A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo."— Transcrição da apresentação:

1 Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo.

2 Miopia  O míope não enxerga com nitidez de longe, mas muito bem de perto. Por isso, tem como características preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais. Para corrigir a miopia usa-se lente divergente para diminuir a convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem se forme sobre a retina.

3 Miopia Algumas características:
- Franze os olhos para ver com nitidez de longe; - Passa por amigos na rua sem os reconhecer; - Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto; - As crianças escrevem com o nariz colado no caderno; - Tropeçam com frequência, e etc.

4 Visão de um míope

5 Visão de um míope

6 Hipermetropia O hipermetrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe. Assim, seu cansaço é maior. Para corrigir a hipermetropia usa-se uma lente convergente para aumentar a convergência dos raios fazendo com que imagem se forme exatamente sobre a retina.

7 Hipermetropia Algumas características:
- Fadiga ocular e dores de cabeça; - O esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa dessa manifestação; - Mais frequente ao fim de tarde e depois da aula ou do trabalho;

8 Visão de um hipermetrope

9 Astigmatismo O astigmatismo não enxerga bem de perto nem de longe, não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. Pode associar-se com outras anomalias visuais. É corrigido fazendo-se com que os raios de luz se concentrem em um plano único.

10 Astigmatismo Algumas características:
- Confunde os símbolos próximos, como o "H", "M" e "N" ou ainda o "8" e o "0" (zero); - Provoca fadiga ocular ou dor de cabeça; - É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto;

11 Visão de um astigmata

12 Visão de um astigmata

13 Presbiopia Usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que ocorre com todas as pessoas a partir dos 40 anos. O cristalino perde a elasticidade, se contrai de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto. Para correção, utiliza-se lentes esféricas positivas ou convergentes.

14 Presbiopia Algumas características:
- Os braços já não são suficientemente compridos para ler jornais ou o menu do restaurante; - Seus filhos "implicam" com você ao vê-lo(a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos; - Aproxima-se mais da luz para poder ler; - Não consegue ler a bula dos remédios.

15 Visão de um presbiope

16 Estrabismo O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas pode ser também divergente (desvio para fora) ou vertical (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). O tratamento do estrabismo envolve cirurgias em músculos oculares externos com o objetivo de reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurando a visão binocular.  

17 Estrabismo Algumas características:
- Queixas de dor de cabeça pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados; - Para usar melhor os dois olhos, o estrábico gira ou inclina a cabeça para dar uma posição; - Apresenta uma característica hereditária e regular, isto é, pode pular algumas gerações; - Pode ser secundário a algumas doenças como: diabetes, hipertireoidismo, afecções neurológicas. 

18 Daltonismo É o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores. Atualmente, já existem lentes com filtro que auxiliam o portador de deficiência em relação a uma cor. Entretanto, o material é caro e precisa ser feito sob medida, conforme o "índice" de identificação de cada cor confundida.

19 Daltonismo Algumas características:
A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. As pessoas com visão normal são capazes de combinar as cores do espectro através da mistura das três cores.

20 Daltonismo: Teste

21 Daltonismo: Teste Resultado: Pessoas com percepção normal observam a letra O, pessoas com deficiência na percepção das cores vermelho e verde, observam a letra Q, pessoas com ausência de percepção de cores não conseguem fazer a leitura das letras.


Carregar ppt "Defeitos da visão A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google