A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

engloba os elementos didáticos e cognitivos, que permitem conhecer, compreender, saber e expressar o que se sabe, o que se sente e o que se vive. A palavra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "engloba os elementos didáticos e cognitivos, que permitem conhecer, compreender, saber e expressar o que se sabe, o que se sente e o que se vive. A palavra."— Transcrição da apresentação:

1

2 engloba os elementos didáticos e cognitivos, que permitem conhecer, compreender, saber e expressar o que se sabe, o que se sente e o que se vive. A palavra comporta variadas formas, como a exposição, a discussão, a narração, a reflexão, a dramatização, o canto… No mundo dominado pelas imagens, precisamos enriquecê-las com o sentido fundante, para nós, do termo “palavra” na cultura semítica (dabar): uma forma da pessoa ser, existir em seu todo, em comunhão e comunicação. É mais que intelecto...

3 tem a ver com o conviver e se expressa através da dinâmica comunitária, da amizade, do desenvolvimento do sentido de pertença, do amor oblativo. No mundo egoísta, competitivo, violento, explorador o cristão é chamado a ser profeta das relações de fraternidade, solidariedade, confiança e de paz. A dimensão comunitária e a vivência do amor oblativo são constitutivos do processo catequético. Afinal, o sinal distintivo do cristão, já foi dado por Jesus: “Nisto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como eu vos amei!” (Jo 13, 34-35)

4 vem do compromisso que leva a atividades de promoção humana, testemunho, colaboração e participação evangélico transformadora na comunidade e na sociedade. É parte integrante do processo. Uma das melhores formas de aprender é o aprender fazendo. E, São Tiago é claro em dizer: “A fé sem obras é morta!” (Tg 2, 17)

5 também no sentido de “tornar célebre”, com forte carga de sentido, memória e compromisso. Manifesta-se por ações simbólicas, ritos, festa, canto, danças, expressões de sentimento e emoção, orações, meditações, evocação do passado no hoje. A celebração dá à catequese uma linguagem global, que envolve o ser humano por inteiro na experiência cristã.


Carregar ppt "engloba os elementos didáticos e cognitivos, que permitem conhecer, compreender, saber e expressar o que se sabe, o que se sente e o que se vive. A palavra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google