A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série
Prof: Alexsandra Ribeiro Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série

2 GIMNOSPERMAS CARACTERÍSTICAS
Produção de sementes nuas, isto é, não protegidas por frutos. Primeiras traqueófitas que não dependem da água para reprodução. São plantas vasculares, com raiz, caule e folhas. * A novidade é a presença de ramos no caule com folhas especializadas na produção de esporos, que germinam na própria planta e originam gametófitos. As sementes são produzidas em estruturas conhecidas como cones ou estróbilos.

3 As mais conhecidas são as do grupo CONÍFERAS.
GIMNOSPERMAS As mais conhecidas são as do grupo CONÍFERAS. Formam grandes árvores, como pinheiros, ciprestes, sequóias, pau-brasil. São árvores de grande porte, tronco espesso e muitos galhos, com folhas longas e finas (acículas), ou curtas e espessas em formas de escamas.

4 Coníferas como exemplo de gimnospermas
A independência da água para a reprodução sexuada está relacionada ao surgimento dos grãos de pólen, do tubo polínico, dos óvulos e das sementes. Os grãos de pólen têm envoltório resistente abrigando as estruturas que formam os gametas masculinos, chamados células espermáticas O óvulo não é o gameta feminino. É uma estrutura que abriga os elementos formadores do gameta feminino: A OOSFERA

5 Coníferas como exemplo de gimnospermas
No óvulo o grão de pólen germina, formando o TUBO POLÍNICO, que leva o gameta masculino até o gameta feminino. Após a fecundação, o óvulo transforma-se em semente. Na araucária a semente é conhecida por pinhão, e o estróbilo feminino é denominado pinha.

6 Ciclo de vida das gimnospermas

7 GIMNOSPERMAS- representantes
Ginkgo biloba A folha tem forma de leque. Planta-se com freqüência em parques e jardins, como árvore ornamental. Desde tempos muito remotos, é conservada como árvore sagrada nos jardins dos templos chineses.

8 GIMNOSPERMAS- Representantes
Cicas Plantas encontradas principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Gimnospermas primitivas, têm sementes expostas em estruturas semelhantes a pinhas, que se formam no ápice. São plantas de folhas perenes e folhagem atrativa. Muitas delas são cultivadas com ornamentais. São tóxicas e carcinogênicas.

9 GIMNOSPERMAS- Representantes
Coníferas Abrigam cerca de 614 espécies, contidas em cerca de 50 gêneros. Habitam principalmente regiões temperadas. A conífera mais conhecida é o pinheiro do gênero Pinus. A espécie mais numerosa é a sequóia. Outras coníferas bem conhecidas são os ciprestes e as araucárias.

10 ANGIOSPERMAS Características
Atualmente são conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos. As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.

11 ANGIOSPERMAS O surgimento das flores garantiu de modo eficiente a reprodução sexuada. O surgimento dos frutos protegendo ainda mais as sementes garantiu grande eficiência na dispersão dessas plantas no ambiente terrestre. São angiospermas: coqueiros, laranjeiras,bananeiras e muitas outras plantas.

12 AS FLORES As flores completas são formadas por pedicelo ou pedúnculo e um receptáculo onde se inserem os verticilos florais, que são: Cálice: conjunto de sépalas, geralmente verdes; Corola: conjunto de pétalas; Androceu: formado pelos estames (constitui o sistema reprodutor masculino); Gineceu: formado pelo pistilo (constitui o sistema reprodutor feminino)

13 Há flores que apresentam apenas o androceu ou apenas o gineceu.
AS FLORES As sépalas e as pétalas são folhas modificadas e estéreis; o conjunto cálice-corola é denominado perianto. O estame e o pistilo são folhas modificadas que produzem os elementos responsáveis pela reprodução sexuada Há flores que apresentam apenas o androceu ou apenas o gineceu. A maioria são hermafroditas. Mas há mecanismos que dificultam a autofecundação, o que garante o aumento da variabilidade genética

14 PISTILO Formado por folhas modificadas chamadas de carpelos, que se fundem originando uma porção basal dilatada, denominada ovário, e uma porção alongada, o estilete, cujo ápice é o estigma.

15 POLINIZAÇÃO Pode ocorrer pelo vento, ou por meio de animais e o grão de pólen atinge o estigma da flor. Nas gimnospermas a polinização ocorre sempre pelo vento, e o grão de pólen atinge a micrópila do óvulo.

16 MODOS DE POLINIZAÇÃO Anemofilia
Polinização pelo vento. As plantas anemófilas geralmente têm flores pequenas, pouco atrativas e sem nectários. Produzem grande quantidade de grãos de pólen. Os estigmas são longos e geralmente ramificados. Entomofilia, Ornitofilia, Queropterofilia Polinização por insetos, aves e morcegos. Nestes casos as flores possuem nectários desenvolvidos e glândulas odoríferas para atrair os animais. As flores polinizadas por insetos e aves também são vistosas.

17 ANEMOFILIA

18 Entomofilia

19 Germinação do grão de pólen e fecundação
Quando o grão de pólen cai no estigma de uma flor, ocorre a sua germinação: o grão de pólen hidrata-se, formando o tubo polínico. O tubo polínico cresce, penetrando no estilete em direção ao ovário. A célula geradora migra para o tubo polínico e se divide por mitose, originando duas células espermáticas(n), que são os gametas masculinos. O tubo polínico penetra no óvulo através da micrópila. O núcleo da célula vegetativa degenera. Ocorre dupla fecundação. Em cada óvulo um dos núcleos espermáticos funde-se com a oosfera, formando um zigoto diplóide. O outro núcleo espermático funde-se com os núcleos polares, dando origem a um núcleo triplóide.

20 Formação da semente e do fruto
O zigoto sofre várias divisões mitóticas, dando origem ao embrião. O núcleo triplóide por mitose origina o endosperma ou albume. O endosperma secundário é um tecido exclusivo das angiospermas. Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo concentram nutrientes e perdem muita água, enquanto os envoltórios do óvulo tornam-se impermeáveis. A partir daí a estrutura toda passa a ser chamada de semente. A semente é o óvulo fecundado e desenvolvido. A medida que a semente se forma, a parede do ovário também se desenvolve, dando origem ao fruto.

21 Ciclo de vida de um angiosperma

22 Angiospermas Esporófito (2n): indivíduo mais desenvolvido.
Gametófito masculino (n): grão de pólen e tubo polínico. Gameta masculino (n): células espermáticas. Gametófito feminino (n): saco embrionário. Gameta feminino (n): oosfera. Óvulo: esporângio envolto por tegumento. Semente: óvulo fecundado e desenvolvido. Fruto: ovário desenvolvido.

23 Grupos de angiospermas
Monocotiledôneas Dicotiledôneas

24


Carregar ppt "Cap. 7 – Gimnospermas e Angiospermas – 7ª série"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google