A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramenta 5 - álcool, Tabaco e outras drogas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramenta 5 - álcool, Tabaco e outras drogas"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta 5 - álcool, Tabaco e outras drogas
Livro: Projetos COMUNIDADE PRESENTE E PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA SUGESTÕES DE ATIVIDADES PREVENTIVAS PARA HTPC E SALA DE AULA.

2 OBJETIVO: Materiais: Tempo: Público:
Discutir as possíveis linhas de atuação no trabalho de prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Materiais: Quadro Negro ou Flip chart e canetões. Tempo: 2 horas. Público: Educadores.

3 O trabalho com prevenção ao uso de drogas nas escolas / sala de aula
Pergunta para gestor:Como sua escola tem trabalhado o tema Drogas? Pergunta para Professor: Como você tem trabalhado o tema Drogas em suas aulas?

4 A Prevenção ao uso de Drogas
Historicamente existem vários modelos de como se trabalhar na área da prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas.

5 PROMOÇÃO AO ESTILOS DE VIDA ASSOCIADOS À BOA SAÚDE, À ALIMENTAÇÃO BALANCEADA, A EXERCÍCIOS FÍSICOS, à VIDA SEXUAL SEGURA.

6 Entendendo o uso de drogas como uma válvula de escape diante das tensões sociais e priorizando intervenções a partir de atividades culturais e esportivas durante e nos finais de semana.

7 Oferecendo um conjunto de técnicas para fortalecer a autoestima, capacidade de lidar com a ansiedade e resistir pressões do grupo.

8 Como modelos que abordam as drogas apenas do ponto de vista dos efeitos na vida da pessoa ou optam pelo amedrontamento

9 Livro: Uso de Drogas e Prevenção Da desconstrução da postura proibicionista às Ações Redutoras de Vulnerabilidades Autor: SODELLI, Marcelo Editora: IGLU Este livro traz um estudo que propõe uma compreensão, por meio da aproximação do modelo de Redução de Danos e da noção de Vulnerabilidade, do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas como Ações Redutoras de Vulnerabilidade e, assim, pretende desconstruir e superar o modelo Proibicionista. Apresenta também a tese de que o trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas começa com a prevenção na educação infantil e não somente na adolescência e na fase adulta. Discute a necessidade de se formar o professor para executar o trabalho preventivo. Fonte : a obra.

10 O autor propõe diretrizes para um novo modelo preventivo embasado:
- na formação que possibilite maior conhecimento de si, de sua vida, dos problemas do mundo, priorizando em última análise, uma redução dos níveis de vulnerabilidade em relação ao uso nocivo de drogas.

11 Diretrizes preventivas com base nas vulnerabilidades:
Diretrizes individuais (formador e formando): Exemplo: Reconhecer que o objetivo da prevenção não é ditar comportamentos, mas sim contribuir que cada pessoa encontre caminhos para lidar com suas próprias vulnerabilidades... Diretrizes sociais (contexto): Exemplo: Pautar as ações preventivas em objetivos realistas e possíveis de serem alcançados... Diretrizes Programáticas (políticas públicas, e institucionais): Exemplo: Abordar a prevenção ao uso de drogas de maneira ampla, contemplando drogas lícitas e ilícitas...


Carregar ppt "Ferramenta 5 - álcool, Tabaco e outras drogas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google