A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original."— Transcrição da apresentação:

1 R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.

2 Mas cuidado: resumo não é colcha de retalhos
Mas cuidado: resumo não é colcha de retalhos! Não devemos simplesmente copiar partes do original.

3 Maneira prática de fazer resumo
*Sublinhar os trechos essenciais do texto original *Identificar nesses trechos grifados as idéias principais Se houver alguma palavra desconhecida, descobrir seu significado e anotar no caderno ou em folha à parte Organizar esses trechos, procurando estabelecer relações entre eles

4 *Redigir o resumo com as próprias palavras e sem incluir informações que não existem no original
Revisar o texto e verificar se apresenta correção gramatical, coesão e clareza

5 Pais querem paz em casa; filhos querem os pais
“Ter filhos exige tempo, dedicação, investimento, paciência e esforço. E a falta de tempo para estar com os filhos preocupa muitas mães e pais. Uma delas escreveu perguntando como demonstrar interesse pelas atividades dos filhos se trabalha o dia todo e, quando chega em casa, eles já estão se preparando para dormir; o que não permite que ela tenha, portanto, a chance de participar das brincadeiras deles e de acompanhar as descobertas que eles fazem.

6 Ouvi um pai dizer, certa vez, comentando justamente o que lhe acontecia quando chegava em casa à noite, depois do trabalho, que, nessa hora, tudo o que ele queria era paz, enquanto tudo o que os filhos queriam eram pais. Pois é, isso nos faz pensar que, talvez, a falta de tempo para os filhos seja resultado não apenas do acúmulo de tarefas mas também da falta de prioridade.

7 Todo mundo já ouviu dizer que, para o filho, importa muito mais a qualidade do tempo que seus pais dedicam a ele do que a quantidade. É verdade: 15 minutos de convivência com o filho são muito mais importantes tanto para a educação quanto para o afeto do que meio dia juntos sem o foco estar dirigido ao relacionamento entre eles. O problema, hoje, é que esses 15 minutos não têm recebido a atenção necessária dos pais.

8 Quantas vezes, no pouco tempo que passam com os filhos, os pais escutam o que eles falam sem ouvir, respondendo-lhes apenas com um ‘hã, hã’? Quantas vezes, nesses 15 minutos, os pais se dirigem ao filho sem ao menos olhar para o rosto dele? Quantas vezes, nesses 15 minutos, os pais não atendem mil telefonemas, muitas vezes para falar de trabalho?

9 E mais: muitos pais abrem mão de colocarem limites e se serem firmes com as regras estabelecidas para os filhos nesse período de 15 minutos porque acreditam que essa atitude prejudica a qualidade do pouco tempo que passam com eles. Ao contrário! Já que os pais têm pouco tempo, precisam aproveitá-lo para dirigir o processo educativo dos filhos. Não é se passando por ‘bonzinho’ que se constrói um tempo de qualidade com o filho!

10 E no fim de semana? Será que os pais se lembram de dedicar pelos menos uma parte do tempo que têm disponível para acompanhar o filho em atividades do interesse dele? E, ao ver televisão ou na hora do jantar, por exemplo, dirigem-se a ele e buscam seus comentários? Ao conversar a respeito da escola e dos estudos, lembram-se de reconhecer os avanços que ele conseguiu, de fazer perguntas específicas que demonstrem estar a par dos conhecimentos?

11 Esses são apenas alguns exemplo que mostram o quanto podem passar despercebidos dos pais momentos que poderiam ser dedicados à convivência com os filhos, mas que ficam perdidos por causa do cansaço, do estresse, das atividades múltiplas que os pais têm de realizar. Seria bom aprender a respeitar esses 15 minutos.” (Rosely Sayão – Folha de SP)

12 Resumo do Texto Conscientes de que não estão se dedicando a seus filhos como deveriam, muitos pais e mães andam preocupados. Alegam falta de tempo, mas o problema pode estar em não priorizar o momento com os filhos. Estes, por sua vez, valorizam a qualidade do contato com os pais, e não a quantidade. Importa mais a qualidade com que os pais se dedicam aos filhos do que o tempo em que ficam com eles.

13 Os pais não compreendem isso
Os pais não compreendem isso. Muitos, quando ficam com os filhos, acabam lhes dando liberdade total, imaginando que assim estão oferecendo qualidade. Mas não estão. É preciso que os pais fiquem atentos para evitar que, por causa de problemas de cansaço, estresse, acúmulo de atividades, passem despercebidos alguns momentos que para os filhos podem ser valiosos.


Carregar ppt "R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google