Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SUBSTANTIVO
2
Substantivos são palavras variáveis que designam seres – visíveis ou não, animados ou não -,ações, estados, sentimentos, desejos, ideias. AMOR
3
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às pessoas Elisa Marcos
4
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: às qualidades A beleza das flores. A grandeza do mundo.
5
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos sentimentos A amizade. O amor.
6
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos objetos Os tênis. A caixa.
7
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: aos lugares. O aeroporto. A lanchonete.
8
Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome:
Em outras palavras, Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome: a todos os seres vivos, sejam reais ou imaginários. O saci A fada O Papai Noel O homem
9
PALAVRA SUBSTANTIVADA
Todas as classes gramaticais podem ser substantivadas, dentro de um contexto linguístico, bastando para isso antepor-lhes um artigo. Era-lhe familiar o canto matinal e o amanhecer.
10
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO
Os substantivos classificam-se em: comuns próprios concretos abstratos coletivos
11
Substantivos comuns: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem particularizá-lo.
açúcar bolo
12
Substantivos próprios: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentro da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula. Campinas Japão
13
A beleza (substantivo abstrato) existe na pessoa ou coisa que é bela.
Substantivos concretos: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir. Enfim, designam seres de existência independente, sejam reais ou fictícios. A beleza (substantivo abstrato) existe na pessoa ou coisa que é bela. O amor (substantivo abstrato) existe na pessoa que ama.
14
Em geral, substantivo abstrato deriva de verbo ou adjetivo.
belo – beleza amar - amor
15
Só na frase, dentro de um contexto, pode-se classificar um substantivo como concreto ou abstrato. A palavra isolada pode confundir. A construção daquele prédio demorou um ano. Aquela construção tem dois andares.
16
RESPOSTA: Os substantivos que nomeiam divindades ou seres fantásticos são considerados concretos porque são tomados sempre como seres dotados de vida própria.
17
Conjunto de trechos literários em prosa ou em verso
Substantivos coletivos: designam uma pluralidade (grande quantidade) de seres da mesma espécie. ANTOLOGIA PINACOTECA Conjunto de trechos literários em prosa ou em verso Conjunto de pinturas, telas
18
Pinacoteca de São Paulo
19
COLETIVOS CÁFILA / RÉCUA HEMEROTECA Conjunto de camelos
Coleções de jornais, revistas, periódicos e obras em série
20
de caminhões de transporte,
COLETIVOS ARMADA FROTA de caminhões de transporte, navios de guerra de navios de guerra
21
COLETIVOS ESQUADRILHA PANAPANÁ / PANAPANÃ Conjunto de aviões
Conjunto de borboletas
22
COLETIVOS REVOADA RESMA Conjunto de 500 folhas de papel
Conjunto de pássaros
23
CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO QUANTO À FORMAÇÃO
Primitivos Derivados Simples Compostos
24
Substantivos primitivos são aqueles que dão origem a outras palavras.
livro + -aria livro livraria
25
Substantivos derivados são os que se originam de outras palavras.
árvore + -edo arvoredo árvore
26
pedreg- + -ulho pedra pedregulho
27
Substantivos simples: são os formados por apenas uma palavra
Homem
28
Substantivos compostos: são formados por mais de uma palavra.
lobisomem lobo + homem Alteração do latim lupus homo, homem lobo.
29
Função sintática do substantivo
O substantivo figura na frase como núcleo das seguintes funções sintáticas: sujeito; objeto direto; objeto indireto; predicativo do sujeito e do objeto; complemento nominal; adjunto adverbial; agente da passiva; Função sintática do substantivo - aposto e - vocativo.
30
EXERCÍCIOS
31
3. Substitua nas frases a seguir a palavra que e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo: O juiz exigiu que a partida terminasse. O juiz exigiu o término da partida.
32
O juiz exigiu que a partida terminasse.
O juiz exigiu o término da partida. O piloto espera que os passageiros compreendam. Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem. Ela só queria que os filhos se divertissem. O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente. Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais. A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato. O juiz exigiu que os sem-terras devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.
33
FLEXÃO DO SUBSTANTIVO Gênero: masculino e feminino
34
Gênero do substantivo A flexão do gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais o e e por a ou pelo acréscimo da desinência – a: lobo – loba mestre – mestra autor - autora
35
EXCEÇÕES avô – avó órfão – órfã leão – leoa valentão - valentona
36
SUBSTANTIVOS UNIFORMES
Há substantivos que têm uma única forma para indicar os gêneros: epiceno; comum-de-dois gêneros e sobrecomum.
37
EPICENO mamão macho mamão fêmea
Designa animais e algumas plantas e possui uma só forma para o gênero. Para indicar o sexo, usam-se as palavras macho e fêmea. EPICENO mamão macho mamão fêmea
38
EPICENO a cobra macho a cobra fêmea
39
a pianista o pianista Comum-de-dois
Possui apenas uma forma para indicar ambos os gêneros. Para distingui-los usamos os artigos o diante do masculino e a diante do feminino. Comum-de-dois a pianista o pianista
40
SOBRECOMUM a criança a pessoa
Possui uma única forma – um só gênero – para designar pessoas de ambos os sexos. SOBRECOMUM a criança a pessoa
41
SOBRECOMUM a vítima o apóstolo
42
O que é correto: presidente ou presidenta?
RESPONDA: O que é correto: presidente ou presidenta?
43
O feminino de elefante é elefoa?
RESPONDA: O feminino de elefante é elefoa?
44
O elefante não se dá bem com a elefoa
Atenção!! O elefante não se dá bem com a elefoa O título deste post teve a intenção de, por meio de uma brincadeira, dizer que não existe o substantivo feminino elefoa. Claro que é comum muita gente falar assim, mas não é o correto.
45
Há substantivos cujo sentido varia com a mudança de gênero
o grama a grama unidade de massa relva
46
o rádio a rádio a estação emissora aparelho
47
cidade principal do estado
a capital o capital cidade principal do estado dinheiro
48
o cabeça a cabeça parte do corpo o chefe
49
o moral a moral ânimo bons costumes
50
Palavras que oferecem dúvidas quanto ao gênero
SÃO MASCULINAS: o alvará o dó (= pena) o eclipse o antílope o lança-perfume o plasma o champanha o formicida o guaraná
51
Não confunda! Agravamento – substantivo masculino
Agravante – adjetivo e substantivo feminino.
52
VERBO O que é o VERBO? “O verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa; isto é, um acontecimento representado no tempo.” Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.
53
O verbo é o centro, o núcleo da frase
O verbo é o centro, o núcleo da frase. Por si só, pode constituir uma frase completa. Ex: Ouçam! Compreenderam? Veja! O verbo é a palavra mais variável de qualquer língua, pois varia em modo, tempo, número, pessoa e voz.
54
Modos : são as diversas maneiras de encarar a realização da ação
Modos : são as diversas maneiras de encarar a realização da ação. São eles: Indicativo: Encara a ação como uma realidade, uma certeza Ex: Eu estudo. Subjuntivo: Encara a ação como possível, desejável Ex: Se estudasse; Talvez estude Imperativo: Encara a ação como uma ordem, um conselho, um pedido Ex: Estude! Infinitivo: Encara a ação de forma abstrata Ex. estudar, aprender
55
Tempos verbais simples O tempo verbal indica o momento da realização da ação. O presente indica que a ação se realiza agora Ex. Estudo; escrevemos. O pretérito indica que a ação é anterior ao momento presente, é passada. Ex. Estudei o verbo; Fazia os exercícios. O futuro indica que a ação irá se realizar num momento posterior ao atual. Ex. Eu estudarei quando chegar em casa.
56
A se o verbo for AÇÃO E se o verbo for ESTADO NATUREZA
1 - Clique no retângulo branco que aparecerá antes da frase. O cursor ficará piscando. Daí é só digitar: A se o verbo for AÇÃO E se o verbo for ESTADO F se o verbo for FENÔMENO DA NATUREZA
57
A - ação E - estado F - fenômeno da natureza.
A galinha come milho. A raposa está com fome. Chove muito lá fora. A menina riu daquele filme. Ontem nevou no sul do país. Carmem era muito gorda. Não sou uma pessoa triste.
58
2 - Leia a frase e complete com verbo que está faltando, clicando dentro do retângulo branco.
59
Ontem eu muito de bicicleta. (andar) Aquela professora inglês muito bem. (falar) o filho da secretária hoje cedo. (nascer) Amanhã, nós fazer um passeio. (ir) As meninas comendo agora. (estar) Se eu tivesse estudado, tirado nota. (ter) Nós no parquinho mais tarde. (brincar) Quando eles já era tarde. (perceber) Esperamos que o motorista bem. (dirigir)
60
3 - Observe a figura e crie uma frase com o verbo e o tempo pedido.
61
LER - PRESENTE
62
DANÇAR - FUTURO
63
JOGAR - PASSADO
64
EXPLICAR - PASSADO
65
TELEFONAR - PRESENTE
66
VIAJAR - FUTURO
67
Leia os verbos e digite dentro dos quadradinhos branco:
1 - se o verbo for da 1ª CONJUGAÇÃO 2 - se o verbo for da 2ª CONJUGAÇÃO 3 - se o verbo for da 3ª CONJUGAÇÃO
68
ANDAR FUGIR ESTUDAR CONHECER DECIDIR JOGAR VENDER OUVIR COMER SEGUIR
1- 1ª Conjugação ª Conjugação ª Conjugação ANDAR FUGIR ESTUDAR CONHECER DECIDIR JOGAR VENDER OUVIR COMER SEGUIR TRABALHAR SER
69
Clique na figura abaixo e espere que a professora irá corrigir os exercícios.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.