A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
DA PRODUÇÃO

2 Projeto em ADM Produção
“O sucesso de um projeto é geralmente muito dependente da clareza de seus objetivos e de quão bem os membros da equipe coordenam as atividades relativas a ele. Para um projeto ser eficazmente conduzido e concluído, é necessário conhecer seus objetivos, as pessoas que irão colaborar para alcançá-los e a forma através da qual elas interagirão na consecução de tais objetivos.” Corrêa e Corrêa, 2011.

3 Projeto em ADM Produção O QUE É UM PROJETO?
“Conjunto único e finito de atividades interrelacionadas, pensadas para produzir um resultado definido (especificação de qualidade) dentro de um prazo determinado (especificação de tempo) utilizando uma alocação específica de recursos (especificação de custos).” Corrêa e Corrêa, 2011

4 Projeto em ADM Produção
O QUE É UM PROJETO? “Definir a aparência, o arranjo e a estrutura de algo, antes de construí-lo.” Slack, 2009

5 Gestão de projetos(Harvard, 2002)
- Definição e organização do projeto; Organização do projeto, definição dos parâmetros, definição de ferramentas e registro em documento. - Planejamento do projeto; Desenvolvimento da estrutura de trabalho*, cronograma, análise dos recursos e otimização dos trade-offs**, desenvolvimento dos planos de gestão de risco. - Gerenciamento e controle do projeto. Coleta de informações, ações corretivas e fechamento do projeto.

6 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Gestão de projetos(Harvard, 2002) - Planejamento do projeto; Desenvolvimento da estrutura de trabalho . Estrutura Analítica de Processos (EAP). . Work Breakdown Structure (WBS) . Representação hierárquica esgotada, orientada para as entregas (bens, serviços ou resultados).

7 Preparação de materiais
Gestão de projetos(Harvard, 2002) - Planejamento do projeto; Desenvolvimento da estrutura de trabalho EAP para “pintar uma sala” Pintar uma sala Preparação de materiais Preparação da sala Pintura da sala Limpeza da sala

8 Preparação de materiais
Gestão de projetos(Harvard, 2002) EAP para “pintar uma sala” Pintar uma sala Preparação de materiais Preparação da sala Pintura da sala Limpeza da sala - Comprar tinta - Comprar pincel - Comprar escada Remoção da tinta antiga Cobrir chão com jornal Cobrir móveis Pintar cantos com pincel pequeno Fazer contornos primeiro Dar destino à tinta que sobrou Limpar pincéis

9 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
CUSTO CONFIABILIDADE VELOCIDADE QUALIDADE FLEXIBILIDADE

10 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Projeto em ADM Produção Meta X Tempo

11 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Projeto em ADM Produção PARÂMETROS - Resultado - Prazo - Custo

12 Projeto em ADM Produção . Ambiente dinâmico
. Vantagem competitiva . Desenvolvimento de produtos e processos . Projetos Projeto de bens ou serviços Bens ou serviços devem ser projetados de forma que possam ser produzidos eficazmente Projeto de bens ou serviços terá impacto sobre o processo que os produz e vice-versa Projeto de Processo Os processos devem ser projetados de forma que possam produzir todos os bens e serviços que serão oferecidos pela operação

13 Projeto em ADM Produção
Projeto de processo – Objetivos O projeto de processo deve assegurar um desempenho adequado ao que se quer alcançar

14 Projeto em ADM Produção
Projeto de bens e serviços – Consumidor O projeto de bens e serviços deve assegurar a satisfação dos consumidores

15 Projeto em ADM Produção
Design Council - Enquanto 90% dos negócios em rápido crescimento afirmam que projeto é uma atividade integrante ou significativa em suas operações, apenas 26% das empresas que estão estacionadas afirmam o mesmo; Utilizar projetos pode ajudar a reduzir custos ao tornar os processos mais eficientes e ao cortar custos de material. Pode também reduzir o tempo para comercializar novos produtos e serviços; - Quase 70% das empresas que consideram o projeto como parte integrante de suas operações desenvolveram novos produtos e serviços nos últimos anos; - Empresas consideradas eficazes usuárias de projeto obtiveram desempenho financeiro 200% maior que a média.

16 Projeto em ADM Produção
Bens e serviços Conceito: entendimento da natureza, do uso e do valor do serviço ou produto; como se fosse uma especificação do que vai ser entregue ao cliente, contendo suas possibilidades de uso, utilidade e diferenciação em relação a outros semelhantes; Pacote de bens e serviços componente: proporcionam os benefícios definidos no conceito; representam o conjunto de coisas que realizam o estipulado pelo conceito; e Processo: define a forma como os produtos e serviços componentes serão criados e entregues; define os passos, ou as etapas, da produção, normalmente, por um projeto: o projeto do processo.

17 Projeto em ADM Produção
Bens e serviços Geração do conceito Projeto final Triagem Avaliação e melhorias Projeto preliminar

18 Projeto em ADM Produção Geração do conceito
Bens e serviços Geração do conceito Consumidores, clientes, concorrentes, funcionários, pesquisa. Triagem do conceito: seleção das ideias que realmente correspondem àquilo que se deseja conseguir com o conceito. Viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade.

19 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Projeto em ADM Produção Bens e serviços VIABILIDADE (podemos realizá-lo?) Possuímos habilidades? Possuímos a capacidade organizacional? Temos recursos financeiros suficientes? ACEITABILIDADE (queremos realizá-lo?) Satisfaz aos critérios de desempenho? Haverá demanda pelo produto? O retorno financeiro será satisfatório? VULNERABILIDADE (queremos correr o risco?) Entendemos todas as consequências da ideia? O que pode dar errado?

20 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Projeto em ADM Produção Bens e serviços Projeto preliminar Bens ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? Serviços ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

21 Projeto em ADM Produção
Bens e serviços Projeto preliminar A padronização representa reduzir ao máximo as possibilidades de variação no produto final, ou seja, da saída. A comunalidade é um conceito que tenta reduzir a complexidade de um projeto utilizando o máximo de componentes comuns nos produtos ou serviços. a modularização é a utilização de módulos, compostos por grupos de componentes, que podem ser trocados ou agrupados com facilidade entre produtos ou serviços.


Carregar ppt "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google