A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da evolução da informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da evolução da informática"— Transcrição da apresentação:

1 História da evolução da informática
O Ábaco – o 1º a fazer cálculos matemáticos ( permite executar cálculos, deslizando um conjunto de rodas num eixo). Pascal – em 1642 inventa a primeira maquina verdadeiramente “veloz” e sem “erros” ( usava oito discos móveis que permitia efectuar somas até oito dígitos) Leibniz – 1694 melhorou o invento de Pascal de modo a permitir fazer multiplicações, divisões e raízes quadradas ( também funcionava com discos e rodas dentadas. Aritmómetro de Colmar – 1820 maquina capaz de executar as 4 operações aritméticas ( foi largamente utilizado na 1ª guerra d Mundial) Charles Babbage – 1822 o verdadeiro pai do computador inventa uma maquina mecânica de calculo capaz de efectuar sequencias de operações aritméticas sobe o controlo de orifícios perfurados em cartões ( através de rodas dentárias), imprimindo, depois os resultados obtidos. Máquina de tabulação de hollerith – 1890 aperfeiçoou a técnica de cartão perfurado dando origem ás maquinas de tabulação ( esta máquina permitiu realizar a contagem de um censo nos EUA apenas em 6 semanas). Este evento foi produzido em serie, pela tabulating machine company, que mais tarde, associou-se a outras empresas e que deu origem á Internacional Business Machines Corporation (IBM)

2 Precursores, Protótipos e Gerações
1º geração (1943 a 1959) – computadores construídos a válvulas electrónicas. Utiliza um código binário, são de difícil programação e sendo gigantescos, consomem imensa energia. O UNIVAC 1 é um exemplo, incapaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo ( funciona de forma sequencial, executando uma nova tarefa só depois de acabar a anterior). Harvard Mark desenvolvida por Howard H. Aiken e com o apoio da IBM cria-se a 1º maquina que conseguia executar longos cálculos automaticamente ( apenas começou a trabalhar em 1943 e, era uma máquina gigantesca e pouco prática. ENIAC – 1646 construído o 1º computador electrónico, para o exercito dos E.U.A , a sua principal aplicação foi para cálculos balísticos, sempre que efectua-se uma nova operação tinha que se reprogramar , o que poderia demorar alguns dias. EDVAC – º computador com armazenamento eterno de um programa. UNIVAC – primeiro computador a ser produzido comercialmente.

3 2 º Geração a 1964, os transístores que vem substituir as válvulas. Mais pequeno com correntes eléctricas de menor intensidade, melhor processamento LARC primeiro computador a ser construído. Substitui a linguagem máquina pela a linguagem Assembler e o código Binário por códigos abreviados. Já incluía periféricos com impressoras, fitas magnéticas, armazenamento em disco, memórias, sistemas operativos e programas armazenados ( ex: IBM que deu origem ao aparecimento da linguagem de programação COBOL e FORTRAN. Substituíram o código binário por palavras, frases e formas matemáticas, sendo a sua utilização e programação mais simples.) 3º Geração (1965 a 1974) o circuito integrado , combinação de 3 componentes eléctricos num pequeno disco. Redução do tamanho dos computadores e do seu consumo, linguagem de programação mais sofisticada e vários sistemas operativos. ( mais potentes e maior velocidade de processamento, ou seja realizam várias tarefas simultaneamente 1964 sistema 360, família de 6 computadores e 40 periféricos que podiam trabalhar interligados. Kurtz e Keremy criaram a linguagem BASIC. Seymour Cray desenvolveu o super computador CDC 6600 1968 surge o CDC 7600 1969 os programadores de AT&T desenvolveram o sistema operativo UNIX

4 4ª Geração – Inicio em 1971, circuito integrado ( chip), unidade de controlo, unidade aritmética e lógica no mesmo circuito , componentes da UCP ( CPU) Nascimento do micro processador e programação como, BASC, PASCAL e ALGOL. 1971, John Blankendaker criou o primeiro computador pessoal o Kenbak. PET commodore Apple II Sinclair zx80 IBM PC Osborne I Macintosh Amiga 100 Power Book 5º Geração – esta ligado ao estudo da inteligência artificial, sendo esta a nossa geração, em que os avanços são cada vez maiores não podendo definir esta geração dado que ainda está por nascer.

5 O seu uso primordial e actual
“Os computadores estão presentes nas mais variadas esferas da actividade social” Os computadores automáticos, especialmente os digitais, vêm modificando profundamente todos os sectores tornando-os mais eficientes, alterando os métodos de trabalho tradicionais. No campo cientifico e técnico tem havido um grande impacto, permitiram resolver problemas ditos e irresolúveis. Futuramente o computador influenciará a maneira de agir e pensar da sociedade tendo já trazido alguns problemas tais como de cidadania e privacidade. Tem lançado pontes entre países no conhecimento e aumento de avanços tecnológicos.

6 Uso pessoal e prefissional
Tem sido imprescindivel o uso de informática na realização de tarefas desde as mais básicas ás de dificil ascensão. A sua evolução cresce a cada dia, e a presença desse conhecimento faz-nos aproximar de um real. É como uma pacote de informações provenientes de vários fontes e obtidos de diversos metodos. O acompanhamento dessa evolução técnologica desperta dessa maneira a sua utilização racional nas novas eras.

7 Vantagens e desvantagens
A promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica. É uma processo muito utilizado em casa, trabalho e entre outros. Por exemplo num telejornal a informação chega a muitos lados graças as redes de comunicação, graças as redes de computador.

8 Trabalho efectuado por: Ana Rosa Denise Patricia Reis Sérgio Sónia


Carregar ppt "História da evolução da informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google