A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Máquinas e Equipamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Máquinas e Equipamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Máquinas e Equipamentos
Aula 1 – Equipamentos / Ferramentas Construção Civil

2 INTRODUÇÃO “A arquitetura e a engenharia, atualmente, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário”. “O homem, na pré-história, fez usos de máquinas simples, como rolar uma pedra aplicando uma força de alavanca. Hoje, rolamos cidades inteiras através das forças dos guindastes e gruas modernos que, se analisarmos mais cuidadosamente, funcionam com base nos princípios das máquinas simples”.

3 Máquinas e Equipamentos Manuais
Furadeira - São máquinas operatrizes especializadas em fazer buracos. Existem diversos tipos de furadeiras: Furadeiras manuais - São furadeiras portáteis que se prestam aos mais diversos usos na indústria e no lar. São máquinas extremamente versáteis e leves. Atualmente possuem velocidades variáveis eletronicamente. Servem como furadeiras, esmeratrizes, marteletes, apara fusadeiras além de outros usos.

4 Máquinas e Equipamentos Manuais
Furadeiras horizontais - A nomenclatura é auto-explicativa. Estas máquinas estão montadas horizontalmente, paralelas ao solo e fazem furos longitudinais paralelos ao solo também. Em geral são equipamentos de grandes dimensões que fazem furos de grandes diâmetros em peças pesadas e de difícil manuseio, daí a necessidade de se utilizá-la no sentido horizontal. Furadeiras industriais - São máquinas de grande porte e com muitos recursos, em geral possuem mesas de fixação de peças que se inclinam em diversos ângulos, além de serem mesas coordenadas. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições.

5 Máquinas e Equipamentos Manuais
Furadeiras verticais - São as furadeiras mais comuns encontradas em geral em qualquer estabelecimento metalúrgico. São compostas de uma base de fixação das peças à serem furadas, a qual pode ou não ter uma morsa e uma mesa de coordenadas de deslocamento e inclinação das peças à serem furadas em três eixos. É semelhante a furadeira industrial, a única diferença são os recursos e tamanho do equipamento.

6 Máquinas e Equipamentos Manuais
Betoneira – Equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra. Tempo de mistura – depende do tamanho da betoneira, conforme tabela abaixo:

7 Máquinas e Equipamentos Manuais
Velocidade da mistura – depende também do tamanho da betoneira, conforme fórmula abaixo: Colocação dos materiais 50% da água 50 à 70% dos agregados Cimento Resto dos agregados Resto da água

8 Máquinas e Equipamentos Manuais
Serra Portátil – Usada para pequenos serviços de corte em paredes, ou em telhas pré-moldadas, onde não há necessidade do uso de uma máquina maior, ou o acesso ao local do serviço é restrito.

9 Máquinas e Equipamentos Manuais
Serra de Piso – Equipamento destinado ao corte de pisos de concreto, tanto para juntas de dilatação como para abertura de valetas, instalações industriais, vãos para elevadores, etc. Alguns modelos usam discos com diâmetros de até 42 polegadas, que cortam espessuras de até 45 centímetros.

10 Máquinas e Equipamentos Manuais
Serra de Parede – Para cortes em paredes, vigas ou colunas de concreto, abertura de portas e retângulos para passagem de cabos ou dutos de ar condicionado. Corta paredes verticais ou mesmo diagonais. Pode executar cortes que chegam até a 60 cm de espessura. Algumas serras são totalmente eletrônicas, com avanço controlado por computador, garantindo velocidade e precisão no serviço

11 Máquinas e Equipamentos Manuais
Perfuratriz de Coroa Diamantada – Para perfuração de concreto em lajes, vigas e paredes, para passagem de tubulações em geral. Normalmente utilizada com coroas de até 16 polegadas de diâmetro (podendo, contudo, chegar a diâmetros bem maiores). As coroas diamantadas têm profundidade útil em torno de 40 centímetros, mas com o uso de prolongadores, praticamente não há limitação, sendo que já foram executados furos com até 3 metros de profundidade.

12 Máquinas e Equipamentos Manuais
Demolidor de Pisos – O EZ-Breaker, desenvolvido pela Holemaker Cortes e Furos, é um equipamento de alta capacidade de produção: de um piso de 20cm de espessura consegue-se romper até duzentos metros quadrados em uma hora. A máquina é autopropelida, e tem um mastro de 2,3 metros de altura que acomoda um bloco de 500 kg. Movimentado por um sistema hidráulico, esse bloco bate no piso com uma força de impacto equivalente a 2400Kg em uma área de apenas 10cm2, provocando rachaduras em um raio de 1 metro. O EZ-Breaker é acionado por um motor à gasolina, e o nível de ruído é bem mais baixo que outros sistemas de demolição

13 Veículos Dumper – é um equipamento utilizado para o transporte de materiais, como concreto, terra, entre outros. Também conhecido como dumper ou jeguinho, tem motorização a diesel ou gasolina, podendo ter basculamento por gravidade ou hidráulico. Ideal para o transporte horizontal pode puxar carretas auxiliares e ter acessórios, tais como engates, torres de iluminação, betoneira, misturadores, carregador, etc. As capacidades são variáveis, existindo desde 500 litros até dezenas de toneladas.

14 Veículos Retro-escavadeira – escavadeira é a designação genérica aos vários tipos de máquinas de escavar, de revolver ou remover terra ou de retirar aterro. É também conhecida como escavador, escavadora ou pá mecânica.

15 Veículos Rolo Compressor – equipamento de pavimentação e terraplanagem utilizado na rolagem de solos, e composto de um ou vários cilindros metálicos de grande diâmetro formando rodas, montados sobre um chassi. Exemplo: Rolos Combinados CC 422C - Rolo articulado combinado com a possibilidade de direção pivotada no módulo traseiro (opcional), possibilitando deslocamento lateral de 500 mm. É ideal para compactação de Concreto Rolado, mas também apresenta excelente desempenho na compactação de brita e bases. Possui quatro pneus lisos na parte traseira no lugar do cilindro. As rodas traseiras são tracionadas em pares por motores de tração separados, reduzindo o risco de danos no asfalto, principalmente nas curvas acentuadas.

16 Veículos Motonivelador – Máquina de terraplanagem equipada com uma lâmina móvel de perfil curvo. Exemplo: Motoniveladora Motoniveladora de alto desempenho e elevada produtividade, está equipada com motor de grande potência, elevado torque e baixo consumo. Seu capô basculante, de forma arredondada, proporciona harmonia no design, fácil acesso aos componentes internos e, principalmente, total visibilidade em trabalhos com implementos traseiros. A lâmina central da motoniveladora 845 possui um perfil multirraios (Roll-Away) que permite um corte sem esforço, já que o material cortado é rolado ao invés de empurrado. Assim, os esforços decorrentes são reduzidos e o resultado é a menor demanda de potência, menor consumo de combustível e maior vida útil dos componentes. E ainda, como características de projeto, a motoniveladora 845 possui, além de articulação dianteira, uma cabine ampla, confortável, com comandos e alavancas ergonomicamente posicionados.


Carregar ppt "Máquinas e Equipamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google