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Mestrando: Rommel Nogueira 04/41864

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Apresentação em tema: "Mestrando: Rommel Nogueira 04/41864"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrando: Rommel Nogueira 04/41864
Efeitos do tempo de exposição ao feedback na aprendizagem em treinamento baseado na web. Mestrando: Rommel Nogueira 04/41864 Orientadora: Profa. Dra. Gardênia Abbad Apoio: PRONEX

2 Sumário 1. Contexto de Treinamento, Desenvolvimento e Educação;
2. Teorias de Aprendizagem, Teorias Instrucionais e Teorias de Desenho Instrucional; 3. Medidas de Aprendizagem e de Reação; 4. Revisão de Literatura; 5. Delimitação do Problema e Objetivos da pesquisa; 6. Descrição do Método; 7. Resultados; 8. Discussão; 9. Considerações Finais. 1. Contexto de Treinamento, Desenvolvimento e Educação; 1 slide 2. Teorias de Aprendizagem, Teorias Instrucionais e Teorias de Desenho Instrucional; 2 slides 3. Medidas de Aprendizagem e de Reação; 2 slide 4. Revisão de Literatura; 4 slides 5. Delimitação do Problema e Objetivos da pesquisa; 1 slide 6. Descrição do Método; 4 slides 7. Resultados; 5 slides 8. Discussão; 3 slides 9. Considerações Finais. 1 slide

3 Contexto TD&E Planejamento Avaliação de Necessidades
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Planejamento Avaliação de Necessidades Avaliação de Treinamento Universidades Corporativas Educação a distância Aprendizagem Aberta Distância física e separação temporal; Mediação por algum recurso tecnológico; Flexibilidade dos conteúdos; Aluno gestor da própria aprendizagem (Belloni, 1999) Flexibilidade e autonomia do estudante; Abertura de acesso aos cursos; Modularização dos conteúdos.

4 Contexto TD&E Planejamento Planejamento Avaliação de Necessidades
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Planejamento Avaliação de Necessidades Avaliação de Treinamento Fragilidades no desenho instrucional de cursos oferecidos a distância por instituições públicas e privadas (Zerbini, 2003, Carvalho, 2003, Coelho Júnior, 2004, De Paula e Silva, 2004). Educação a distância Aprendizagem Aberta Distância física e separação temporal; Mediação por algum recurso tecnológico; Flexibilidade dos conteúdos; Aluno gestor da própria aprendizagem (Belloni, 1999) Flexibilidade e autonomia do estudante; Abertura de acesso aos cursos; Modularização dos conteúdos. Planejamento

5 Teorias de Aprendizagem
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Abordagem Cognitivista Processos internos Símbolos Abordagem Behaviorista Interação O-A Mudança no comportamento Condicionamento Permanente Abordagem construtivista Social Sentido Auto-motivada Descritivas

6 Teorias Instrucionais
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Abordagem Behaviorista Interação O-A Mudança no comportamento Condicionamento Permanente Abordagem construtivista Social Sentido Auto-motivada Abordagem Cognitivista Processos internos Símbolos Prescritivas Como melhor organizar as condições instrucionais para a aprendizagem. Garantir o alcance de objetivos de aprendizagem. Sugerem formas de classificar esses resultados. Teoria Instrucional Processos internos Evento instrucional Recepção Expectativas Recuperação Percepção seletiva Codificação semântica ... Obter a atenção Informar os objetivos Lembrar os pré-requisitos Apresentar o conteúdo Dar orientações à aprendizagem Estabelecer um relacionamento entre os eventos instrucionais, seus efeitos no processo de aprendizagem e os resultados que são produzidos no aprendiz a partir desses processos (Gagné, 1985).

7 Teorias de Desenho Instrucional
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Abordagem Behaviorista Interação O-A Mudança no comportamento Condicionamento Permanente Abordagem construtivista Social Sentido Auto-motivada Abordagem Cognitivista Processos internos Símbolos Prescritivas: Como melhor organizar as condições instrucionais para a aprendizagem. Garantir o alcance de objetivos de aprendizagem. Sugerem formas de classificar esses resultados. Teoria Instrucional Estabelecer um relacionamento entre os eventos instrucionais, seus efeitos no processo de aprendizagem e os resultados que são produzidos no aprendiz a partir desses processos (Gagné, 1985). Obter a atenção Informar os objetivos Lembrar os pré-requisitos Apresentar o conteúdo Dar orientações à aprendizagem ... Recepção Expectativas Recuperação Percepção seletiva Codificação semântica Evento instrucional Prescritivas. Fornecem detalhamentos para o desenhista instrucional. Situacionais e não universais. Incorporaram elementos de outras teorias: personalidade, psicoterapias, sentimentos (Snelbecker, 1999). Decompõem-se em métodos e componentes. Ambiente Aberto de Aprendizagem (Open Learning Environments – OLE), Hannafin, Land e Oliver (1999). Segundo Reigeluth (1999) a pergunta para uma pesquisa ou escolha de um desenho seria: “Este método alcança seus objetivos para a situação tal, melhor do que qualquer outro método?” Ambientes Construtivistas de Aprendizagem – Jonassen (1999) Ensino Preciso – Binder&Watkins, 1990)

8 Medidas de Aprendizagem
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Abbad e Borges-Andrade (2004) para verificar aprendizagem em eventos de treinamento seria desejável utilizar pré e pós-testes elaborados para os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) esperados. Interação O-A Mudança no comportamento Permanente Social O resultado aprendizagem deve ser medido em termos do alcance de objetivos instrucionais. Condições, desempenho (verbo e objeto da ação) e critério de avaliação (Mager, 1976). Os objetivos são classificados em alguma taxonomia. O nível de complexidade dos conhecimentos e habilidades ou o grau de internalização das atitudes requerem diferentes estratégias de avaliação. Testes objetivos ·  Múltipla escolha Para habilidades mais simples ·  Verdadeiro e falso ·  Associação ·  Escolha simples Testes de Respostas Construídas

9 Medidas de Aprendizagem
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Em instruções baseadas em computadores o feedback se torna mais crítico do que em ambientes presenciais (Mason e Bruning (1999). As análises dos materiais didáticos de cursos por Borges-Ferreira (2005), Abbad et al. (2005), Abbad, Vasconcelos, Todeschini, e Castro, 2005) indicaram que não havia apresentação de feedback em uma das disciplinas dos cursos analisados. Borges-Andrade (1982) variáveis do processo de realização do curso podem interagir com os procedimentos instrucionais adotados, alterando os resultados de aprendizagem esperados. A satisfação dos participantes com o curso pode indicar oportunidades de melhoria no desenho.

10 Medidas de Reação TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Abbad (2006) aponta que os resultados de pesquisas em avaliação de treinamento nacionais e estrangeiras, excetuando o estudo de Borges-Ferreira (2005), não têm confirmado a causalidade entre os níveis de reações e aprendizagem. Borges-Ferreira (2005) os cursos de formação analisados contavam com medidas de aprendizagem construídas a partir de objetivos instrucionais. Carvalho (2003) e Zerbini (2003) desenvolveram e validaram escalas para medir a reação dos participantes ao desempenho da tutoria, aos resultados do treinamento, à interface gráfica e aos procedimentos instrucionais em treinamentos a distância.

11 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Feedback – elemento essencial para teorias de aprendizagem e instrução (Mory, 2004); “qualquer comunicação ou procedimento apresentado para informar ao aprendiz da exatidão de uma resposta, usualmente a uma questão instrucional” Pode ser de dois tipos básicos: verificação e elaboração; Pode-se identificar várias funções: Motivacional, fortalecimento da aprendizagem, fornecer mais informação, etc.

12 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Imediato Oportunidade de entrega Atrasado Carga e conteúdo da informação Grau de Complexidade Corretivo Variáveis de pesquisa Análise de erro Confirmatório Não funcional Conhecimento declarativo Resultados de aprendizagem Regras Sol. de problemas Metas Motivação Auto-eficácia

13 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Modelo conexionista: redes neurais, interação entre informação nova e pré existente (conforme Ausubel, 1968) – Regra delta (peso da associação entre a unidade de entrada e saída). Modelo de 5 estágios: Estado inicial; (questão ativa) busca e estratégias de recuperação; resposta; (feedback ativa) avaliação e ajuste pelo aprendiz. Modelo de certeza da resposta: integra confiança do aprendiz, complexidade do feedback, correção de erro e oportunidade de entrega da resposta (Kulhavy e Stock, 1989).

14 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Medidas: Eficiência corretiva: nº de respostas corretas/tempo na tarefa instrucional. Tempo de estudo gasto sobre o feedback e resultado no pós-teste (afetado por conteúdo e certeza). O tempo de estudo sobre o feedback parece ter influência na aprendizagem e se tornou objeto de interesse para o presente estudo.

15 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Revisão Ciência da Computação Pesquisa Experimental Pesquisa em Instrução Abordagem Behaviorista Interação O-A Mudança no comportamento Condicionamento Permanente Abordagem construtivista Social Sentido Auto-motivada Abordagem Cognitivista Processos internos Símbolos

16 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Ciência da Computação Pesquisa Experimental Pesquisa em Instrução Pesquisa Experimental A pesquisa básica indicou que há efeitos benéficos em aumentar ou tempo de exposição do estímulo, ou feedback no caso instrucional (Nodine, 1965, Bourne, Guy, Dodd e Justesen, 1965, Jones Jr., 1968, White e Schmidt, 1972 e Ward e Maisto, 1973).

17 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Ciência da Computação Pesquisa Experimental Pesquisa em Instrução Área da ciência da computação A latência da resposta de sistemas computadorizados à entrada dos comandos pelo usuário conduziu-o a ter maior atenção e planejamento para o desempenho de tarefas, mas impactou sua satisfação e aumentou a ansiedade percebida (Goodman e Spence, 1978, Butler, 1983, Barber e Lucas, 1983, Guynes, 1988, Teal e Rudnicky, 1992 e O´Hara e Payne, 1999).

18 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Ciência da Computação Pesquisa Experimental Pesquisa em Instrução Pesquisa em instrução O tempo de estudo do feedback é importante para a aprendizagem, em particular nas situações de erro (Kulhavy e Stock, 1989, Dempsey e Driscoll, 1993 e Dempsey, Litchfield e Driscoll, 1993). Há alteração tanto positiva, quanto negativa no desempenho de pessoas em testes ou tarefas, quando a apresentação do feedback instrucional foi determinada por tempo estipulado ou realizada em esquema misto de tempo livre ou determinado (Palácio, 1986, Nilsen, 1989, Crosbie e Kelly, 1994 e Kelly e Crosbie, 1997).

19 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Considerações: O feedback é um elemento importante para a aprendizagem; O controle da apresentação dos conteúdos e feedback é viável em cursos baseados na web; O tempo de apresentação de feedback apresenta resultados não conclusivos sobre efeitos benéficos ou prejudiciais na aprendizagem; O tempo de estudo do feedback, em particular nas respostas erradas, parece influenciar a aprendizagem; Atrasos em sistemas computadorizados e on-line afetam o desempenho e podem ocorrer durante o curso.

20 Problema e objetivos Questão de pesquisa:
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Questão de pesquisa: Haveria benefícios na aprendizagem dos participantes se houvesse uma estipulação de um tempo para estudo do feedback em cursos baseados na web auto-instrucionais e sem tutoria? Qual seria sua reação? Sabendo-se dos efeitos que atrasos de sistemas informatizados têm sobre o desempenho dos usuários, os participantes do curso trabalhariam com maior atenção? O presente estudo se propôs a verificar como a manipulação do tempo de permanência do feedback na tela do computador, intencionado como uma oportunidade de estudo, poderia influenciar a aprendizagem do participante de um curso preparado de acordo com princípios instrucionais e voltado para atender necessidades de uma organização.

21 Hipótese de pesquisa TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões As hipóteses a respeito dos efeitos do tempo de exposição ao feedback na aprendizagem: H1) Há diferença de efeito na aprendizagem entre os participantes dos grupos que receberem feedback imediato com elaboração (com ou sem tempo definido) do que os participantes que não receberem feedback com elaboração (grupo controle); H2) Os efeitos na aprendizagem serão maiores para os participantes que receberem mais tempo de exposição ao feedback;

22 Hipótese de pesquisa Contexto Público Tema Hipótese Objetivo Metodologia Próximos passos As hipóteses a respeito dos efeitos do tempo de exposição ao feedback na aprendizagem: H3) Haverá diferença entre o grupo que passar pela condição de exposição do feedback por tempo fixo em todas as questões e o grupo cuja condição de exposição por tempo fixo ao feedback ocorrerá apenas nas questões que errarem; H4) A reação dos participantes ao curso será menos favorável para aqueles que passarem pelas condições de feedback com tempo de apresentação fixo.

23 Objetivos TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Produzir um curso a distância auto-instrucional baseado em computador; Verificar o efeito do tempo de exposição do feedback sobre a aprendizagem do participante; Avaliar as reações dos participantes do curso à interface gráfica, aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso.

24 Metodologia Banco Central do Brasil - UniBacen Amostra:
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Banco Central do Brasil - UniBacen Amostra: Secretarias(os), alunos universitários estagiários (ocupantes ou não da função de secretário), menores participantes do programa de menor aprendiz do Centro de Ensino Salesiano de Apoio ao Menor (CESAM) ocupantes de outras funções. Delineamento e procedimento: a) Definições das Variáveis: Variável dependente - Aprendizagem: demonstração, por parte do participante, da capacidade de executar, ao final deste treinamento, os comportamentos definidos nos objetivos instrucionais (Pilati e Abbad, 2005). Medida pela diferença nos escores obtidos entre o pré e pós-teste dos grupos experimentais e o grupo controle.

25 Metodologia Delineamento e procedimento: Definições das Variáveis:
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Delineamento e procedimento: Definições das Variáveis: Variável independente – Tempo e esquema de exposição ao Feedback - é a quantidade de tempo em segundos em que a questão, a resposta do participante e o feedback permanecem na tela até a apresentação do próximo estímulo, de acordo com uma das condições de pesquisa; Pode assumir as seguintes categorias: Exposição ao conhecimento de resultados, por 1 segundo, sem exposição ao feedback de elaboração; Exposição ao feedback (conhecimento de resultados e elaboração) por tempo determinado em 30 segundos; Exposição ao feedback (conhecimento de resultados e elaboração) por tempo determinado em 30 segundos para as questões respondidas incorretamente e tempo livre para as questões respondidas corretamente; Exposição ao feedback (conhecimento de resultados e elaboração) por tempo livre.

26 Metodologia Delineamento e procedimento:
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Delineamento e procedimento: Grupo 1 – conhecimento de resultados, por 1 segundo; Grupo 2 – Feedback com tempo determinado em 30 segundos para todas as questões; Grupo 3 – Feedback com tempo determinado em 30 segundos, para as questões respondidas incorretamente e livre para as questões respondidas corretamente; Grupo 4 – Feedback com tempo livre para todas as questões. Distribuição 1 2 3 4 Pré-teste Avaliação Pós- teste Curso 4 3 2 1

27 Objetivo 1 Iniciar curso 1 Distribuição Avaliação Pós- teste Pré-teste
2 3 4 Pré-teste Avaliação Pós- teste Curso 4 3 2 1

28 Avaliação de Aprendizagem Conteúdo Programático
Metodologia PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL FICHA 1 Recursos Necessários Avaliação de Aprendizagem Estratégias de Ensino Conteúdo Programático Objetivos Intermediários Pré-requisitos: Objetivo Geral: Público-alvo: Carga Horária: Curso:

29 Objetivos Específicos
Metodologia PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL FICHA 2 Tópicos/Aulas Objetivos Específicos Objetivo Geral Nome do Módulo Objetivo Geral: Público-alvo: Carga Horária: Curso:

30 Mapa do Curso Módulo I Módulo II Módulo III Módulo IV Conhecendo o
Apresentação Pessoal Práticas de Excelência no Banco Central e Competências Assessoramento Atendimento Profissionais Aula 1 Aula 1 Aula 1 Aula 1 O perfil Institucional Organização de agendas Atendimento ao público interno e externo do Banco Central Apresentação pessoal e reuniões Aula 2 Aula 2 Aula 2 Aula 2 A estrutura Orgânica Competências Atendimento ao Organização de viagens do BC Profissionais telefone Aula 3 Fluxo de documentos Aula 4 Relacionamento com outros setores

31 Metodologia Secretária: a arte de atender bem
1 – Leitura Flutuante do Texto 2 – Definição/Ajuste da Clientela 3- Definição/Ajuste do Objetivo Geral Desenhista Instrucional 6 – Definição das Estratégias Instrucionais 5 – Organização do Conteúdo 4 – Definição/Ajuste dos Objetivos Específicos 7 – Definição das Avaliações de Aprendizagem 8 – Definição dos Recursos Necessários 9 - Mapa do Curso 11 – Produção da Primeira Aula 10 – Definição das Telas do Curso na WEB 16 - Implementação 12 – Avaliação e Ajustes da Aula 13 – Produção do Curso 14 – Avaliação e Ajustes do Curso 15 – Teste Piloto para Ajuste Final

32 Metodologia Roteiro das Telas
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Roteiro das Telas Animação Orientações Texto na Tela Tela 1 Aula: Objetivos: Módulo no. : Curso:

33 Metodologia Alguns princípios seguidos:
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Alguns princípios seguidos: Leiautes de páginas coerentes, simples e estável. Garantida boa estrutura de textos: índices, visão geral, títulos e subtítulos, mapas gráficos. Teste dos links, evitou-se o uso da barra de rolagem e sem abusar de elementos meramente decorativos que poderiam distrair o aluno.

34 Metodologia Algumas características do curso: Auto-instrucional;
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Algumas características do curso: Auto-instrucional; Limitado a 4 h de atividade; Elaborado em módulos; Leiaute segue identidade visual do Banco, com aspectos mais modernos; Exercícios variados; Feedbacks específicos; Pré e pós testagem e avaliação de interface gráfica, procedimentos instrucionais e resultados.

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43 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões 138 iniciaram, 130 finalizaram e análises realizadas com 122 participantes 91,8% eram mulheres. A maioria dos participantes tinha menos de um ano na função (57,4%) e menos de um ano de atividade no Banco Central (67,2%). A média de idade foi de 23,9 anos (dp 7,5), com a mais nova tendo 16 anos e a mais idosa 54 anos. 33,6% estavam concluindo ou completaram o ensino médio, 39,3% tinham nível superior incompleto e 27% superior completo ou pós-graduação. 57,4% eram secretárias, 10,7% de estagiários, 18% de menores aprendizes do CESAM e 13,9% em outras funções (atendimento ao público e telefonistas).

44 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Distribuição 1 2 3 4 Pré-teste 1) Os participantes designados para as condições de pesquisa, não diferiram entre si, tanto na ANOVA quanto na ANCOVA, para os resultados no pré-teste. 2) Os participantes formaram subgrupos diferentes entre si nas variáveis “escolaridade” e “função” em relação aos resultados no pré-teste, mas não diferiram quando comparados entre as condições de pesquisa aos quais foram designados.

45 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Distribuição 1 2 3 4 Avaliação Pré-teste Pós- teste Curso 4 3 2 1

46 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões EXERCÍCIOS 1) Os participantes não diferiram entre si nas condições de pesquisa, quanto aos resultados nos exercícios. 2) “escolaridade” e “função” 3) Somente os participantes que possuíam nível médio de escolaridade diferiram entre si nas condições de pesquisa para os resultados dos exercícios, sendo possível que o efeito do tratamento 2 tenha ocorrido ao longo dos exercícios; 4) Para os participantes da condição de pesquisa número 4, não houve diferença prática do tempo sobre o feedback, nas situações de erro ou acerto. Pós-teste Tanto a ANOVA de um fator, quanto a de três fatores indicaram que as condições de pesquisa se diferenciaram, mesmo quando os efeitos da escolaridade e função eram considerados. Um dado relevante foi o efeito da condição 2 sobre o nível médio de escolaridade. Isso significa que o feedback melhora o rendimento no pós-teste e que, no caso desta pesquisa, o efeito de manter por tempo fixo para erro ou acerto (Condição 2) é maior para o nível médio de escolaridade. 1) Os resultados dos pós-testes diferiram entre as condições de pesquisa, tanto na ANCOVA com uma covariante (pré-teste), quanto na ANCOVA com três covariantes (pré-teste, escolaridade e função), indicando o efeito positivo do tratamento de fornecer feedback; 2) Os participantes que possuíam nível médio de escolaridade diferiram entre si nas condições de pesquisa para os resultados dos pós-teste, com separação do efeito da condição 2 para a condição 1. Isso significa que os participantes de nível médio foram beneficiados com o tratamento de fornecer feedback mantido por tempo fixo, mas não se pode dizer que seus efeitos sejam diferentes do fornecimento do feedback nas outras condições 3 e 4 pesquisadas. As análises pela ANOVA por blocos no pré-teste e ANOVA dos escores da diferença entre o pré-teste e o pós-teste indicam que as condições de pesquisa não diferiram entre si, o que representa que não há efeito positivo (ou negativo) do tratamento de fornecer feedback;

47 Procedimentos Instrucionais
Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Pós- teste Distribuição 1 2 3 4 Pré-teste Curso Avaliação Escalas Obtidas KMO No. Itens Valor Próprio % Var Alfa Cargas fatoriais mín. máx. Item <.30 Interface Gráfica 0,87 14 6,856 42,06 0,91 0,49 0,73 1 Procedimentos Instrucionais 0,83 7 4,16 45,91 0,86 0,62 0,82 Reação aos Resultados 0,64 3 2,16 72,02 0,80 0,98 -

48 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões

49 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões

50 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões

51 Literatura sobre Feedback
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Pesquisas experimentais realizadas entre 60 e 70. Uso de atividades de treino discriminativo e listas de pares associados, em sujeitos universitários. Resultados de Nodine (1965), Bourne et al. (1965) e White & Schmidt (1972) sugerem melhora do desempenho do participante com aumento do tempo de apresentação do estímulo. Dickerson & Ellis (1965) sinalizam que o menor tempo de exposição produziu o melhor efeito sobre o desempenho. Ward & Maisto (1973) encontraram que o atraso levou a pior desempenho em discriminação verbal.

52 Teorias de Desenho Instrucional
TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Tipos de apoio cognitivo e apoio emocional oferecidos ao aprendiz: Apoio cognitivo – interação humana, feedback, avaliação Apoio emocional Apoio A natureza da interação principal: professor - estudante, estudante - estudante, estudante - material? Interações Como os aprendizes são agrupados? Eles trabalham individualmente ou com outros? Agrupamento As atividades sobre tópicos específicos ou problemas? Foco Controle do processo de aprendizagem: o professor, o estudante, o desenhista instrucional? Controle Tipo de aprendizagem a teoria e métodos se direcionam? Tipo Descrição Ponto de comparação

53 Resultados TD&E Aprendizagem Medidas Literatura Objetivo Método Resultados Conclusões Anova do pré-teste Verificar as diferenças iniciais entre os grupos de pesquisa. Anova dos exercícios Verificar as diferenças entre os grupos de pesquisa durante o curso. Anova do pós-teste Verificar os efeitos do tratamento. ANCOVA do pós-teste Verificar os efeitos do tratamento, controlando as covariantes. Anova do pós-teste por blocos Verificar os efeitos do tratamento, dadas as condições iniciais de resultado no pré-teste. Análise estatística Objetivo da análise Anova das diferenças do pré-pós Verificar os efeitos do tratamento, assumindo que a diferença é o efeito do curso e sobre ela se perceberá o resultado do tratamento.


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