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IX Cirias - Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Modal Rodoviário 2013.

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Apresentação em tema: "IX Cirias - Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul Modal Rodoviário 2013."— Transcrição da apresentação:

1 IX Cirias - Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
Modal Rodoviário 2013

2 Contexto Atual Maior produtor mundial de grãos.
Brasil entre as 10 maiores economias do mundo . Retomada gradual do crescimento econômico.( 4º maior território e 5ª maior população) Competição crescente entre os principais países emergentes. (6ª maior frota de veículos automotores). Maior produtor mundial de grãos. Déficit em investimento na infra-estrutura. Reforço no mercado consumidor interno e avanço nos indicadores sociais. Aumento da frota exige melhoria da mobilidade.

3 Contexto Atual Aumento da carga tributária e competição por novos mercados,racionalizou custos e aumentou a eficiência na indústria, entretanto, para fora do portão=> falta de infra-estrutura. Conforme previsão do USDA para 2013, o Brasil ocupará a primeira posição entre os seis maiores produtores de soja do mundo, com 81 milhões de toneladas, a Argentina a terceira com 55 milhões e Paraguai a sexta com 8,10 milhões de toneladas. Papel das rodovias no sistema logístico: integração territorial e continental, acessibilidade regional, metropolitana e urbana e fonte alimentadora de ferrovias, hidrovias e portos.

4 Artesanato

5 Indústria Indústria

6 Rodovias pavimentadas (comparativo)
Brasil ocupa humilhante lugar em relação ao percentual de rodovias pavimentadas Alemanha França Itália Reino Unido Suíça Holanda (100%) Espanha 99%; Coréia do sul 87% Rússia 85% China 81% Bélgica 78% Japão 78% Estados Unidos 65% México 50% Índia 48% Turquia 42% Austrália 42% Canadá 40% Argentina 26% Brasil 12% Rio Grande do Sul 10% Paraguai 9% Porque órgãos internacionais indicam e países adotam concessões e PPPs Países solicitam empréstimos para reabilitação e poucos anos após solicitam novos empréstimos para reabilitar mesmas rodovias antes mesmo que empréstimos tenham sido pagos Necessidade de eficiência - combinação dos papéis de Proprietário, Regulador e Operador concentrada em uma única entidade (governo) sistematicamente leva a uma performance pobre Governos incapazes de financiar expansão da capacidade da infraestrutura de transportes Melhorar eficiência/desempenho financeiro e qualidade dos serviços para usuários

7 Qualidade da malha rodoviária
Principal meio de transporte tanto para cargas quanto para passageiros Sistema rodoviário: total de 1.7 milhões de km – porém apenas 12% pavimentados Principal questão é a qualidade Más condições de manutenção e investimentos extremamente limitados mostram um país com baixo nível de rodovias As melhores rodovias estão com gestão do setor privado (concessões)

8 Algumas questões emblemáticas
Métodos Indiretos de Cobrança Imposto sobre combustíveis Impostos sobre Pneus Licenças Anuais Impostos sobre Aquisição de Veículos Métodos Diretos de Cobrança Equipamentos de medida nos Veículos Pedágio Vignettes (ou selo Pedágio) Cobrança de veículos fora dos padrões e acima do peso Cobrança combinada Transportes tem sido tratada como uma área de SEGUNDA DIVISÃO – principalmente nos estados e municípios Desafios: De onde virão os recursos necessários para a infraestrutura e operação de transportes? Como acomodar e compatibilizar interesses locais e gerais? (exemplo - caso metrô em áreas de alta renda em São Paulo) Várias rodovias no Brasil possuem uma curva da morte... Omissão dos governos (caso das concessões no Rio Grande do Sul – convicção X necessidade)

9 Formas Tradicionais de Financiamento

10 Planejamento integrado
Rodovias (Programas de concessões em diversos países) França, Hungria, Itália, Espanha, Japão, Índia, Portugal, UK (Private Finance Initiative - PFI) (Shadow Toll), Alemanha (Toll-collect) China (maior programa de concessão de rodovias do mundo – joint ventures) governo focou construção de rodovias de alta qualidade Primeira freeway na China, com 147 km inaugurada em 1988 Desde então, sistema de freeways e rodovias de primeira classe cresceu para km em 2005 (extensão de rede que perde apenas para os Estados Unidos) Plano de desenvolvimento prevê expansão do sistema km em 30 anos Portos Armazenagem Aeroportos Terminais rodoviários Ferrovias convencionais Trens Alta Velocidade Rodovias México e Argentina (pioneirismo e necessidades de revisão) dos programas Estados Unidos (vários estados) Chile (experiências inovadoras prazo variável)

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13 Contexto Atual Aumento da carga tributária e competição por novos mercados,racionalizou custos e aumentou a eficiência na indústria, entretanto, para fora do portão=> falta de infra-estrutura. Conforme previsão do USDA para 2013, entre os seis maiores produtores de soja do mundo, o Brasil ocupará a primeira posição com 81 milhões de toneladas, a Argentina a terceira com 55 milhões e Paraguai a sexta com 8,10 milhões de toneladas. Papel das rodovias no sistema logístico: integração territorial e continental, acessibilidade regional, metropolitana e urbana e fonte alimentadora de ferrovias, hidrovias e portos.

14 Contexto Atual O Brasil exportará 37 milhões, seguido pelos Estados Unidos com 34 milhões e Argentina com 12 milhões de toneladas.  Maiores estados produtores de soja no Brasil: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul Principal comprador da soja em grão : CHINA. A ineficiência do setor portuário tem forçado o governo a adotar posturas mais ousadas no que se refere ao resgate da eficiência e da gestão moderna dos portos. Entre as ações consideradas encontra-se a privatização da infraestrutura aquaviária e terrestre dos portos, hoje nas mãos das companhias Docas e de empresas estatais. Ao mesmo tempo o governo está também decidido a dar continuidade ao programa de concessão das rodovias federais, para resolver gargalos que elevam o custo Brasil e prejudicam o comércio externo brasileiro.

15 Contexto Atual Investir em portos e rodovias é ainda mais urgente do que nos aeroportos — em processo de concessão — para estimular o crescimento da economia. O problema da infraestrutura aeroportuária tem mais visibilidade na mídia, por conta da classe média que está viajando mais de avião, porém os gargalos nos portos impactam diretamente a competitividade dos produtos nacionais. Os gestores públicos por incapacidade gerencial e falta de recursos atrasam investimentos prioritários. Competitividade , desenvolvimento econômico e social são afetados => aumento de custos operacionais, redução da eficiência energética, perda de atratividade econômica, aumento dos acidentes e redução da qualidade de vida.

16 Presente e Futuro (Brasil)
-Workshop mostra experiência norte americana no controle de cargas e monitoramento de pavimento (DNIT- 26/09/2013). - A Portaria MT nº 09/2012 estabelece o procedimento de aprovação dos projetos de investimento considerados como prioritários para emissão de debêntures, com incentivos tributários para SPE. Execução do PIL ( rodovias) com estimativa de investimento de R$ 46 bilhões em de rodovias concedidas. (ANTT abre consulta pública para a BR-040 e BR-116).

17 Presente e Futuro ( Brasil)
Investimento pesado em tecnologia No caso das concessões elas devem adequar-se às realidades locais e dinâmica econômica. Para a busca da modicidade tarifária deveremos dar ênfase na ampliação da base de pagantes, tanto no que tange aos pedágios (isenções) quanto ao transporte público. Investimento em Portos e ferrovias

18 Presente e Futuro ( Mercosul)

19 Presente e Futuro ( Mercosul)
Eixo de Capricórnio ( porque priorizar?) 1) O Brasil deve atingir em 2013 a liderança mundial em soja -> principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Principal mercado: China 2) O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho -> principais estados produtores: Mato Grosso e Paraná.

20 Agenda de Implementação Consensual –AIC (2005/2010)
QUADRO 3:PROJETOS DA AIC (em milhões de US$) Nº Projetos Eixo/Processos Milhões de US$ Países 1 Duplicação da Rodovia 14 entre Paso de los Libres e Gualeguaychú MERCOSUL-Chile 780,0 AR (BR) 2 Adequação do Corredor Rio Branco-Montevidéu-Colônia-Nueva Palmira MERCOSUL-Chile 234,0 UR (AR-BR) 3 Construção da Ponte Internacional Jaguarão-Rio Branco MERCOSUL-Chile 35,0 BR-UR 4 Duplicação do Trecho Palhoça-Osório (Rodovia Mercosul) MERCOSUL-Chile 700,0 BR (AR-UR) 5 Projeto Ferroviário Los Andes-Mendoza (Estrada de Ferro Transandina Central) MERCOSUL-Chile 5.100,0 AR-CH 6 Rodovia Internacional 60-CH (setor Valparaíso-Los Andes) MERCOSUL-Chile 286,0 CH (AR) 7 Gasoduto do Nordeste Argentino MERCOSUL-Chile 1.000,0 AR (BO) 8Construção da Ponte Binacional Salvador Mazza-Yacuiba e Centro de Fronteira Capricórnio 23,0 AR-BO 9Nova Ponte Presidente Franco-Porto Meira, com Centro de Fronteira Paraguai-Brasil Capricórnio 80,0 PA-BR 10 Construção da Rodovia Pailón-San José-Puerto Suárez Interoceânico Central 477,0 BO (BR-CH-PE) 11 Anel Ferroviário de São Paulo (Trecho Norte e Sul) Interoceânico Central 850,0 BR 12 Passo de Fronteira Infante Rivarola-Cañada Oruro Interoceânico Central 2,0 BO-PA

21 O custo de não fazer Na BR-116 (Norte), de 1998 até hoje, já se perdeu mais de R$7 bilhões com engarrafamentos sem solução. A um custo modesto de R$20,00 ( custo do profissional parado, do veículo e sua operação), a perda diária é de R$2,6 milhões=> R$52 milhões ao mês ( Quase uma BR-448 ao ano!!!) (Fonte: Dr. Luiz Afonso Senna)

22 O custo de não fazer Produção Agrícola de Grãos:
Dado do IBGE estima que na pós colheita , problemas com transporte, armazenagem e logística de modo geral, tenham ocasionado um desperdício de 53,5 milhões de toneladas ou 8,7% do total produzido no País entre Praticamente duas vezes mais do que as perdas provocadas por clima adverso ou pragas.

23 O custo de não fazer Como podemos ver no gráfico o Brasil dobrou sua produção de grãos nos últimos 10 anos. O que foi investido neste período em infraestrutura para escoamento?

24 Situação atual da Malha Rodoviária
Percentual da malha pavimentada em relação ao total da malha Entre as 20 maiores economias do Mundo, o Brasil é o último colocado no quesito rodovias pavimentadas, com menos de 12%. Na Rússia , este índice chega a 85%, na China a 81% e na Índia a 47% Fonte: SEINFRA Entre as 20 maiores economias do Mundo, o Brasil é o último colocado no quesito rodovias pavimentadas, com menos de 12%. Na a 47% Fonte: SEINFRA

25 Os 10 eixos da IIRSA 1.Eixo Andino (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia): integração energética, com destaque para a construção de gasodutos. 2.Eixo de Capricórnio (norte do Chile e da Argentina, Paraguai, sul do Brasil): integração energética, incorporação de novas terras à agricultura de exportação(milho,soja,frango)e biocombustíveis. 3.Eixo do Amazonas (Colômbia, Peru, Equador, Brasil): criação de uma rede eficiente de transportes entre a bacia amazônica e o litoral do Pacífico, com vista à exportação. 4.Eixo do Sul (sul do Chile/Talcahuano e Concepción, e da Argentina/ Neuquén e Baia Blanca): exploração do turismo e dos recursos energéticos (gás e petróleo). 5.Eixo Inter-oceânico Central (Sudeste brasileiro, Paraguai, Bolívia, norte do Chile, sul do Peru): rede de transportes para exportar produtos agrícolas brasileiros e minerais bolivianos pelo Pacífico 6.Eixo Mercosul-Chile (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile): integração energética, com ênfase nos gasodutos e na construção de hidrelétricas. ( soja,milho, girassol e vinhos). 7.Eixo Perú-Bolívia-Brasil: redirecionamento do fluxo das exportações agrícolas brasileira para o Pacífico. 8.Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná (sul e sudoeste do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai): integração dos transportes fluviais, incremento na oferta de energia hidrelétrica. 9.Eixo do Escudo Guiano (Venezuela, Guiana, Suriname, extremo-norte do Brasil): aperfeiçoamento da rede rodoviária. 10.Eixo Andino do Sul (região andina da fronteira Chile-Argentina): turismo, rede de transportes.

26 Eixo de Capricórnio Brasil é o 2º e o Paraguai é o 4º maiores exportadores mundiais de soja. Cadeia do milho: produção do Paraguai integrada com os criatórios no Brasil e para exportação => elevados custos de transporte. Cadeia do Frango: Grande importância econômica para a região oeste do Paraná e Santa Catarina, podendo no futuro ser forte para o Paraguai com a redução dos custos de transportes. Gargalos: Excessiva dependência modal rodoviário, capacidade baixa de armazenagem, inclusive cargas frigorificadas e deficiência dos serviços portuários. Potencial para agroindústria no Paraguai e hub em Cidade Del Este, além de recuperação de estradas vicinais e a ligação ferroviária de Assunção a Cidade Del Este. Ganhos possíveis em rentabilidade: Soja-5,1 a 11,5% . No caso do Frango (maior valor agregado) a redução do frete em 20% conjugado com redução do custo do porto em 5% traria um ganho de 88% ( Fonte: Relatório IIRSA)

27 Eixo do Mercosul Argentina e Chile na cadeia do milho tem forte dependência do modal rodoviário, custo é atenuado pela produção próxima aos portos. Concentração de escoamento na colheita => alta dos fretes. Principal rota do milho na Argentina é a Ruta 7. Exportações Argentinas de Oleaginosas (soja e girassol) representam US$9,0 bilhões. Custos de transporte rodoviário representam 50% do total dos gastos de comercialização. Aduana de Mendoza representa 40% exportações dos dois produtos. Setor Vinícola é um dos principais setores de geração de emprego e renda de Mendoza (892 adegas). Porto Seco em Godoy Cruz movimentou 900 mil ton em Cerca de 80% via Chile. (Fonte: Relatório IIRSA)

28 Principais conclusões
Para fortalecer a integração entre os países do Mercosul é necessário investimentos urgentes nos gargalos da infra-estrutura, avanço na estrutura de operação intermodal, com centros de transferência de carga e nos aspectos intangíveis, tais como: Marcos regulatórios, questões de comércio intra-fronteiras, operação das aduanas etc.. Potencial Maior a ser buscado: Acesso aos portos Chilenos no Pacífico para atingir novos mercados.

29 Muito Obrigado! Luiz Dahlem luizdahlem@gmail.com ( 51) 3377-3736
( 51)


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