A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS"— Transcrição da apresentação:

1 USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS
Profª Luciana Platero

2 Como você classifica seu conhecimento e os usos que faz da Língua Portuguesa?
Leitura e compreensão ( ) bom ( ) mediano ( ) poderia ser bem melhor Expressão escrita Expressão oral

3 Intenção X Expressão Não deixe a preocupação acabar com você. Deixe que a igreja ajude. Terça à noite: sopão dos pobres. Depois, oração e medicação. Lembrem-se de todos que estão tristes e cansados da nossa igreja e da nossa comunidade. Quinta-feira, às 5h, haverá reunião do Clube das Jovens Mamães. Todas aquelas que quiserem se tornar uma Jovem Mamãe devem contatar padre Cavalcante em seu escritório.

4 Intenção X Expressão Sendo este o domingo de Páscoa, pediremos à senhora Jandira que ponha um ovo no altar. Para todos aqueles que têm filhos e não sabem, nós temos uma creche no segundo andar. Esta tarde teremos congraçamento nos lados Sul e Norte da igreja. As crianças serão batizadas nos dois lados. Na missa de domingo, o sermão será sobre “O Inferno na Terra”. Chegue e ouça o ensaio do nosso coro de meninos.

5 Intenção X Expressão

6 Intenção X Expressão

7 Intenção X Expressão

8 Intenção X Expressão

9 Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa?
Primeiros passos: O cachorro é diferente. O cachorro mora no sítio. O cachorro vive na floresta. O cachorro é Bilu. O cachorro gosta de sua dona.

10 Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa?
Era uma vez um pionho queroia o cabelo daí umenino pionhento pasou daum menino lipo venho ai pasou oemnino pionheto daí o menino pegou pionhi daíi amunher pegoupionho daí todomundo saiogritãdo todomundo pegou pionho daí até sofinho pegou pionho.

11 Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa?
“Antes de fazer uma doação, é preciso fazer alguns exames para saber se não tem nenhuma doença, no caso a doação de sangue. O doador já morto deve deixar claro para a família que gostaria que seja feita a doação.” “Não é nada mais justo que nós cidadões ajudarem pessoas como nós que precisam de apoio ou um pedaço de nós que a nós mesmos não fará falta.” “Se você faleceu você não vai mais utilizar seus órgãos e para o pó voltará.”

12 Interpretação e comunicação de idéias
Do Presidente para o Diretor: Na próxima sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu. Do Diretor para o Gerente: A pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sob a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 78 anos a olho nu. Do Gerente para o Supervisor: A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 78 anos vai aparecer nu na fábrica, usando apenas capacete quando irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.

13 Interpretação e comunicação de idéias
Do Supervisor para o Chefe: Todo mundo nu, na próxima sexta às 17 horas, pois o mandachuva do presidente, Sr. Halley, estará lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 78 anos, por motivo de segurança coloque o capacete. AVISO PARA TODOS: Nesta sexta-feira o Presidente fará 78 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fábrica. Vão estar lá Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda é um fenômeno.

14 Interpretação e comunicação de idéias

15 Para finalizar... Vivemos, hoje, na Sociedade do Conhecimento e nosso maior desafio é justamente o de conseguir transformar informação em conhecimento. Para isso, é preciso desenvolver, a partir das diferentes situações cotidianas, CAPACIDADES: para a aquisição de informação para a interpretação da informação para a análise da informação para a compreensão da informação para a comunicação da informação


Carregar ppt "USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google