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KAIZEN NA LOGÍSTICA: REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES

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Apresentação em tema: "KAIZEN NA LOGÍSTICA: REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 KAIZEN NA LOGÍSTICA: REDUÇÃO DE CUSTOS DE TRANSPORTES
JAFAS COMPONENTES AUTOMOTIVOS LTDA EQUIPE Salvador, Junho de 2009

2 Apresentação do projeto
A JAFAS Componentes Automotivos tem como maior desafio reduzir o alto custo de frete na operação de transporte da região sudeste para região nordeste. A equipe envolvida identificou as seguintes causas que justificam a necessidade de realização deste projeto: Falta de equipamento adequado na implantação da operação; Utilização marginal do equipamento; Embalagem de alto custo de transporte; Alto custo de transporte devido à complexidade da carga e distância da base de suprimentos.

3 Proporcionar ganho operacional com alteração do equipamento.
Justificativa Redução de 20% no custo do transporte oriundos da região sudeste do país. Proporcionar ganho operacional com alteração do equipamento.

4 Situação atual Transporte de componentes automotivos oriundos da região sudeste do país com destino a região nordeste. Capacidade=24T 9 por semana 216T por semana R$ 264,28 por Ton R$ por ano

5 Situação proposta Redução de custos por tonelada na ordem de 20%, otimizando a carga nos veículos. Capacidade = 29T 7 por semana 216T por semana R$ 211,42 por Ton R$ por ano R$ de ganho por ano Ganho será monitorado pela área financeira através do acompanhamento do custo por tonelada.

6 Identificar equipamento com maior capacidade de transporte de cargas;
Objetivos Reunir pessoas chaves de todas as áreas e organizações envolvidas com a operação, buscando: Identificar equipamento com maior capacidade de transporte de cargas; Manter a qualidade e segurança dos serviços; Manter nível de estoque atual; Zero investimento; Reduzir custo de transporte.

7 Premissas e restrições
Será considerado como restrição que veículos Bi-trem não podem transitar à noite conforme Código Nacional de Trânsito, aumentando assim o tempo de viagem; Foi adotado como premissa que as balanças dos postos de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na Bahia possuem capacidade para pesagem de carretas com mais de 27 toneladas, evitando assim multa e apreensão dos veículos.

8 STAKEHOLDERS SHAREHOLDERS
Envolvidos STAKEHOLDERS SHAREHOLDERS Empresa JAFAS (Departamento de Logística) Empresa JAFAS (Departamento Financeiro) Provedor de Transporte (Departamento de Desenvolvimento) Fornecedor (Departamento de Logística)

9 5 pessoas = 1 Patrocinador, 2 parceiros, 1 Lider e 2 consultores.
Equipe/recursos Recursos alocados: 5 pessoas = 1 Patrocinador, 2 parceiros, 1 Lider e 2 consultores. 6 Carretas retas tipo sider, com piso anti-derrapante. Parceiros = transportadora e fornecedor de componentes automotivos. Locais= Taubaté (SP) e Camaçari (BA).

10 Equipe/recursos L.Pereira transportador F.Acorsi Patrocinador
A. Junior Lider A CLAUDIA fornecedor G. Matos consultor C. Silva

11 Cronograma da JAFAS

12 Orçamento Estudo realizado buscando opção de equipamento que tenha uma adequação com a carga sem necessidade de investimentos pela JAFAS, Os custos necessários para a troca de equipamento, se necessário, serão absorvidos pelo transportador, pois o mesmo terá garantira de contrato de 5 anos. Os custos não foram abertos pois a empresa poderá transferir veículos de outras operações. O controle será realizado através do monitoramento do peso da carga transportada.

13 Riscos & respostas RISCOS CONTROLE DOS RISCOS
Não aprovação das alterações propostas no equipamento. Comprovação do ganho operacional ao operador logístico. Incerteza causada pela recessão na Economia Mundial. Proposta de contrato com duração de 5 anos para garantir os investimentos do provedor de transporte. Infra-estrutura logística deficitária. Utilização de suspensão pneumática para reduzir os impactos da infra-estrutura. Maior concentração de carga em um único veículo, reduzindo tempo de reação em caso de sinistro. Em função do histórico de sinistros ocorridos nesta rota nos últimos 5 anos = 2 casos, a organização irá assumir este risco.

14 Riscos & respostas Não haverá necessidade de reserva de verba extra para contingências, o plano atual suporta o risco. Para implementação do projeto a intervenção do patrocinador na agilidade dos processos burocráticos da empresa será necessária.

15 Conclusão Após os levantamentos dos dados comprobatórios de viabilidade do projeto, sugerimos a empresa JAFAS e o seu operador logístico, que realizem as alterações propostas nas carretas. Pois, pode-se observar que após o levantamento e análise dos dados, os objetivos propostos serão atingidos.


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