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USO DO CPAP NASAL DURANTEA REMOÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO “Use of Nasal Continuous Positive Airway Pressure During Retrieval.

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1 USO DO CPAP NASAL DURANTEA REMOÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO “Use of Nasal Continuous Positive Airway Pressure During Retrieval of Neonates With Acute Respiratory Distress” Philip G. Murray, MRCPCH, Michael J. Stewart, FRACP Newborn Emergency Transport Service, Royal Women’s Hospital, Carlton, Victoria, Australia Pediatrics 2008; 121: e754 – e758 Apresentação: Ana Carolina Tardin Martins Coordenação: Alessandra de Cássia Gonçalves Moreira Unidade de Neonatologia do HRAS/SES/DF www.paulomargotto.com.br 22/7/2009 www.paulomargotto.com.br

2 Objetivos  Determinar a segurança e a efetividade do transporte de recém-nascidos e crianças tanto por terra quanto por ar com CPAP nasal como suporte ventilatório através de um grande número de pacientes transportados.

3 Introdução  Existem poucos estudos sobre uso de CPAP nasal em transporte de recém- nascidos ou crianças com desconforto respiratório agudo.  NETS: Victorian Newborn Emergency Transport Service é o maior serviço de transporte de crianças na Austrália. A equipe consiste de um enfermeiro e residente senior de pediatria. Todos os transportes são triados e supervisionados por consultores neonatologistas por telefone.

4 Métodos  Pesquisado através da database dos NETS todos os pacientes transportados com CPAP nasal no período compreendido entre 1º de Janeiro de 2004 a 1º de Novembro de 2005.  Os dados gravados tinham as características clínicas e demográficas desses pacientes.

5  Todos os casos tinham seguimento diário por telefone de uma semana após realizado o transporte, questionados sobre intubação com menos de 24hs do transporte, após, eletivamente ou a não intubação.  Para cada criança transportada, era feita uma avaliação inicial pela equipe, seguida de uma discussão com os consultores para a decisão pelo tipo de suporte ventilatório. Porém, não haviam critérios delimitados para determinar quais crianças usariam CPAP ou VM.  Nenhuma criança recebeu surfactante antes do transporte.

6  Quando iniciada a terapia com o CPAP, era utilizado um período de 10 a 20 minutos de observação antes do início do transporte.  Falha do CPAP foi determinada como: Intubação antes do transporte Intubação durante o transporte Ventilação com balão e máscara durante o transporte SO 2 < 88% sem fornecimento adequado de O 2 (exceto para cardiopatias congênitas) Aumento da TCO 2 > 7mmHG, com TCO 2 no final > 60mmHG  Não foi delimitado valor limite para FIO 2

7 Resultados

8  Razões para intubação pré-transporte: apnéias (3), piora do desconforto respiratório (4) e falha na tolerância ao CPAP (4). 2 crianças não tiveram as causas claras.  Das crianças transportadas com CPAP, 4 falharam devido ao aumento da TCO 2.  Nenhuma precisou de ventilação com balão e máscara.  Das 203 transportadas no CPAP com sucesso, 161 (73%) não precisaram de intubação com 24h de chegada, 27 (13%) precisaram de intubação nas 1 as 24h, 4 (2%) foram intubadas com mais de 24h e 11 (5%) foram intubadas eletivamente para cirurgia.

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12 Discussão  Maior estudo sobre uso de CPAP nasal em crianças em transporte inter- hospitalar  Gasometria não foi avaliada pois não era disponível para todos os pacientes  A duração média do transporte foi de 33min, não podendo então ser aplicado para transportes de longas distâncias

13  O CPAP pareceu ser seguro em transportes terrestres pelo baixo número de aumento da FIO 2 (4%) e aumento da TCO 2 (7%)  4 crianças foram incluídas como falha porque obtiveram aumento da TCO2, porém apenas 1 delas necessitou de intubação – necessidade de gasometria para confirmação.  Poucas crianças transportadas por via aérea

14  A intubação de rotina antes de um transporte é indesejável por muitas razões: A criança é sujeita a um procedimento invasivo Desconfortável Ventilação desnecessária pode causar lesão pulmonar

15  O manejo neonatal pelo ar foi limitado às crianças agudamente enfermas e com baixa idade pós-natal.  A intubação num transporte aéreo pode ser muito difícil tanto em avião quanto em helicóptero devido à falta de espaço  Não foi possível predizer quem necessitaria de intubação pós- transporte.

16 Conclusão  CPAP nasal é efetivo e tem uma aceitável margem de segurança para o transporte terrestre de crianças com desconforto respiratório agudo.  O transporte aéreo é exequível, mas estudos maiores são necessários para se determinar segurança  Estudos adicionais são necessários para se identificar o momento e razões para intubação de crianças transportadas em CPAP nasal.

17

18 FIM


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