A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13

2 Método de avaliação Trabalho: Criação de um Projeto/Empresa, considerando a avaliação da viabilidade econômica e financeira do mesmo. Nota final = T+P; onde T=70% e P=30% Lista de presença: Preferencialmente ao final da aula. e-mail: rene.sanches@globo.com

3 Fase do projeto: Um conjunto de atividade logicamente relacionada que culminam com a entrega de um produto mensur á vel, tang í vel, resultado ou item que deve ser produzido. Stakeholders: São indiv í duos ou organiza ç ões que estão envolvidas ativamente no projeto ou talvez sejam impactados pelas atividades do projeto. Este impacto pode ser tanto positivo quanto negativo, afetando os stakeholders com o resultado da execu ç ão do projeto. Participantes: Gerente e equipe de projeto, fornecedores, empreiteiros, especialistas, agências reguladoras etc. Conceitos

4 Características de um projeto Empreendimento não repetitivo – é um evento que não faz parte da rotina da empresa. É algo novo para as pessoas que irão realizar; Sequência clara e lógica de eventos – o projeto é caracterizado por atividades encadeadas logicamente de modo a permitir que, durante a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos; Início, meio e fim – todo o projeto respeita um determinado ciclo de vida, isto é, tem uma característica temporal. Muitas vezes o término de um projeto coincide com o início de outro.

5 Características de um projeto Objetivo claro e definido – ao se iniciar um projeto, é de fundamental importância que se saiba onde se quer chegar, qualquer caminho parecerá poder atendê-lo e, a possibilidade de fracasso torna- se muito mais elevada; Conduzido por pessoas – o cerne fundamental de qualquer projeto é o homem. Sem ele, o projeto não existe, mesmo que se disponha de modernos equipamentos de controle e gestão; Parâmetros pré-definidos – todo projeto necessita ter estabelecidos valores para prazos, custos, pessoal, material e equipamentos envolvidos, bem como a qualidade desejada para o projeto.

6 Exemplos de projetos Como exemplo de projetos podemos citar: Montagem de uma empresa; Informatização da empresa ou de um determinado setor; Instalação de uma nova planta industrial; Reestruturação de um setor da empresa; Construção de uma casa; Realização de uma viagem; Etc.

7 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Integrações Gerenciamento de Escopo Gerenciamento de Tempo Gerenciamento de Custos Gerenciamento de Qualidade Gerenciamento de Recursos Humanos Gerenciamento de Comunicação Gerenciamento de Riscos Gerenciamento de contratos Gerenciamento FINANCEIRO! etc

8 SOBRE O PROJETO A SER APRESENTADO - Início - Planejamento - Execução - Controle - Resultados - Finalização do Projeto

9 SOBRE O PROJETO A SER APRESENTADO - Objetivo do negócio; - Contratantes e/ou Compradores da produção ou serviço (Mercado a ser explorado, de forma bem definida, foco.); - Principais fornecedores (riscos envolvidos) - Mão de obra (especializada ou não, custo médio com tributos); - Prazo estimado para retorno do investimento; -Custos marginais do projeto: Abertura da empresa, Consultores, Seguro, Legal, contabilidade, etc.; - Investidores & Financiamentos

10 SOBRE O PROJETO A SER APRESENTADO - LEVANTAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES: INICIAR COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES QUE POSSAM INTERFERIR COM A “VIABILIDADE DO PROJETO”; - FONTES DE CAPITAL UTILIZADAS NO PROJETO; - CÁLCULO DO CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL UTILIZANDO O MÉTODO WACC – WEIGHT AVERAGE CAPITAL COST; -CONCLUSÕES SOBRE A VIABILIDADE DO PROJETO (Pontos positivos e negativos); -BIBLIOGRAFIA E FONTES DE INFORMAÇÕES UTILIZADAS.

11 SOBRE O PROJETO A SER APRESENTADO - Plano de investimento (Planilha de investimentos) - WACC (“Weighted Average Cost of Capital”): Custo Médio Ponderado do Capital de uma empresa (CMPC).


Carregar ppt "Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google