Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
OU ONDE FOI PARAR KIRKPATRICK ? POR EDUARDO BASTOS FUNDAÇÃO DE FOMENTO À TECNOLOGIA E À CIÊNCIA SALVADOR - BA
2
MUDANÇAS NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES
MACROAMBIENTE AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE AMBIENTE INTERNO ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS, EMPREENDEDORAS, ADAPTÁVEIS ÀS MUDANÇAS ETC.
3
EDUCAÇÃO CORPORATIVA CONJUNTO DE AÇÕES INTEGRADAS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS E HUMANAS QUE SÃO ESTRATÉGICAS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.
4
COMPETÊNCIAS: EM BUSCA DE UMA CONCEITUAÇÃO
I – ESCOLA NORTE-AMERICANA Mc Clelland – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes ESTOQUE II – ESCOLA EUROPÉIA Le Boterf – saber agir responsavelmente em um contexto profissional AÇÃO CONTEXTUALIZADA III – ESCOLA BRASILEIRA Dutra – o que se entrega para a organização TRANSFERÊNCIA
5
MODELO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS (EBOLI)
COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS COMPETÊNCIAS HUMANAS
6
MODELO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (MEISTER)
Comunicação Constante Controle CONTEXTO Visão/Missão Avaliação VALORES COMPARTILHADOS Tecnologia Fontes de Receita Parceiros de Aprendizagem Organização EMPRESARIAL Produtos/Serviços Partes Interessadas
7
ESCALA DOS NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE KIRKPATRICK
Nível 1 Reação/Satisfação Avalia se os participantes gostaram do treinamento Nível 2 Aprendizagem Observa o conhecimento adquirido pelos participantes ao final do treinamento, ou seja, o que eles sabem a mais em relação ao que não sabiam antes Nível 3 Mudança de Comportamento Avalia o que há de diferente no comportamento dos participantes após o treinamento Nível 4 Resultados Avalia o impacto gerado na organização a partir da realização do treinamento
8
METODOLOGIA Caracterização da Pesquisa: Survey
População e Amostra: 80 empresas de diversos portes. As empresas foram selecionadas a partir da base de dados da empresa MICROPOWER e do portal Amostragem: Censitária
9
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
(i) Informações Gerais (ii) O e-learning em sua organização (iii) Fatores críticos de sucesso (iv) Avaliação
10
Gráfico 01 – Avaliação dos resultados dos treinamentos, através de métricas estabelecidas
11
Gráfico 02 – Avaliação do ROI (Retorno sobre Investimento) para o e-learning
12
Gráfico 03 – Acompanhamento dos resultados pela Diretoria/Presidência
13
CONCLUSÕES Reação: pouco se pesquisa sobre a evasão e participação dos alunos nos cursos, dentre outros aspectos que indicam a satisfação; Aprendizagem: muitas empresas não utilizam qualquer tipo de avaliação de aprendizagem. Pré-testes e pró-testes pouco utilizados; Comportamento: maioria não possibilita o compartilhamento efetivo do conhecimento entre os treinandos; Resultados: não realizam avaliação do ROI (35%); não utilizam métricas estabelecidas para analisar resultados (30%).
14
DONALD KIRKPATRICK Doutor pela Universidade Wiscousim;
Ex.presidente da ASTD - EUA; Doutor pela Universidade Wiscousim; Escreveu em 1959 quatro artigos intitulados “Techniques for Evaluating Training Programs”, publicados no jornal T&D da ASTD.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.