A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D."— Transcrição da apresentação:

1

2 Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.

3 “Quais as razões que levam os jovens da nossa escola a praticar desporto?”

4 Hipóteses a confirmar com a nossa investigação

5 Hipótese III Hipótese III – A existência do Desporto Escolar nos estabelecimentos de ensino frequentados influência a criação de hábitos desportivos nos jovens. Hipótese I Hipótese I – Os sexos caracterizam-se por diferentes índices desportivos. Hipótese IV - Hipótese IV - O “incentivo” influencia a criação da hábitos desportivos nos jovens. Hipótese II Hipótese II – O nível de escolaridade dos pais tem influência na criação de hábitos desportivos dos filhos. Hipótese V - Hipótese V - Os jovens praticantes têm uma experiência desportiva fora da instituição escolar, nomeadamente no desporto federado, superior aos não praticantes em ambos os sexos, assim como iniciaram mais cedo a prática desportiva.

6 Metodologia Com o intuito de verificar as hipóteses apresentadas foi aplicado um inquérito aos alunos da nossa escola

7 Amostra A amostra foi constituída por 50 alunos de uma população de 884 alunos.

8 Hipótese I – Hipótese I – Os sexos caracterizam-se por diferentes índices desportivos.

9 Diferenciação Volume Prática Desportiva (Horas médias por semana) Modalidades praticadas

10 A Hipótese I confirma-se… …pois, os jovens do sexo masculino revelam ter mais hábitos desportivos do que os do sexo feminino.

11 Hipótese II– Hipótese II– O nível de escolaridade dos pais tem influência na criação de hábitos desportivos dos filhos. Nível de escolaridade dos pais dos jovens praticantes

12 A Hipótese II não se confirma... …pois, os jovens inseridos nas famílias com níveis de escolaridade mais elevados não revelam ter mais hábitos desportivos.

13 Prática no desporto escolar Hipótese III– Hipótese III– a existência do Desporto Escolar nos estabelecimentos de ensino frequentados influência a criação de hábitos desportivos nos jovens.

14 Prática desportiva segundo a existência de Desporto Escolar nos Estabelecimentos de Ensino frequentados por Sexo

15 Prática desportiva segundo a existência de Desporto Escolar nos Estabelecimentos de Ensino frequentados

16 Ex-praticantes

17 Razões da não-prática desportiva no âmbito do Desporto Escolar segundo a opinião dos jovens

18 A Hipótese III confirma-se… … pois os jovens das escolas com desporto escolar revelam ter mais hábitos desportivos em ambos os sexos.

19 Pratica desportiva da família Hipótese IV- Hipótese IV- O “incentivo” influencia a criação da hábitos desportivos nos jovens.

20 Incentivo da família segundo a opinião dos jovens

21 Incentivos dos Professores de Educação Física segundo a opinião dos jovens

22 Incentivos dos treinadores segundo a opinião dos jovens

23 Pratica desportiva dos amigos

24 Gosto pela disciplina de Educação Física

25 A Hipótese IV confirma-se… …pois os jovens praticantes são mais incentivados pela família, pelos professores, treinadores e amigos/colegas a praticar desporto, assim como revelam uma maior valorização da cultura fisico-desportiva em ambos os sexos.

26 Inicio da prática desportiva Hipótese V- Hipótese V- Os jovens praticantes têm uma experiência desportiva fora da instituição escolar, nomeadamente no desporto federado, superior aos não praticantes em ambos os sexos, assim como iniciaram mais cedo a prática desportiva.

27 Âmbito da prática desportiva

28 Prática desportiva federada

29 A Hipótese V confirma-se… …pois os jovens praticantes têm uma experiência desportiva fora da instituição escolar, nomeadamente no desporto federado, superior aos não praticantes em ambos os sexos, assim como iniciaram mais cedo a prática desportiva.

30 Considerações Finais Estudos futuros 1. Aprofundar o estudo da relação entre a influência do nível de escolaridade dos pais na prática desportiva dos filhos? 2. Qual a influência das primeiras experiências na criação de hábitos desportivos? 3. Qual a influência das condições de prática nas escolas para a criação de hábitos desportivos?

31 Criar incentivos (Ex: quadros de honra, melhores instalações, mais actividades...) Divulgar o estudo nas escolas básicas Criar dinâmicas: - Maior envolvência dos estudantes no planeamento e execução das actividades; - Conceber os horários de forma que haja melhor distribuição dos espaços. Considerações Finais Propostas Futuras


Carregar ppt "Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google