A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões."— Transcrição da apresentação:

1 LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA

2 Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões que nos rodeiam Cidadania é participação

3 Cidadania é participação. Esta participação exige informação, compreensão da realidade, tendo em conta as suas representações e as dos outros

4 “A Geografia na formação dos cidadãos é, não só o caminho para amar a Terra e os lugares como para o conhecimento do eu e do outro: nas suas múltiplas dimensões – do quem, do como, do quando e do onde. “ GASPAR, Jorge, ( 2000), Apogeo (19-10) - geógrafo

5 “(...) as sociedades e as comunidades estabeleceram-se e viveram no tempo e no espaço, em diversas escalas e a diferentes ritmos. Ontem, como hoje. Não flutuam, ou flutuaram, em universos abstractos. Viveram, trabalharam e produziram num determinado território.” LEMOS, Francisco Sande, ( 2000), Apogeo (19-10) - arqueólogo

6 “Do meu primeiro dia de aulas só me lembro que levei comigo uma boneca que não pude levar no dia seguinte(...). À medida que íamos chegando entrávamos para uma enorme sala que tinha dois pólos de atracção: as janelas que davam para o jardim e os mapas que cobriam as paredes. Eu já tinha visto mapas em livros mas não mapas tão grandes como os que havia no colégio. Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...) Os nossos dias começavam por uma hora de estudo que eu ocupei sempre a olhar para os mapas (...) De facto, durante anos e anos aquelas imagens fascinaram-me e ainda me fascinaram mais quando comecei a ler: Índia, China, Pacífico, África, Oceânia. (...) ANDERSEN, Sophia de Mello Beryner, ( 2000), Apogeo (19-10) - escritora

7 Onde? Como? Quando? Porquê? AS PAISAGENS

8 Onde? Como? Quando?Porquê? AS REPRESENTAÇÕES DO MUNDO

9 Onde? Como? Quando? Porquê? AS PESSOAS E OS LUGARES

10 Cada cruz representa um imigrante morto, ao tentar atravessar a fronteira do México para os EUA Onde? Como? Quando? Porquê? AS DESIGUALDADES ESPACIAIS

11 Onde? Como? Quando? Porquê? OS CONFLITOS

12 Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS NATURAIS

13 Onde? Como? Quando? Porquê? OS FENÓMENOS SOCIAIS E HUMANOS

14 “Todo o estudo da Geografia começa com alguém, nalgum lugar à superfície terrestre, partindo à descoberta do onde e do porquê de uma ou mais componentes da paisagem.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

15 Onde? Como? Quando? Porquê?

16 “Compreender e conhecer as paisagens é construir modelos conceptualizados dos territórios observados e estudados. Mas só é possível conhecer as diferentes componentes da paisagem se elas forem relacionadas entre si e se reconhecer que o conhecimento do Mundo resulta do comportamento de cada indivíduo, em sociedade e em interacção com o meio natural.” CÂMARA, Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

17 Onde? Como? Quando? Porquê?

18 “O cidadão geograficamente competente é aquele que possui o domínio das destrezas espaciais e que o demonstra ao ser capaz de visualizar espacialmente os factos, relacionando-os entre si, de descrever correctamente o meio em que vive ou trabalha, de elaborar um mapa mental desse meio, de utilizar mapas de escalas diversas, de compreender padrões espaciais e compará-los uns com os outros, de se orientar à superfície terrestre. É também aquele que é capaz de interpretar e analisar criticamente a informação geográfica e entender a relação entre identidade territorial, cultural, património e individualidade regional.” CÂMARA, Ana Cristina et alli (2001), Geografia. Orientações Curriculares para o 3º ciclo

19 Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS – REPRESENTAÇÕES QUE NOS DÃO RESPOSTAS

20 Onde? Como? Quando? Porquê? MAPAS MENTAIS E DIAGRAMAS: OUTRAS FORMAS DE LER A REALIDADE

21 Onde? Como? Quando? Porquê?

22 Onde? Como? Quando? Com que impactos? ESPAÇOSESPAÇOS TERRITÓRIOSTERRITÓRIOS CONFLITOSCONFLITOS P e s s o a s


Carregar ppt "LITERACIA GEOGRÁFICA E CIDADANIA. Cidadania é um conceito estruturado em torno da nossa maneira de estar e do modo como nos envolvemos com as questões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google