A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IRRIGAÇÃO DA COLOSTOMIA: COMO SE FAZ E QUANDO SE INDICA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IRRIGAÇÃO DA COLOSTOMIA: COMO SE FAZ E QUANDO SE INDICA?"— Transcrição da apresentação:

1 IRRIGAÇÃO DA COLOSTOMIA: COMO SE FAZ E QUANDO SE INDICA?
Milena Coutinho Enfermeira Estomaterapeuta; Membro da comissão científica da SOBEST-BA; Supervisora Regional (NE) da Politec Saúde

2 Conceito geral da Irrigação de colostomia:
A irrigação da colostomia é um método de regulação da atividade intestinal do colostomizado, conseguida pela lavagem intestinal (enema), realizada pelo estoma, na qual se utiliza um volume líquido planejado, mais comumente água, à temperatura corporal, para limpar o intestino grosso, e que possibilita controlar a eliminação de fezes pela colostomia por um período regular. (Cesaretti, 2007)

3 Objetivo da Irrigação de colostomia:
Favorecer um controle intestinal efetivo; Reduzir a frequência dos episódios de produção do efluente; Possibilitar a não utilização de bolsa coletoras; Melhorar a qualidade de vida dos colostomizados. (Cesaretti, 2007)

4 DESVANTAGENS VANTAGENS Controle das eliminações intestinais;
Abolição do uso da bolsa coletora; Ajustamento emocional e social; Melhor segurança e menor ansiedade; Retorno mais rápido às atividades de trabalho e lazer; Ausêcia ou redução de restrinções alimentares. Consumo de tempo; Rigidez de horário;

5 Indicação da Irrigação de colostomia:
Colostomia terminal de uma boca; Localização: cólon descendente ou sigmóide; Ter destreza e habilidade física e mental para realização do procedimento; Contra -Indicação da Irrigação de colostomia: Complicações no estoma (Ex.: prolapso, retração, etc..) Síndrome do cólon irritável.

6 De onde vem a indicação da Irrigação de colostomia?
O método necessita de indicação médica e o enfermeiro, de preferência o especialista em estomaterapia, é responsável pela avaliação e treinamento da pessoa colostomizada.

7 Quando se indica a Irrigação da Colostomia?!
Agora vamos a resposta da segunda pergunta... Como de faz a Irrigação da Colostomia?!

8 Como se faz: Processo de treinamento é realizado pelo enfermeiro capacitado e/ou especializado em Estomaterapia; Avaliação global da pessoa colostomizada: - Condições locais no estoma e pele periestoma; - Condições sanitárias residenciais; - Aspectos de domínio cognitivo, afetivo e psicomotor;

9 Como se faz: O Processo do Treinamento:
1ͣ sessão: a técnica é executada e orientada pelo Enfermeiro ET; 2ͣ sessão: o cliente relembra os passos da técnica executando-a, a seguir, com ajuda do Enfermeiro ET; 3ͣ sessão: o cliente é avaliado quanto a sua competência em autoirrigar-se sem auxílio.

10 Material necessário para realizar a Irrigação da Colostomia:
Irrigador graduado; Tubo conector; Cone; Pinça de controle de fluxo; Manga drenadora; Cinto elástico.

11 Procedimento técnico:
1ͣ fase: Infusão da água preparar material e iniciar procedimento; 5 a 10 minutos. 2ͣ fase: Drenagem aguardar a drenagem da água infundida junto com efluente; 10 a 20 minutos 3ͣ fase: Drenagem residual exercer atividades; finalizar procedimento; 30 a 45 minutos.

12 Relato de uma colostomizada:
“Tive uma sensação de impotência, mas sou uma pessoa proativa. Me senti a mercê de algo completamente desconhecido. Logo no início eu não fazia planos, hoje, após a irrigação, posso estar refazendo minha vida.” (Colostomizada JGR)

13 Para refletir... A importância da utilização desse método de controle intestinal Ainda é uma técnica sub-utilizada por nós enfermeiros especialista; Cabe ao enfermeiro participar desse direcionamento e acompanhemento da irrigação da colsotomia;

14 OBRIGADA! Enf. ET Milena Coutinho milena.coutinho@politecsaude.com.br
(11) (71)


Carregar ppt "IRRIGAÇÃO DA COLOSTOMIA: COMO SE FAZ E QUANDO SE INDICA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google