A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será."— Transcrição da apresentação:

1 Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre e produtivo. Seu ambiente de trabalho está realmente limpo e agradável? Você está usando corretamente as máquinas e ferramentas? O que você pode fazer para economizar matéria-prima e materiais? E para evitar desperdício? Será que existe um jeito de acabar com a sujeira e poluição em sua área? Que tal parar para pensar, limpar, arrumar e encontrar uma forma mais tranqüila de trabalhar com mais segurança e produtividade? Respostas a estas perguntas você encontrará no Programa 5S.

2 O que é o Programa 5S? É um programa com 5 passos básicos, que visa a melhoria de vida no trabalho. Ele vai ajudar a: cuidar da limpeza, Cuidar da saúde, evitar acidente, organizar o trabalho e tornar o seu dia-a-dia na empresa muito mais tranqüilo e agradável. “Você gostará tanto deste programa que, certamente, aplicará também em seu ambiente familiar.”

3 Por que o nome 5S? Este programa surgiu no Japão para combater a sujeira, a desorganização e a poluição nas empresas. Lá a palavra principal de cada passo começa com a letra S. Daí o nome 5S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. A qualidade dos produtos japoneses, que todo mundo admira, começou com o Programa 5S. Na, o Programa 5S foi adaptado para Senso de Utilização ( Descarte), Senso de Ordenação ( Organização), Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

4 Senso de Utilização ( DESCARTE)
Primeiro “S” Senso de Utilização ( DESCARTE) É aqui que você começa a pôr seu trabalho em ordem.Ter Senso de utilização é, antes de mais nada, saber separar o que presta e o que não presta. É saber identificar o que é necessário e o que é desnecessário. Por mais que se tenha cuidado, várias coisas vão sendo acumuladas no local de trabalho ( materiais, ferramentas, documentos, papel velho, ferro velho, fios, etc.) Tudo isso só serve para atrapalhar e tomar o espaço que você precisa. Assim, quando você vai procurar um material, ferramenta ou documento, acaba perdendo o seu tempo e paciência.

5 Vantagens do Senso de Utilização
Ao manter o ambiente arrumado você: a) libera espaço b)elimina materiais desnecessários c) gera economia, porque alguns destes materiais podem ter utilidade em outras áreas d) ganha tempo e) diminui riscos de acidentes

6 Objetos Desnecessários
Senso de Utilização Objetos Necessários a) Coloque perto de sua máquina, bancada, mesa de trabalho ou posto, o material que você usa toda hora b) Coloque próximo do seu local de trabalho o material que você usa poucas vezes no dia c) Coloque no armário, arquivo, almoxarifado aquele material que você usa de vez em quando. Objetos Desnecessários DESCARTE “Avalie periodicamente os resultados desta seleção, suas vantagens e o que ainda precisa melhorar.”

7 Segundo “S” Senso de Ordenação
Ordenar significa colocar cada coisa em seu devido lugar. É saber determinar o local para guardar e achar com facilidade os equipamentos, ferramentas, materiais e documentos.

8 Como praticar o Senso de Ordenação
1) Retire para organizar: Uma boa idéia para organizar objetos e papéis em estantes, armários e gavetas é retirar tudo para fora. Assim fica mais fácil classificar e organizar o material e até identificar mais alguma coisa que possa ser jogada fora. 2) Um é melhor: Sempre que possível, reduza para uma única unidade os objetos em seu local de trabalho. Ex.: um lápis, uma caneta, uma ferramenta etc. 3) Objetos com nomes diferentes devem ser guardados em locais diferentes, fáceis de serem localizados e bem organizados. 4) Visualize tudo: Com etiquetas, placas, letras pintadas e cartazes. Identifique tudo que foi organizado: desde as pastas de arquivos, objetos, produtos, materiais primas, ferramentas, etc. 5) Elimine as portas: Armários e estantes com portas são locais ótimos para esconder a desorganização. Onde puder, elimine-as.

9 Vantagens do Senso de Ordenação
1) Rapidez e facilidade para encontrar documentos, materiais, ferramentas e equipametos 2) Facilidade na comunicação, pois todos vão saber onde encontrar o que foi guardado 3) Diminuição de acidentes, pois estará tudo no lugar certo “ Por esta razão, cada material, ferramenta ou equipamento necessita de um local apropriado para ser guardado”

10 Terceiro “S” Limpar é dar uma geral, é tirar toda sujeira Limpar também significa evitar que o local de trabalho se suje, eliminando as causas da sujeira.

11 Como praticar o Senso de Limpeza Vantagens do Senso de Limpeza
1) Limpe tudo ( máquinas, equipamentos, ferramentas, paredes, tetos, arquivos, armários, banheiros, etc.) 2) Verifique sempre os locais onde a sujeira mais se acumula.Não deixe ferramentas, parafusos, restos de materiais, graxa, óleos, copinhos de café ou papel no chão. 3) Coloque o lixo na lixeira. Nunca esqueça que cada lixo tem seu lugar próprio. 4) Verifique sempre se o ambiente continua limpo. Vantagens do Senso de Limpeza 1) Satisfação dos empregados, porque trabalhando em um local limpo, o ambiente se torna mais agradável e você se sente mais valorizado. 2) Maior controle sobre o estado e conservação das máquinas, equipamentos, ferramentas e produtos. O desafio é não sujar para não precisar limpar.

12 Aqui terminam os três primeiros S
Aqui terminam os três primeiros S. Eles formam o alicerce para que você alcance o quarto e o quinto estágio. Agora começa o grande desafio: a conquista de um ótimo ambiente de trabalho.

13 Quarto “S” Senso de Saúde
Saúde significa cuidar bem da nossa parte física e mental.É ter uma visão do homem como um todo, de bem com seu corpo, sua mente e sua existência. Mente sã num corpo são. Vantagens do Senso de Saúde 1) Equilibrio físico e mental 2) Melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade 3) Melhoria nas áreas comuns da empresa: banheiros, refeitórios, copa, etc. 4) Melhoria da convivência social na empresa. 5) Melhoria das condições de segurança.

14 Como praticar o Senso de Saúde
1) Cuide de sua higiene pessoal, tomando banho diariamente, usando roupas limpas e bem passadas, mantendo os cabelos bem lavados e as unhas limpas e aparadas, lavando as mãos antes das refeições e tratando sempre dos dentes. 2) Use os equipamentos de proteção, para garantir integridade física. 3) Mantenha o ambiente limpo e organizado. 4) Não fofoque ou faça brincadeiras de mau gosto. 5) Procure trabalhar bem em grupo, respeitando as opiniões dos colegas e colaborando sempre. 6) Compareça sempre ao exame médico periódico, no horário e data previstos.

15 Quinto “S” Senso de Autodisciplina
Autodisciplina é você saber das suas responsabilidades em cada tarefa e não precisar que seu chefe o lembre disso. É colocar sempre em prática tudo o que foi visto com o Programa 5S, para que você continue mantendo a qualidade no seu trabalho e na sua vida. Vantagens do Senso de Autodisciplina 1) Cumprimento dos procedimentos, visando à produtividade, à qualidade e à segurança no trabalho. 2) Constante desenvolvimento pessoal e profissional 3) Incentivo à capacidade criativa dos empregados. 4) Estímulo à participação de todos os empregados nos resultados da empresa.

16 Como praticar o Senso de Autodisciplina
1) Colabore para o aperfeiçoamento cada vez maior do seu trabalho. 2) Transforme o que você acabou de aprender com os 4 primeiros S num hábito diário. 3) Não critique sem antes fazer uma reflexão. Depois apresente soluções. 4) Pense sempre em uma forma mais eficiente para fazer as coisas. 5) Não force as máquinas. Elas são suas aliadas no trabalho. 6) Use seus EPI, porque você conhece os riscos do seu trabalho e a necessidade de se proteger. Nossa Meta: Qualidade de vida no trabalho

17


Carregar ppt "Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google