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MOVIMENTOS ARTÍSTICOS BRASILEIROS flower_power

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Apresentação em tema: "MOVIMENTOS ARTÍSTICOS BRASILEIROS flower_power"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTOS ARTÍSTICOS BRASILEIROS flower_power
ENTRE 1940 E 1970 22/04/2017

2 O modernismo enfraquece a partir dos anos 40, quando o abstracionismo chega com mais força ao país. Seu final acontece nos anos 50, com a criação das bienais, que promovem a internacionalização da arte brasileira.  22/04/2017

3 ABSTRACIONONISMO Abstracionismo informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres. O Abstracionismo informal recebe influência do expressionismo e do cubismo. Os artistas deixam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura. Um dos principais nomes do Abstracionismo é Vassíli Kandínski ( ), russo que vivia na Alemanha 22/04/2017

4 Primeira aquarela abstrata (1910); 0,50x 0,65m.
Vassili Kandinsky Primeira aquarela abstrata (1910); 0,50x 0,65m.  Paris, coleção Nina Kandinsky 22/04/2017

5 ABSTRACIONONISMO Tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha. As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e as cores da composição. Na escultura, os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, explorando as possibilidades da tridimensionalidade do objeto. 22/04/2017

6 Abstracionismo geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem idéias. Os principais iniciadores do Abstracionismo geométrico são o russo Malevitch ( ) e o holandês Piet Mondrian ( ). Com quadros em que figuras geométricas flutuam num espaço sem perspectiva, Malevitch inaugura o suprematismo (autonomia da forma), movimento derivado do Abstracionismo. A tela Quadrado Negro é um de seus marcos 22/04/2017

7 22/04/2017

8 Broadway Boogie Woogie
22/04/2017

9 Malevitch, Quadrado negro
22/04/2017

10 Alfredo Volpi Bandeirinha, têmpera s/ tela, 44,2 x 22,1 cm Doação Theon Spanudis Coleção MAC USP 22/04/2017

11 ARTE CONTEMPORÂNEA A arte acompanha o homem e sua história em manifestações que refletem o contexto social do momento em que ele está inserido. E, partindo da premissa de que arte é cultura, o estudo de sua produção artística é uma potencial referência aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos de cada época. 22/04/2017

12 A Arte Contemporânea, alusão à arte produzida depois da 2ª Guerra Mundial, é caracterizada por apresentar uma ampla disposição para a experimentação, levando os artistas a realizarem uma verdadeira fusão de linguagens, materiais e tecnologias. A Arte Contemporânea recebe inúmeras denominações, entre elas “Pós-Modernismo”. 22/04/2017

13 Arte no Brasil - anos 50 O curso de gravação de Iberê Camargo ( ) forma uma geração de gravuristas abstratos, na qual se destacam Antoni Babinski (1931-), Maria Bonomi (1935-) e Mário Gruber (1927-). Outros impulsos aparecem com a fundação dos museus de Arte Moderna de São Paulo (1948) e do Rio de Janeiro (1949) e com a criação da Bienal Internacional de São Paulo (1951). Entre os pioneiros da abstração no Brasil, destacam-se Antônio Bandeira ( ), Cícero Dias (1908-) e Sheila Branningan (1914-). Posteriormente, artistas como Flávio Shiró (1928-), Manabu Mabe ( ), Yolanda Mohalyi ( ), Wega Nery (1912-), além de Iberê, praticam o Abstracionismo informal. O Abstracionismo geométrico, que se manifesta no Concretismo e no Neoconcretismo também nos anos 50, encontra praticantes em Tomie Ohtake (1913-), Fayga Ostrower (1920-), Arcângelo Ianelli (1922-) e Samson Flexor ( ). 22/04/2017

14 A Arte Contemporânea é norteada, principalmente, por questões que afetam a todos diretamente, seja na rua, nos conceitos, nas relações pessoais, na mídia e na própria arte. Traz à tona um momento de integração das linguagens artísticas, combinando instalações, performances, imagens, textos e tecnologias. 22/04/2017

15 22/04/2017

16 Construção/Desconstrução assinala as correlações entre a ciência e a tecnologia da arte industrial, decorrentes da I Bienal Internacional de São Paulo, de Este outro núcleo sublinha a obra premiada de Max Bill e seu papel na emergência da Arte Concreta, ao mesmo tempo em que apresenta os vários artistas que intervêm e desarticulam essa proposta. Aqui está a obra premiada de Max Bill Unidade Tripartida, 1948/49 22/04/2017

17 CONCRETISMO O concretismo objetivava uma arte pautada pela racionalidade, contra a expressão de sentimentos e a representação naturalista. Rejeitando o subjetivismo e o acaso, os concretistas pretendiam sobretudo ser designers de formas: quadros sem texturas e poemas sem versos. 22/04/2017

18 Waldemar Cordeiro 22/04/2017

19 Na literatura – 1953 - Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
22/04/2017

20 Augusto de Campos Olho por olho
22/04/2017

21 Pós-tudo, Augusto de Campos
22/04/2017

22 Augusto de Campos 22/04/2017

23 Décio Pignatari 22/04/2017

24 Décio Pignatari: Ra terra ter (1956)
22/04/2017

25 Neoconcretismo O Neoconcretismo foi um movimento artístico surgido no Rio de Janeiro em fins da década de 1950 como reação ao concretismo ortodoxo. Os neoconcretistas procuravam novos caminhos dizendo que a arte não é um mero objeto: tem sensibilidade, expressividade, subjetividade, indo muito além do mero geometrismo puro. Eram contra as atitudes cientificistas e positivistas na arte. O movimento neoconcreto nunca conseguiu impor-se totalmente fora do Rio de Janeiro, sendo largamente criticado pelos concretistas ortodoxos paulistas, partidários da autonomia da forma em detrimento da expressão e implicações simbólicas ou sentimentais. 22/04/2017

26 No dia 23 de março de 1959, o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (dirigido por Reinaldo Jardim, participante do movimento) publicou o Manifesto Neoconcreto, assinado por Ferreira Gular, Reinaldo Jardim, Amílcar de Castro, Franz Weismann, Lígia Clark e Lígia Pape. 22/04/2017

27 Poemas Neoconcretos I Ferreira Gullar  mar azul mar azul marco azul mar azul marco azul barco azul mar azul marco azul barco azul arco azul mar azul marco azul barco azul arco azul ar azul 22/04/2017

28 22/04/2017

29 Amílcar de Castro. Escultura sem título 1963
22/04/2017

30 Amílcar de Castro 22/04/2017

31 ARTE POP Os anos 50 e 60 dão continuidade à história da arte com a Arte Pop e o resgate do figurativismo. Ela tem como características a impactante captação de imagens de produtos da mídia e da indústria, uma forma de crítica ou, por que não, exaltação à sociedade de consumo. 22/04/2017

32 No final dos anos 60, de Londres, berço do movimento hippie, que pregava a paz e o amor, através do poder da flor [flower power], do negro [black power], do gay [gay power] e da liberação da mulher [women's lib]. 22/04/2017

33 Manifestações e palavras de ordem mobilizaram jovens em diversas partes do mundo.
A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de contracultura. Uma busca por um outro tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas. No Brasil, o grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista, seguiam o caminho da contracultura e afastavam-se da ostentação do vestuário da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica. 22/04/2017

34 Capa de disco: The Beatles - Sgt
Capa de disco: The Beatles - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) 22/04/2017

35 O trio formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias apresentava um rock anárquico e experimental, que misturava desde psicodelia, Beatles, música concreta, música erudita e até o samba. Tudo isso com muita distorção de guitarra. 22/04/2017

36 Capa de disco: Producer: Arnaldo Baptista Released: 1972
22/04/2017

37 MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
Durante a década de 1960, delinearam-se na música popular brasileira três grandes tendências: a primeira era composta por artistas que herdaram a experiência da Bossa Nova (ou seus próprios representantes), e compunham uma música que estabelecia relações com o samba e o jazz (grupo no qual pode-se inserir a figura de Chico Buarque); um segundo grupo reunido sob o título "Canção de Protesto", que em geral estava pouco interessado em discutir a música propriamente dita mas fazer da canção um instrumento de crítica política e social (neste grupo destaca-se a figura de Geraldo Vandré); e finalmente havia um terceiro grupo, especialmente dedicado a promover experimentações e inovações estéticas na música formado justamente pelos artistas tropicalistas. 22/04/2017

38 TROPICALISMO A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e a concretismo); mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. 22/04/2017

39 O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Torquato Neto, Gilberto Gil); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica); o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o Cinema novo de Gláuber Rocha); o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa). 22/04/2017

40 TROPICALISMO - MÚSICA Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas. 22/04/2017

41 O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967. Acompanhadas por guitarras elétricas, as canções causam polêmica em uma classe média universitária nacionalista, contrária às influências estrangeiras nas artes brasileiras. 22/04/2017

42 Caetano Veloso no Programa do Chacrinha
22/04/2017

43 Pose para a capa do álbum-manifesto Tropicália ou Panis et Circensis
22/04/2017

44 TROPICALISMO – ARTES PLÁSTICAS
Hélio Oiticica Foi um pintor, escultor, artista plástico e performático brasileiro. É considerado um dos artistas mais revolucionários de seu tempo e sua obra experimental e inovadora é reconhecida internacionalmente. Em 1959, fundou o Grupo Neoconcreto, ao lado de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Franz Weissmann. 22/04/2017

45 Hélio Oiticica Metaesquema II, 1958 Guache s/ cartão 55 x 63,9 cm Doação Projeto Hélio Oiticica
22/04/2017

46 Hélio Oiticica Metaesquema I, 1958
22/04/2017

47 Helio Oiticica na Tate Gallery
EM LONDRES Helio Oiticica na Tate Gallery 22/04/2017

48 22/04/2017

49 CINEMA NOVO Rio, 40 graus é um filme brasileiro de 1955, com roteiro e direção de Nelson Pereira dos Santos. É considerada a obra inspiradora do Cinema novo, movimento estético e cultural que pretendia mostrar a realidade brasileira. O filme foi censurado pelos militares, que o consideraram uma grande mentira. Segundo o censor e chefe de polícia da época, "a média da temperatura do Rio nunca passou dos 39,6º C". 22/04/2017

50 Clássico nacional, um quase documentário sobre o modo de vida dos cariocas.
Filme inspirado no neo-realismo italiano é grande influência e precursor do cinema novo. Mostra o Rio de Janeiro pela visão de cinco meninos de rua negros e pobres, que vendem amendoim em cinco pontos da cidade. Eles mostram o povo do Rio e suas dificuldades. A tensão diminui no escurecer, quando vão para o ensaio da escola de samba. 22/04/2017

51 Cena do filme Rio 40 graus - 1955
22/04/2017

52 Características do movimento
Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, e que teve reputação internacional. Empolgados com essa onda neo-realista e frustrados com a falência dos grandes estúdios paulistas, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia, resolveram elaborar novos ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam. 22/04/2017

53 O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país. 22/04/2017

54 A produção do Cinema Novo foi vasta e diversificada
A produção do Cinema Novo foi vasta e diversificada. Na sua primeira fase entre 1958/59 – 1964(1) os filmes produzidos por jovens diretores caracterizaram-se pela reação à padronização estilística e temática da indústria californiana afirmando-se como um cinema crítico. Segundo Glauber Rocha em a Estética da Fome: “O Cinema Novo descreveu, poetizou, discursou, exercitou os temas da fome: personagens comendo terra, personagens comendo raízes, personagens roubando para comer, personagens matando para comer, personagens feios, sujos, descarnados, morando em casas sujas, feias, escuras” . Ainda segundo o cineasta teria sido na representação deste “miserabilismo” que se encontrava a grandeza do Cinema Novo, conseguindo “comunicar” ao mundo a “miséria” do país, não mais vista como elemento “exótico”, mas a miséria como “um sintoma trágico”. 22/04/2017

55 Pode-se pensar que a proposta do Cinema Novo encontra ressonância nas idéias de Walter Benjamim de articular reflexão crítica e divertimento. “No cinema, o público não separa a crítica da fruição. Mais do que qualquer outra parte, o elemento decisivo aqui é que as reações individuais ficam determinadas desde o começo pela virtualidade imediata do seu caráter coletivo” . A idéia de uma função social do cinema, o cinema como instrumento político, parece ter sido levado aos limites com a experiência do Cinema Novo. 22/04/2017

56 Principais nomes do Cinema novo
Cacá Diegues Glauber Rocha Joaquim Pedro de Andrade Leon Hirszman Nelson Pereira dos Santos Roberto Santos Ruy Guerra 22/04/2017

57 Cacá Diegues Bye bye Brasil é um filme brasileiro de 1979, do gênero comédia, dirigido por Cacá Diegues e considerado por muitos como uma das mais importantes produções da década de 70. 22/04/2017

58 Glauber Rocha Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) são três filmes paradigmáticos, em que uma crítica social feroz se alia a uma forma de filmar que pretendia cortar radicalmente com o estilo importado dos Estados Unidos da América. Essa pretensão era compartilhada pelos outros cineastas do Cinema Novo, corrente artística liderada inegavelmente por Rocha. 22/04/2017

59 22/04/2017

60 Deus e o diabo na terra do sol - 1963
22/04/2017

61 Joaquim Pedro de Andrade 1932 - 1988
22/04/2017

62 Em que termos, então, estava colocada esta nova relação em Macunaíma?
Macunaíma foi visto, portanto, como um distanciamento da moléstia da crise de comunicação que atacava o cinema nacional no sentido que colocava a possibilidade de uma nova relação entre indústria cultural e realização artística. Em que termos, então, estava colocada esta nova relação em Macunaíma? Do ponto de vista da produção Macunaíma havia rompido com a precariedade e o aspecto mais artesanal, comum nas produções do período. Investiu, por exemplo, em trabalhos de pesquisa anteriores que se tornaram fundamentais para o jogo cinematográfico criado por Joaquim Pedro. Cenários, figurinos e principalmente as cores de Macunaíma estabelecem uma nova sofisticação plástica num meio cinematográfico em que predominava os filmes em preto e branco. O filme Macunaíma foi tirado do livro de Mário de Andrade. 22/04/2017

63 No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente
No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamara de Macunaíma. 22/04/2017

64 Nelson Pereira dos Santos - 1928
Considerado um dos mais importantes cineastas do país, seu filme Vidas Secas baseada na obra de Graciliano Ramos, é um dos filmes brasileiros mais premiados em todos os tempos, sendo reconhecido internacionalmente como uma obra-prima. Foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo. 22/04/2017

65 Vidas secas 22/04/2017

66 1963, indicado para o Oscar, categoria Melhor Filme Estrangeiro .
O Pagador de Promessas foi o primeiro e até agora o único filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 1963, indicado para o Oscar, categoria Melhor Filme Estrangeiro . Glauber Rocha foi de grande importância para O Pagador de Promessas, pois ele apresentou Anselmo Duarte ao prefeito, que era o Antônio Carlos Magalhães. Foi ele que arrumou o Corpo de Bombeiros para as filmagens, foi assistente de produção. 22/04/2017

67 FIM!!! 22/04/2017


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