A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Edley www.professoredley.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Edley www.professoredley.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Edley

2 Detalhe da faixa central do Estandarte de Ur – Painel “Guerra”.
Povos da Mesopotâmia Detalhe da faixa central do Estandarte de Ur – Painel “Guerra”.

3 Palavra de origem grega que significa ‘entre rios’.
Entre o Tigre e o Eufrates Na planície fértil localizada entre os rios Tigre e Eufrates se instalaram muitos povos, entre eles os sumérios, um dos primeiros a desenvolver a escrita. Mesopotâmia Palavra de origem grega que significa ‘entre rios’. O território recebe esse nome por estar localizado em um vale entre os principais cursos de água do local: os rios Tigre e Eufrates. Até 8500 a.C., era habitada por povos nômades. Nos séculos seguintes, foi alvo de disputas territoriais, sendo dominada por sumérios, acadianos, hititas, assírios, caldeus e babilônios. Os sumérios foram os primeiros a se fixar na Babilônia em 8500 a.C. e desapareceram por volta de 1900 a.C.

4 A Mesopotâmia

5 A Chegada dos Sumérios A análise de resquícios deixados pelos sumérios levou os historiadores a acreditar que os mesopotâmicos eram povos descendentes dos nômades e teriam herdado o costume de criar cabras e carneiros, dos quais extraíam os principais elementos de sua alimentação. Painel “Paz” do Estandarte de Ur: na parte inferior, servos guiam o gado e transportam fardos atados com cilhas à cabeça, ao jeito dos trabalhadores curdos. Na parte central, pastores com vitelos e carneiros. Ao alto, um banquete com o rei, a corte e músicos.

6 Diques, Açudes e Canais Para aproveitar a fertilidade do solo da Mesopotâmia, os sumérios executaram grandes obras hidráulicas capazes de controlar o volume de água dos rios Tigre e Eufrates: diques foram erguidos para controlar as cheias; canais de irrigação foram abertos para levar a água a regiões mais distantes; e açudes foram criados para garantir o abastecimento de água à população. O controle das enchentes possibilitou o desenvolvimento e a expansão da agricultura.

7 As Primeiras Cidades A expansão agrícola possibilitou o desenvolvimento comercial e o surgimento de novas ocupações entre os sumérios. Surgiram comerciantes, artesãos, pessoas encarregadas do transporte de mercadorias e soldados. As aldeias começaram a crescer e, em cerca de 4000 a.C., algumas haviam se transformado em grandes cidades. Entre as primeiras cidades da Mesopotâmia estão Ur, Uruk, Nippur e Eridu. Como medida de proteção, foram construídas muralhas em torno das cidades, já que naquela época as invasões eram constantes, assim como as guerras pela disputa do domínio na região.

8 Reis e Sacerdotes Entre os sumérios, algumas pessoas ̶ como as mais idosas, as mais ricas e os líderes guerreiros ̶ acabavam adquirindo prestígio social e assumindo a liderança de uma cidade. Com o tempo, entre as lideranças, uma pessoa se destacou e assumiu o status de rei. As cidades sumérias eram consideradas cidades-Estados, ou seja, não estavam unificadas em torno de um poder central. O líder de uma cidade só exercia seu poder dentro dela. Rei homenageado em um banquete. Detalhe da faixa superior do Estandarte de Ur – Painel “Paz”.

9 Reis e Sacerdotes Era comum entre os sumérios os líderes políticos também ocuparem o papel de chefes religiosos. Esses povos eram politeístas e acreditavam em mais de 3 mil deuses. Cada cidade suméria tinha seu deus protetor. Na sociedade suméria a religião tinha o papel fundamental de explicar os fenômenos naturais, sempre atribuídos às vontades divinas. Fragmento de uma estatueta de 3000 a.C. representando um sacerdote sumério.

10 na cidade de Ur, cerca de 2090 a.C.
Reis e Sacerdotes Os templos (zigurates) eram construídos nas cidades para homenagear os deuses e também como forma de ostentação de poder e riqueza. Eles também eram uma instituição controladora da produção agrícola. Os sacerdotes eram responsáveis por administrar os templos, adquirindo assim, grande influência e muitos privilégios. Zigurate construído por ordem do rei sumério Shulgi em homenagem a Nanna, deus da Lua, na cidade de Ur, cerca de 2090 a.C.

11 De Olho nos Astros Por estarem preocupados em entender os desejos divinos, os sacerdotes passaram a estudar o céu. A acumulação de informações sobre os astros e fenômenos celestes permitiu que os sumérios elaborassem um calendário baseado nas fases lunares. Quando os sumérios perceberam que uma posição dos astros no céu levava aproximadamente 360 dias para se repetir, associaram o movimento a uma esfera e a dividiram em 360 partes. Esse divisão é utilizada até hoje na medição de ângulos. Os sumérios tinham um sistema numérico por base 60. Com ele estabeleceram a contagem de tempo, na qual uma hora durava 60 minutos e, um minuto, 60 segundos. Exatamente como fazemos hoje.

12 A Escrita Cuneiforme A necessidade de registrar suas atividades comerciais levou os sumérios a inventar, por volta de 4000 a.C., um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo. As primeiras anotações eram feitas com hastes de bambu em placas de argila úmida. Havia símbolos para cada palavra, que depois foram substituídos por pictogramas que representavam sons da língua falada. Tablete com escrita cuneiforme sumeriana com anotações de transação comercial, do século XXI a.C. ou XX a.C.

13 A Escrita Cuneiforme Os escribas eram responsáveis pelas anotações e aprendiam a “escrever” nas edubbas. As edubbas eram escolas que funcionavam ao lado dos templos e do palácio real. Elas se espalharam pela Mesopotâmia, difundindo as línguas faladas na região. A língua acadiana – derivada do sumério – tornou-se a língua oficial e diplomática dos povos da Mesopotâmia. Assim como as línguas, a escrita cuneiforme também se espalhou pelo continente africano, e foi utilizada no Oriente Médio até os primeiros tempos da Era Cristã.

14 Sargão e Hamurábi Após passar por um período de muitas guerras, as cidades-Estados sumérias começaram a enfraquecer. Por volta de 2350 a.C., os acadinos – povo da região central da Mesopotâmia – dominaram os sumérios sob o domínio do rei Sargão. Pela primeira vez as cidades-Estados foram unificadas, o que deu início ao Primeiro Império Mesopotâmico. Máscara mortuária de um governante acadiano, possivelmente Sargão, feita em bronze, entre 2334 a.C. e 2154 a.C.

15 Sargão e Hamurábi Nos séculos seguintes, diferentes povos dominaram a Mesopotâmia. Por volta de a.C., os amoritas se instalaram na região e adotaram a cidade de Babilônia como capital. Hamurabi foi um dos reis amoritas e governou entre a.C.e 1750 a.C. Estela, em basalto negro, originária da Babilônia, encontrada em Susa, no atual Irã. No detalhe, aparece a imagem de Hamurabi em pé diante do deus Sol Shamash.

16 Sargão e Hamurábi Hamurani reuniu as leis e sentenças vigentes em um dos mais antigos códigos de leis conhecidos: o Código de Hamurabi. O código aborda questões variadas, em quase 300 itens relacionados à propriedade, ao comércio, aos escravos e estabelecia penas por crimes de roubo e assassinato. As leis do Código de Hamurabi ficavam expostas em local público, para que todos pudessem ter acesso a elas. A estela com o Código de Hamurabi atualmente está exposta no Museu do Louvre, Paris, França.

17 Enquanto Isso... Enquanto os mesopotâmicos desenvolviam a escrita cuneiforme, os chineses faziam seus registros em cascos de tartarugas. Alguns especialistas acreditam que a escrita tenha surgido na China há 8,5 mil anos, 2 mil anos antes dos escritos mesopotâmicos. Carapaça da tartaruga com inscrições de chinês antigo, utilizada como oráculo.

18 Referência Bibliográfica
Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

19 Professor Edley


Carregar ppt "Professor Edley www.professoredley.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google