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Teoria Neoclássica da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Neoclássica da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Neoclássica da Administração
Março/2007 Prof. Mauri C. Soares TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

2 Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Principais autores: Peter F. Drucker Ernest Dale Harold Koontz Cyril O’Donnell, Michael Jucius Willian Newman Ralph Davis George Terry Morris Hurley Louis Allen TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

3 Teoria Neoclássica da Administração TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Neoclássica é considerada uma Teoria Clássica atualizada e dentro do figurino eclético que apresenta a formação do administrador na metade final do século XX. Teoria Neoclássica também é conhecida como Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo, ou Abordagem Universalista da Administração. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

4 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Características principais da Teoria Neoclássica: Ênfase na prática da administração Tem como foco principal os aspectos práticos da Administração, na busca de resultados concretos e palpáveis, porém não descuidando dos conceitos teóricos da administração. Os autores defendem que a teoria somente tem valor quando operacionalizado na prática, ou seja, que leve à ação administrativa. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

5 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Reafirmação Relativa dos postulados clássicos Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando e reestruturando de acordo com as demandas atuais, porém dando uma conotação mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha-staff, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização são realinhados e reavaliados na abordagem neoclássica. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização Linear Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização de exércitos e organizações eclesiásticas (religiões) dos tempos medievais (princípios da autoridade). TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

7 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização Linear Seu nome significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização Linear Seu formato é do tipo piramidal e suas linhas e comunicação são rigidamente estabelecidas, típicas de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização Linear TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 Organização Funcional
É a estrutura organizacional que aplica o princípio das funções. O operário (segundo Taylor) quando encontrava algum problema (produção, maquinário, qualidade) iria procurar o mestre responsável por aquela área, o que permitia ganhar mais tempo e encontrar soluções mais apropriadas. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

12 Organização Funcional Organograma
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

13 Organização Funcional
Características: Autoridade funcional ou dividida Nenhum superior tem autoridade total sobre os seus subordinados mas autoridade parcial ou relativa, decorrente da sua especialidade. Linhas diretas de comunicação As comunicações são feitas diretamente, sem a necessidade de intermediação, buscando a maior rapidez possível nas comunicações entre os diferentes níveis. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

14 Organização Funcional
Características: Descentralizações das decisões A tomada das decisões são dadas por órgãos ou cargos adequados para sua implementação. Ênfase na Especialização Cada órgão ou cargo contribui com a sua especialização para a organização, as responsabilidades são dadas de acordo com a especialização. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

15 Organização Linha Staff
É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organizações e reduzir as suas desvantagens, por isso, é o tipo mais utilizado. Nesta organização coexiste órgãos de linha e de assessoria, mantendo relações entre si. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

16 Organização Linha-Staff
Funções do Staff. Serviços (contabilidade, compras, pessoal, pesquisa, desenvolvimento...) Consultoria e assessoria (jurídica, métodos, processos, trabalhista...) Monitoração(Acompanhamento de determinada atividade ou processo...) Planejamento e controle (financeiro ou orçamentário...) TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

17 Organização Linha-Staff
Aspectos Linhas Staff Papel Principal Quem Decide Quem Assessora Atuação Quem cuida da execução Quem dá consultoria Tipo de Atividade Comando, Ação, Trabalho de Campo Recomendações Alternativas Trabalho de Gabinete Responsabilidade Pela Operação Pelos Resultados Pelo planejamento sugestões Exemplo Gerente de departamento Gerente de Staff TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

18 Organização Linha-Staff Vantagens
Assegura assessoria especializada e inovadora mantendo princípios de autoridade única. Atividade conjunta e coordenada dos órgãos (linha e Staff), responsáveis por serviços básicos e de especialização. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

19 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Comissões É um grupo de pessoas a quem, como um grupo, se dá um assunto para estudar. É a característica de ação em grupos que distingue a comissão dos outros instrumentos administrativos. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

20 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Comissões Não constitui um órgão da estrutura organizacional. As comissões assumem tipos diferentes: Formais. (estrutura formal da organização) Informais.(Não tem posição definitiva) Temporárias.(duração curta) Relativamente Permanentes.(Existência mais prolongada) TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

21 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Comissões As comissões estão assentadas sobre os seguintes princípios básicos. Deve surgir a partir de uma necessidade Deve ter membros apropriados em função do assuntos ou objetivos apropriados. Sua autoridade deve ser claramente definidos. Devem compensar seus custos. O tamanho deve ser bem analisado de acordo com a necessidade. O funcionamento baseia-se na cooperação entre seus membros. Agenda preparada e escalonada para não se estender indefinidamente no tempo. A comissão deve oferecer oportunidade de participação a todos os membros. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

22 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos Princípios Gerais da Administração São estabelecidas algumas normas de comportamento administrativo, como forma de retomar as “leis” cientificas e ao mesmo tempo buscar as soluções administrativas. Os princípios gerais: planejar, organizar, dirigir, controlar devem ser levados em consideração em todas as organizações. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

23 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos Princípios Gerais da Administração Apesar de atividades diferentes, os problemas nas organizações passam a ser comuns na contratação de pessoas, no estabelecimento de planos e objetivos, na avaliação de resultados e na coordenação e controle das operações. Ex.: indústria, governo, Igreja, exército, supermercado, banco e universidades. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

24 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos objetivos e nos Resultados “Toda organização existe, não para si mesma, mas sim para alcançar objetivos e produzir resultados.” Uma organização é dimensionada, estruturada e orientada em função dos objetivos e resultados que pretende alcançar. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

25 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ênfase nos objetivos e nos Resultados Ênfases diferenciadas: Na Administração Científica: os métodos e a racionalização do trabalho, Na Teoria Clássica: princípios gerais da Administração (planejar, organizar, dirigir, controlar) Na Teoria Neoclássica: são considerados os meios para se alcançar a eficácia e a eficiência. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

26 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Dicionário Aurélio: Segundo definição: EFICIENTE: ação, força, virtude de produzir um efeito. EFICAZ: aquele que produz efeito, que produz muito, que dá bom resultado. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

27 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente. Eficácia: é uma medida do alcance de resultados, Eficiência: é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. (I.Chiavenato) TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

28 DIFERENÇAS ENTRE EFICIENCIA E EFICACIA
EFICÁCIA ENFASE NOS MEIOS ENFASE NOS RESULTADOS FAZER CORRETAMENTE AS COISAS FAZER AS COISAS CERTAS RESOLVER PROBLEMAS ATINGIR OBJETIVOS SALVAGUARDAR RECURSOS OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS CUMPRIR TAREFAS E OBRIGAÇÕES OBTER RESULTADOS TREINAR OS SUBORDINADOS DAR EFICÁCIA AOS SUBORDINADOS MANTER AS MÁQUINAS MÁQUINAS EM BOM FUNCIONAMENTO PRESENÇA NOS TEMPLOS PRATICA DOS VALORES RELIGIOSOS REZAR GANHAR O CÉU JOGAR FUTEBOL COM ARTE GANHAR A PARTIDA TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

29 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ecletismo da Teoria Neoclássica Segundo Aurélio: Ecletismo: Tendência filosófica resultante, em geral, do conflito de culturas e do embate das idéias, e que leva a escolher em cada sistema o que parece mais consentâneo (apropriado, adequado) com a verdade; doutrina que se caracteriza pelas infiltrações de outros sistemas e pela falta de originalidade e de coesão. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

30 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ecletismo da Teoria Neoclássica Embora tomem como base a Teoria Clássica, absorvem o conteúdo de outras teorias. Teoria das Relações Humanas: os conceitos de organização informal, dinâmica de grupos, comunicações, liderança e abertura democrática. Teoria da Burocracia: ênfase nos princípios e normas formais da organização hierárquica, autoridade e responsabilidade. Teoria Estruturalista: ênfase no relacionamento entre organização e ambiente externo, estudo comparativo das organizações. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

31 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Teoria Comportamental: aspectos relacionados à motivação humana, estilos de Administração, teoria das decisões, comportamento humano, conflitos organizacionais, jogo entre objetivos organizacionais e objetivos individuais, equilíbrio organizacional como um sistema de recompensa e contribuições, etc. Teoria Matemática: a aplicação de Pesquisa Operacional, métodos quantitativos, mensuração de resultados, estudos das decisões quantitativas e programáveis, etc. Teoria dos Sistemas: a organização é vista como um sistema composto de múltiplos subsistemas, sua interação e reciprocidade, demandas do ambiente externo, retroação das conseqüências, etc. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

32 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Referência Bibliográfica: CHIAVENATO, I. – Introdução à Teoria geral da Administração, 6ª Ed.- Rio de janeiro: Campus, 2000. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO


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