A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MIOMAS UTERINOS INTRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MIOMAS UTERINOS INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MIOMAS UTERINOS Maurício Pinheiro R3 do serviço de Obstetrícia e Ginecologia

2 MIOMAS UTERINOS INTRODUÇÃO
- Miomas ou leiomiomas ( neoplasias benignas de células de músculo liso) são tumores mais comuns do trato genital feminino e acometem 20 a 40% das mulherres na idade reprodutiva. - São classificados conforme sua localização como intramurais, submucosos, subserosos e pediculados.

3 Miomas uterinos QUADRO CLINICO
- A maioria das mulheres são assintomáticas - Principais sintomas são sangramentos anormais, desconforto em baixo ventre, dismenorreia, sensação de peso, aumento da frequência urinária e, ocasionalmente, sintomas urinários e retais. - Sintomas diretamente relacionados com o tamanho, número e localização dos leiomiomas.

4 Miomas uterinos DIAGNÓSTICO
- Baseado na história clínica, no toque vaginal bimanual e na ultrassonografia - Exame ginecológico palpa-se útero aumentado de volume, de consistência firme, superfície lisa, regular ou não. - Ultrassonografia transvaginal tem alta sensibilidade ( 95 a 100%) na detecção de miomas em úteros menores.

5 Miomas uterinos DIAGNÓSTICO
- Ultrassonografia pélvica é utilizada nas grandes massas pélvicas. - Tomografia computadorizada e ressonância magnética são exames de exceção, permitindo excelente visualização da localização e do tamanho de praticamente todos os miomas em úteros volumosos, além de auxiliar no diagnóstico diferencial com adenomiose.

6 Miomas uterinos TRATAMENTO
- Mulheres assintomáticas não necessitam de tratamento, apenas de acompanhamento e exame ginecológico de rotina, exceto aquelas com miomas muitos volumosos ou que provoquem compressão ureteral. - Tratamento dos miomas sintomáticos deve ser individualizado, levando-se em consideração a idade da paciente, o desejo de gestação, sintomas provocados, tamanho e localização.

7 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento clínico
- O objetivo é o alivio dos sintomas, tornando aceitáveis até a chegada da menopausa. - Em função das dificuldades de se distinguir entre sintomas relacionados com os miomas e aqueles secundários à anovulação, justifica-se o tratamento clínico previamente a cirurgia.

8 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento clínico
- Progestágenos: É a primeira escolha para o tratamento de distúrbios menstruais disfuncionais. Os derivados da 19-norprogesterona possuem maior efeito estrogênico e menor efeito androgênico, podendo ser usados de forma contínua ou na 2ª fase do ciclo. Acetato de medroxiprogesterona 150 mg, IM a cada 3 meses, causa amenorreia e diminui anemia.

9 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento clínico
- Contraceptivos orais: Não há evidência de que sejam efetivos no tratamento dos miomas, mas são eficazes para correção do sangramento uterino disfuncional. - Antiinflamatório não-esteróides: Não parecem reduzir a perda sanguínea em mulheres com miomas.

10 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento clínico
- Danazol e gestrinoma: Danazol, derivado da 19-nortestosterona, induz a amenorreia diminuindo a anemia, sendo controverso seu efeito sobre o volume dos miomas. A gestrinoma diminui a anemia, tendo a vantagem da manutenção do volume uterino reduzido por 18 meses após o término do tratamento.

11 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento clínico
- Análogos do hormônio liberador de gonotrofinas (GnRH): Por causarem hipoestrogenismo, levam a redução do volume dos miomas( 35% a 60%) e diminuição do sangramento, podendo facilitar a cirurgia e melhorar o hematócrito no pré-operatório. Normalmente não deve ser utilizado por mais de 6 meses devido a seu efeitos colaterais, como perda de massa óssea, distúrbio do perfil lipídico e sintomas climatéricos.

12 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento cirúrgico
- É o tratamento definitivo da miomatose sintomática. Estudos mostram que mais de 90% de mulheres submetidas a histerectomia por condições benignas notou melhora dos sintomas e da qualidade de vida. - Por outro lado, naquelas mulheres assintomáticas que adotaram conduta conservadora, não houve piora dos sintomas ou da qualidade de vida.

13 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento cirúrgico
- Histerectomia: Indicação: 1) Presença de sintomas, 2) Falha no tratamento clínico associado a sangramento uterino anormal, com prole constituída e sem desejo de engravidar. - Histerectomia abdominal pode ser total ou subtotal, reserva-se a subtotal para situações de dificuldade técnica intra-operatória. - Histerectomia por técnica videolaparoscópica, baseado em fatores como características clínicas das pacientes, tamanho uterino, experiência do cirurgião, técnica de maceração dos miomas, morbidade e custos.

14 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento cirúrgico
- Miomectomia: Indicação dependerá do desejo da paciente de manter a fertilidade e o útero. Deve-se ressaltar que a recorrência dos miomas é estimada entre 15 e 30%. - Pode ser por laparotomia , via vaginal, laparoscopia e histeroscopia, dependendo da localização e do número de miomas a serem retirados. - Miomectomia via laparoscópica é indicada em úteros não muito volumosos com miomas subserosos ou poucos miomas intramurais. - Histeroscopia é a melhor forma de abordagem dos miomas submucosos.

15 Miomas uterinos TRATAMENTO Tratamento cirúrgico
- Embolização da artéria uterina: É uma nova opção, com melhora da menorragia e diminuição do volume uterino. Tem a vantagem de tratar todos os mioma simultaneamente, ser pouco invasiva e permitir rápido retorno ao trabalho. Deve ser reservada para pacientes que não desejam gestação, devido ao risco de insuficiência ovariana.

16 Miomas uterinos

17 Miomas uterinos

18 Miomas uterinos


Carregar ppt "MIOMAS UTERINOS INTRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google