A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio”"— Transcrição da apresentação:

1 “Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio” Mesa redonda: Toxinologia na Educação Brasileira Coordenador: Prof. Dr. Benedito Barraviera Conferência: Da endogenia à internacionalização de um periódico científico!

2 Videoconferência apresentada ao IX Congresso Brasileiro de Toxinologia realizado em Fortaleza - CE entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 2006. Benedito Barraviera - Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina de Botucatu e Pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - CEVAP - UNESP

3 COMPLEXO CEVAP - 2006

4 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

5 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900

6 Como divulgar todo este conhecimento? 1-Folders e folhetos 2-Apostilas e manuscritos 3-Jornais e revistas de divulgação 4-Vídeos, CDs, DVDs 5-Páginas da Internet 6-Periódico científico

7 Pesquisa no site de busca Google – Toxinology 1-Sociedade Brasileira de Toxinologia (www.sbtx.org.br) 2-International Society on Toxinology (www.toxinology.org) 3-Clinical Toxinology Resources (Adelaide) (www.toxinology.com) 4-Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Toxinology) 5-Clinical Toxinology Network (www.toxinology.net) (Adelaide) 6-Neotropica (http://www.netropica.org/toxinology.htm) 7-Center for Applied Toxinology – apoio FAPESP 8-Dictionary of Toxinology: Natural Toxins and Their Antidotes 9-Journals – Toxinology estão inclusos em Toxicology 10-Toxicon e JVATiTD 11-CEVAP, Instituto Butantan, Instituto Ezequiel Dias, etc..

8 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Rapidez na produção e na distribuição 2-Acessibilidade de qualquer lugar do mundo 3-Custos de assinatura reduzidos 4-Suporte integral à multimídia 5-Suporte a hiperlinks internos e externos 6-Disponibilidade de consulta a todos os volumes (Banco de dados) 7-Disseminação da informação de forma mais rápida e eficiente

9 VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS PERIÓDICOS ELETRÔNICOS 1-Barreiras socioculturais – resistências às mudanças – ler a tela do microcomputador 2-Barreiras econômicas – equipamentos para acesso e armazenamento dos dados 3-Barreiras tecnológicas – velocidade nas redes, dificuldade de visualização de recursos multimídia, etc.

10 HISTÓRICO DAS REVISTAS ELETRÔNICAS -Até o final de 1995 existiam cerca de 100 revistas eletrônicas no mundo. -Abril de 1995: The Journal of Venomous Animals and Toxins foi lançado e distribuído em disquetes de 3.5”. Esta foi a primeira revista eletrônica científica do Brasil sobre Toxinologia. Em 2006 completou 12 anos de existência! Em 1996 a Internet comercial é implantada definitivamente no Brasil! Em 2006 o Google tem indexado 60 bilhões de páginas Web e mais de 10.000 revistas eletrônicas!

11 The Journal of Venomous Animals and Toxins – ISSN 0104-7930 – foi lançado no mercado editorial brasileiro em Abril de 1995. Foi a primeira revista eletrônica científica brasileira dedicada à Toxinologia. É até hoje uma publicação oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP – CEVAP. Inicialmente era uma publicação bianual, escrita em língua inglesa e distribuída em disquetes de 3.5” para 1.600 pesquisadores sócios das Sociedade Brasileira de Toxinologia e International Society on Toxinology.

12 Esta era a capa do The Journal of Venomous Animals and Toxins. O disquete era distribuído no interior da mesma. Vol. 1, No. 2, p.46-97, 1995. O pesquisador imprimia o conteúdo e montava a sua revista em papel!

13 Este era o disquete de 3,5” distribuído no interior da capa. Vol. 5, No. 2, pp. 125-235, 1999.

14 The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de 1998. A partir de 2005 o periódico passou a ser de circulação trimestral. The Journal of Venomous Animals and Toxins foi a primeira publicação eletrônica selecionada e incluída no Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleção completa do periódico está disponível no SciELO desde Novembro de 1998. A partir de 2005 o periódico passou a ser de circulação trimestral.

15 www.scielo.br/jvat

16 A partir de 2000 até 2002 a revista passou a ser distribuída em CD-Rom. O envio pelo correio, dentro do envelope bolha, consumia importantes recursos!

17 A partir de 2003 ampliamos a proposta incluindo as Doenças Tropicais e iniciamos a trimestrali- dade.

18 A partir de 2003 abolimos definitivamente o correio! Abrimos o site: www.jvat.org.br

19 Impacto mensal fornecido pelo Provedor

20

21

22

23

24 A partir de 2003 ampliamos a proposta de semestral para trimestral e iniciamos uma política de internacionalização do periódico

25 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Vivemos no mundo da Velocidade e Visibilidade! O que daria mais velocidade ao progresso da ciência brasileira e mundial ? -Ter todas as revistas científicas disponíveis gratuitamente na Internet (Open Access)! -Ter investimentos para a melhoria das nossas revistas. A principal barreira é do idioma inglês!

26 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES A maioria das Agências brasileiras de fomento são omissas com os nossos periódicos científicos! Elas investem anualmente milhões de dólares na aquisição de periódicos estrangeiros e NÃO investem na melhoria dos produzidos no Brasil! É uma guerra desigual! Na hora da avaliação exige-se impacto dos periódicos nacionais que carecem de investimentos!

27 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES E o pior – compete-se com empresas internacionais (multinacionais) especializadas em divulgar o conhecimento científico! Produzir periódico científico de qualidade no Brasil ainda é feito na base da “PAIXÃO”! Precisamos profissionalizar o sistema mantendo o acesso aberto na Internet para todos. Afinal as pesquisas são financiadas com recursos públicos!

28 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Se quisermos ter um país com ciência competitiva necessitamos de investimentos! The Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases é um periódico eletrônico científico brasileiro de penetração nacional e internacional! Recebemos investimentos anuais da UNESP e do CNPq – CAPES.

29 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Avaliação CAPES – triênio 2004 - 2006 Qualis A Nacional – Farmácia, Medicina II, Medicina Veterinária, Multidisciplinar, Odontologia, Zootecnia e Recursos pesqueiros Qualis A Internacional – Medicina III Qualis B Internacional – Ciências Biológicas I Submeta seus artigos – eles serão sempre Bem- vindos! Visite nosso site – www.jvat.org.br

30 CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES Os Anais deste IX Congresso Brasileiro de Toxinologia estará disponível a partir de 28 de fevereiro de 2007 integralmente no site www.jvat.org.br. Até o final de março de 2007 também no site www.scielo.br/jvatitd. Envie sua contribuição! Valorize o produto nacional de prestígio internacional!

31 Pela atenção, Muito obrigado !!! Benedito Barraviera bbviera@jvat.org.br bbviera@cevap.org.br Esta conferência está disponível no site http://www.barraviera.med.br


Carregar ppt "“Toxinologia da Biodiversidade Brasileira e sua Importância na Inovação Biotecnológica e Geração de Novos Fármacos: um desafio para o terceiro milênio”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google