A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição?
POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes – nº12

2 SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO!
A POLUIÇÃO A poluição é um problema que afecta toda a sociedade e o equilíbrio de todo o planeta. A saúde do Homem é muito prejudicada pela poluição, e as crianças são as mais afectadas: na Europa, uma em cada sete crianças é asmática.

3 SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO!
A POLUIÇÃO NO MUNDO A poluição ataca todo o mundo. Os produtos químicos originados e libertados num país poderão contaminar outros países. Os poluentes são transportados pelo vento ou pelas correntes oceânicas e os que são produzidos nas faixas agrícolas e industriais da América do Norte e da Europa poderão atingir as zonas mais remotas da Terra. A poluição não é um facto novo. Foi reconhecida como um problema, após a Revolução Industrial, quando o fumo e a fuligem das chaminés das fábricas eliminaram muitos seres vivos, incluindo pessoas. As zonas sem fumo ajudaram a resolver este problema mas, nos anos 60, muitas mais formas de poluição começaram a ser admitidas. Na conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente, em 1972, em Estocolmo, todas as nações do mundo concordaram em tentar resolver a questão. Porém, ainda hoje estão em circulação esses primitivos poluentes químicos perigosos e muitos outros novos, em quantidades aflitivamente elevadas, que constituem uma ameaça para a vida selvagem em todo o planeta.

4 TIPOS DE POLUIÇÃO Existem vários tipos de poluição, que são:
SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO! TIPOS DE POLUIÇÃO Existem vários tipos de poluição, que são: Poluição visual; Poluição sonora; Poluição da água; Poluição do solo; Poluição luminosa; Poluição atmosférica. Poluição Sonora Poluição da água

5 Como é a relação do Homem com o ambiente?
SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO! Como é a relação do Homem com o ambiente? As actividades humanas alteram o equilíbrio do meio ambiente. Dessas actividades resulta: a poluição, que atinge o solo, a água e o ar; a poluição sonora, que prejudica o bem-estar e a saúde; o esgotamento de alguns recursos naturais

6 Quais são as consequências da poluição?
SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO! Quais são as consequências da poluição? As consequências da poluição são: Afecções respiratórias, como por exemplo a asma; Diminuição da camada de ozono, que com isso traz o cancro de pele, ondas de calor, incêndios florestais, etc.; A acumulação de lixos favorece o aparecimento de microrganismos e de animais que são veículo de muitas doenças; A água é um veículo de muitos microrganismos, por isso, tem de ser tratada para poder ser utilizada pelo Homem. Em vários locais do mundo, as pessoas são contaminadas com doenças mortais, como a cólera, por contactarem com águas poluídas; As águas de esgotos e residuais afectam a qualidade da água e a fauna aquática.

7 Como reduzir os efeitos da poluição?
SOS! O PLANETA ESTÁ EM PERIGO! Como reduzir os efeitos da poluição? Há muito a fazer para reduzir a poluição. Só com a colaboração de todos se poderá superar este problema social: Casa com painéis solares: É urgente desenvolver formas de aproveitar as fontes de energia renováveis, com o sol e o vento, de modo a torná-las disponíveis e baratas; Plantação de árvores: É urgente reflorestar, pois a floresta leva muitos anos a recompor-se e só assim se evita a desertificação; Ecoponto: É urgente que todas as pessoas separem o lixo e utilizem correctamente os ecopontos . Separa para valorizar; Estação de tratamentos de águas residuais (ETAR): É urgente que acabem os despejos de águas contaminadas nos rios e que cada um de nós tome medidas para poupar água; Edifícios cedidos aos habitantes de um antigo «bairro de lata»: É urgente que todas as pessoas vivam em habitações condignas, com boas condições de higiene.

8 Poluição da água: As tartarugas, devido à poluição da água, morrem sufocadas, porque confundem sacos plásticos com algas e tentam come-los. Poluição luminosa: Há pessoas, que nas cidades, têm dificuldade em dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do jardim do vizinho, lhes entra pela janela do quarto e se torna incomodativa. Um estudo patrocinado pela OMS revelou que morrem anualmente na Europa cerca de 100 mil crianças e adolescentes, até aos 19 anos, devido à poluição do ar, ao consumo de água imprópria e à contaminação por chumbo. Diário de Notícias, 30/06/2004 (adaptado)

9 FIM


Carregar ppt "Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google