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Eugenio García ARTech Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?

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Apresentação em tema: "Eugenio García ARTech Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?"— Transcrição da apresentação:

1 Eugenio García ARTech egarcia@artech.com.uy Workflow: moda, re-branding, ou necessidade real?

2 História ●A idéia de automatizar os processos de negócios através de Tecnologías da Informação data de 1968: ●"Think about [a] modern data processing [system]. [It] represents a perceptible process, that is [..] connected with the business process and accompanies - or even controls - this process during various segments." * * Fuente: Nordsieck, F.: Betriebsorganisation. Lehre und Technik. 2nd revised and enhanced edition, Stuttgart 1972. ●A idéia de automatizar os processos de negócios através de Tecnologías da Informação data de 1968: ●"Think about [a] modern data processing [system]. [It] represents a perceptible process, that is [..] connected with the business process and accompanies - or even controls - this process during various segments." * * Fuente: Nordsieck, F.: Betriebsorganisation. Lehre und Technik. 2nd revised and enhanced edition, Stuttgart 1972.

3 História ●A investigação na automatização dos processos se torna importante entre 1975 e 1985 ●O foco da investigação era “reduzir a complexidade na interface dos sistemas dos usuários, controlar o fluxo da informação e melhorar a eficiência dos processos”* * Fuente: Ellis, C. A.; Nutt, G. J.: Office Information Systems and Computer Science. In: ACM Computing Surveys, 12 (1980) 1, pp. 27-60. ●A investigação na automatização dos processos se torna importante entre 1975 e 1985 ●O foco da investigação era “reduzir a complexidade na interface dos sistemas dos usuários, controlar o fluxo da informação e melhorar a eficiência dos processos”* * Fuente: Ellis, C. A.; Nutt, G. J.: Office Information Systems and Computer Science. In: ACM Computing Surveys, 12 (1980) 1, pp. 27-60.

4 Contexto do problema ●Não existe um foco nos processos de negócio ●O conhecimento dos processos pertence às pessoas ●Os processos são ineficientes ●Não existem ferramentas de seguimiento e de controle ●A lógica dos processos está embebida na lógica das aplicações ●As aplicações são mais rígidas e difíceis de manter ●Não existe um foco nos processos de negócio ●O conhecimento dos processos pertence às pessoas ●Os processos são ineficientes ●Não existem ferramentas de seguimiento e de controle ●A lógica dos processos está embebida na lógica das aplicações ●As aplicações são mais rígidas e difíceis de manter

5 Como definimos um processo de empresa? ●“É um conjunto de um ou mais procedimentos ou atividades diretamente ligadas, que coletivamente realizam um objetivo do negócio, normalmente dentro do contesto de uma estrutura organizacional que define papéis funcionais e relações entre os mesmos.” WFMC (Workflow Management Coalition) ●“É um conjunto de um ou mais procedimentos ou atividades diretamente ligadas, que coletivamente realizam um objetivo do negócio, normalmente dentro do contesto de uma estrutura organizacional que define papéis funcionais e relações entre os mesmos.” WFMC (Workflow Management Coalition)

6 Como definimos Workflow? ●” É a automatização dos processos que usamos todos os dias para levar a cabo nosso negócio. Uma aplicação de Workflow torna automática a seqüência de ações, atividades, ou tarefas usadas para executar o processo, incluindo o acompanhamento do estado de cada instância do processo, bem como as ferramentas para manejar o próprio processo” Marshak, 1994 ●” É a automatização dos processos que usamos todos os dias para levar a cabo nosso negócio. Uma aplicação de Workflow torna automática a seqüência de ações, atividades, ou tarefas usadas para executar o processo, incluindo o acompanhamento do estado de cada instância do processo, bem como as ferramentas para manejar o próprio processo” Marshak, 1994

7 Processo de Empresa (o que se entende que vai acontecer) Workflow Management Systems (controla os aspectos automatizáveis dos processos de empresa) Definição do Processo (uma representação do que se entende que vai acontecer) É administrado por É definido em um Instância do Processo (uma representação do que atualmente está ocorrendo) Work Items (tarefas designadas a um participante do Workflow) Aplicações Invocadas (ferramentas/aplicações usadas para suportar uma atividade) Atividades manuais (não são administradas como parte do sistema de Workflow) Atividades Atividades automatizadas Instâncias de Atividades Inclui uma ou mais ó As quais podem ser Durante a ejecução são representadas por y/ó As quais incluem Usado para criar e administrar vía Composto por Conceitos de Workflow

8 Ciclo de vida Modelagem Desenvolvimento Execução Avaliação Workflow Management System Build time: definição de processos Run time: controle de processos e interação de atividades

9 GXflow: componentes Motor de Workflow Inbox Administração e auditoria Knowledge Base GeneXus Process Modeler GXPM Metadados de Workflow Base de dados operativa Aplicações GXplorer Estatísticas Data Warehouse

10 Modelagem do processo ●Linguagem natural para modelar os processos ●Estandarização (UML) ●Visão clara do processo ●Melhor entendimento do Negócio ●Melhora a documentação dos sistemas ●Linguagem natural para modelar os processos ●Estandarização (UML) ●Visão clara do processo ●Melhor entendimento do Negócio ●Melhora a documentação dos sistemas GeneXus Process Modeler Modelagem

11 Desenvolvimento: Menos programação ●Eliminamos o manejo da gestão dos processos de nossos programas ●Mapeamento das tarefas de forma autom á tica, seguindo as regras dos processos de neg ó cio ●Simplifica mudanças nos processos ( Menor custo e menos tempo) ●Subprocessos – Simplifica o desenho. ●Eliminamos o manejo da gestão dos processos de nossos programas ●Mapeamento das tarefas de forma autom á tica, seguindo as regras dos processos de neg ó cio ●Simplifica mudanças nos processos ( Menor custo e menos tempo) ●Subprocessos – Simplifica o desenho. Desenvolvimento

12 Desenvolvimento: GeneXus ●Integração com GeneXus ●Criar objetos desde o GXPM ●Tipo de dados Workflow ●Evolução tecnológica ●Multiplataforma ●Integração com GeneXus ●Criar objetos desde o GXPM ●Tipo de dados Workflow ●Evolução tecnológica ●Multiplataforma Desenvolvimento

13 Desenvolvimento: Interface de programação ●WFMC Asociación Workflow Management Coalition ●Esta interface é desenhada através das Workflow APIs (WAPI). ●Conjunto de funções que permitem acessar e modificar dados de workflow, e disparar funções do motor de workflow. ●WFMC Asociación Workflow Management Coalition ●Esta interface é desenhada através das Workflow APIs (WAPI). ●Conjunto de funções que permitem acessar e modificar dados de workflow, e disparar funções do motor de workflow. Desenvolvimento

14 Execução: Inbox Bandeja de entrada 1. Tomar uma tarefa 2. Executá-la 3. Dá-la por finalizada 4. Gerar uma nova tarefa Programa GeneXus Determinar tarefa sucesora Motor de Worklow Execução

15 Avaliação: Processos mais eficientes ●Informação estatística ●Acompanhamento de todos os passos ●Deadlines ●Redesignação de tarefas ●Informação estatística ●Acompanhamento de todos os passos ●Deadlines ●Redesignação de tarefas GXplorer Estatísticas Data Warehouse Avaliação

16 Conclusão ●O uso de tecnologia de Workflow nos ajuda a: ●Ter uma linguagem natural para modelar os processos ●Separar a lógica de controle do fluxo de nossas aplicações ●Programar menos, nos concentramos em desenvolver o que devem resolver nossas aplicações ●Obter uma aplicação mais flexível e preparada para as mudanças ●Avaliar a eficiência dos processos ●O uso de tecnologia de Workflow nos ajuda a: ●Ter uma linguagem natural para modelar os processos ●Separar a lógica de controle do fluxo de nossas aplicações ●Programar menos, nos concentramos em desenvolver o que devem resolver nossas aplicações ●Obter uma aplicação mais flexível e preparada para as mudanças ●Avaliar a eficiência dos processos

17 A forma mais fácil de desenhar, otimizar e documentar os processos do seu negócio Muito obrigado


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