A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drogas na sociedade e na família

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drogas na sociedade e na família"— Transcrição da apresentação:

1 Drogas na sociedade e na família
Trabalho elaborado por: Ana Lima nº3 Fausto Silva nº7 Guilherme Freitas nº8 Solange Neves nº16 Sónia Silva nº17

2 Introdução Neste trabalho pretendemos mostrar que as drogas fazem mal à saúde e podem provocar consequências graves na vida das pessoas, principalmente no meio familiar e na sociedade.

3 O que é a droga? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Ex: nicotina, cafeína, heroína, etc...

4 Drogas aceites socialmente
Café Tabaco Álcool psicofármacos (prescrição médica)

5 Drogas rejeitadas socialmente
Drogas sintetizadas – base livre e crack, ecstasy, LSD, anfetaminas,… Drogas naturais – marijuana, heroína, morfina, ópio, tabaco,…

6 Consequências da droga
As drogas que viciam rapidamente são: morfina, heroína, crack, cocaína, barbitúricos, etc. O álcool pode também viciar rapidamente uma pessoa mas as suas consequências levam muito tempo para se manifestar. Todas elas provocam: alterações do sistema nervoso central, aparelho cardio-respiratório, dilatação das pupilas, diminuição dos reflexos e morte.

7 Drogas no ambiente familiar
Problema, muitas vezes, começa na própria família, com drogas lícitas como o álcool, tabaco, medicamentos, etc.… que aparecem entre as principais causas de morte evitáveis. O combate, pode ser feito pela prevenção reduzindo o consumo e evitando que as pessoas comecem a consumir.

8 Consequências na sociedade
Põe em perigo a segurança dos outros; Provoca prejuízos financeiros; Cria absentismo no trabalho; Degrada as relações sociais;

9 Consequências na família
Degradação das relações familiares; Violência doméstica; Abandono e desresponsabilização;

10 Como deve a família ajudar
Afecto - incentivando o clima de afectividade, sinceridade e companheirismo entre todos. Ambiente - reduzindo a influência negativa que possa vir de outros grupos. Liberdade – respeitar os valores e os sentimentos do toxicodependente e evitar criticá-lo a todo o momento. Prevenção – tentar explicar sempre aos mais novos quais os riscos do uso de drogas e ensiná-los a não experimentá-las.

11 Heroína

12 Cocaína

13 Cannabis

14 Ecstasy

15 Conclusão Neste trabalho concluímos que as drogas têm várias consequências que se reflectem no ambiente familiar e na sociedade mas que a família e a sociedade têm um papel muito importante a efectuar na prevenção das dependências

16 Bibliografia http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/360


Carregar ppt "Drogas na sociedade e na família"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google