizagem dos alunos; IV- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V- ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento,à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

22 Art. 14. Os estabelecimentos de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II- participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

23 O planejamento do ensino tem uma intencionalidade política que implica interação, afetividade, construção do conhecimento e rigor metodológico.”Os professores devem ser capazes de analisar e resolver problemas, selecionar e organizar conteúdos e propostas metodológicas adequadas ao ensino, selecionar recursos didáticos e tecnológicos que maior impacto possam ter como propulsores de aprendizagem, estruturar e desenvolver pesquisa, estabelecer formas avaliativas” (Veiga,2006,p.30)

24 Os professores “aprendem a escolher caminhos entre encruzilhadas sem horizontes educativos e aprenderam a pôr esperança onde a maioria não vê horizontes.” ( Arroyo, 2000, p. 144)

25 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESCOLA MUNICIPAL ____________________ PROFESSOR (a): ______________________ ÁREA DO CONHECIMENTO:________________ SÉRIE/ ANO/ CICLO: ____ TURMA:_____ HORAS/AULAS:___ PERÍODO:__a __ de __ /2012. 1.CONTEÚDOS 2.OBJETIVOS 3.ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 4.RECURSOS DIDÁTICOS 5.PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO 6.CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

26 "O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto ) O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando. ( Guimarães Rosa)

27 Marco Situacional: quais são nossas necessidades?
. conhecimento dialético sobre a realidade institucional existente no seu contexto mais amplo: seus limites, seus problemas. . elaboração do diagnóstico da realidade: formulação de um juízo de valores sobre uma realidade ( prática pedagógica, gestão escolar, políticas públicas) à luz de um referencial teórico. *não é uma mera descrição dos problemas da escola e da sociedade.

28 . é sempre um confronto entre o que se faz, o que existe, o que se tem e o ideal desejado
. o diagnóstico é um julgamento da prática, da realidade existente . é a parte mais técnica do planejamento . do diagnóstico surgem as necessidades: a)- reverter o baixo nível de aprendizagem: repetências, institucionalização do Conselho de Classe como instância “de aprovação de alunos”

29 b)- superar o baixo nível de participação dos pais
c)- superar o descompromisso de alguns professores com a sua formação continuada d)- reverter o entendimento de que crianças , adolescentes não têm “maturidade” para participar dos processos de tomada de decisão sobre a organização escolar.

30 Marco Conceitual/ Doutrinal: Onde queremos chegar
Marco Conceitual/ Doutrinal: Onde queremos chegar? Quais são nossas utopias? .escolha/ opção por determinado referencial teórico orientador do projeto: - seleção/ organização de leituras e realização de discussões para compreender tais fundamentos e/ ou debater questões polêmicas , conflituosas , divergentes com vistas a construir uma unidade teórico-metodológica orientadora do projeto

31 . é preciso questionar/ perguntar/ explicitar com clareza e objetividade “o que concordamos, o que e em parte discordamos, o que necessita ser ainda aprofundado” . Tais questionamentos poderão precisar o rumo das novas leituras/ discussões/ debates. . constitui a dimensão político-social da educação e da escola (opção teórica) assumida pelo conjunto dos sujeitos da escola.

32 . afirma o desejo de mudanças à luz dos referenciais escolhidos (opção político-social) que estabelece os fins e os meios - um ideal de homem e de sociedade, como também uma estratégia de participação política *essa opção pressupõe o redimensionamento das práticas e dos órgãos de gestão democrática para o verdadeiro sentido de Gestão Colegiada ** 1-eleição para Diretor da Escola; 2-constituição e atuação do Conselho Escolar; 3-redimensionamento da Conselho de Classe; 4- reconfiguração da função da APMF; 5- eleição do Aluno Representante de Turma; 6-constituição do Grêmio Estudantil.

33 Marco Operacional - o que fazer: quais ações devem ser realizadas para diminuir a distância entre a realidade existente (MS) e a utopia (MC) que define a realidade desejada como ponto de chegada. * o que fazer (ações) para diminuir esta distância?

34 - traduz o ideal de meio: um modo de realizar a mudança
- trabalha com o que é específico para realizar a concepção político-social expressa no Marco Conceitual - a escola faz educação de natureza político-social - campo de ação: apresenta as grandes linhas de ação de modo a encarar a prática específica em forma de realidade desejada

35 Marco Operacional: - tem também sentido de utopia porque apresenta algo(proposta de ação)que se projeta para o futuro: tem envergadura de algo exequível -supera a ilusão de palavras vazias poque está fortemente ancorado na teoria (MC) - realiza-se na tensão dialética entre a realidade existente e a realidade desejada

36 Marco Operacional: * se não houver distinção entre MS (realidade existente) e MC (realidade desejada), o MO (conjunto das ações para atingir um determinado fim) na prática terminará com uma “confusão” de ações que não terão pertinência com os resultados esperados.

37 Marco Operacional: ** a falta de clareza na elaboração do MS resulta em falta de clareza na proposição de ações no MO: “atira-se para todos os lados” , apesar da clareza teórica que define a finalidade político-social da educação no MC. *** isto resulta em críticas distorcidas “quando dizem que o PPP é lindo, mas a realidade é outra”, o que existe é um diagnóstico que não retrata a realidade , logo as ações não têm base real.

38 É preciso superar a concepção / conceito de:
1- Diário de Classe 1- Plano de Aula 2- Plano Bimestral/Semestral/ Anual

39 Por que? - são conceitos decorrentes da pedagogia tecnicista
-fragmentam a concepção de planejamento,de conhecimento e de prática pedagógica - fragmentam a concepção de avaliação e de aprendizagem

40 Então, existe um tempo ideal/necessário para cada Plano de Trabalho Docente?
-o tempo é definido a partir do aprofundamento desejável com cada “bloco de conteúdos” ou “unidade de conteúdos”

41 Neste sentido, não se pode falar/ defender “plano de aula; plano semanal; plano quinzenal;plano bimestral,etc.” - o tempo não pode ser o fator determinante da concepção de planejamento -o que determina a duração do plano é o que se espera alcançar em termos de aprendizagem dos educandos em relação a determinado conteúdo.

42 PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESCOLA MUNICIPAL ____________________ PROFESSOR (a): ______________________ ÁREA DO CONHECIMENTO:________________ SÉRIE/ ANO/CICLO: _________ TURMA:_____ HORAS/AULAS:___ PERÍODO:__a __ de __ /2012. 1.CONTEÚDOS 2.OBJETIVOS 3.ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 4.RECURSOS DIDÁTICOS 5.PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO 6.CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

43 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARROYO, M.G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 7 ed. Petrópolis: Vozes,2004. GANDIN, D., GANDIN, L.A .Temas para um projeto político - pedagógico. Petrópolis. Vozes1999. VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 1996. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político- pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. VEIGA, I. P. A. Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa. In:_______(org) Lições de didática.Campinas,SP:, Papirus, 2006. .


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