A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João."— Transcrição da apresentação:

1 JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João

2 No prólogo do Evangelho de S. João, Jesus é o VERBO DE DEUS
No prólogo do Evangelho de S. João, Jesus é o VERBO DE DEUS. Jesus é o Filho Único do Pai, gerado antes da criação do mundo. Ele é a “PALAVRA”, isto é a revelação definitiva de Deus. Com Ele, Deus disse quanto tinha para dizer à humanidade para alcançar a VIDA ETERNA. 1No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. (Jo 1,1)

3 O Filho Unigénito do Pai
o Verbo fez-se homem 14E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. 18A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer. (Jo 1,14.18) O Filho Unigénito do Pai

4 O que vimos, ouvimos e tocamos ...
1O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram, o Verbo da Vida, - pois a Vida manifestou-se; nós vimo-la - dela damos testemunho e anunciamo-vos a Vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós. O Verbo da Vida O que nós vimos e ouvimos, o Anunciamos a vós, porque estejais em comunhão connosco. E nós estamos em comunhão com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Escrevemo-vos isto para que a nossa alegria seja completa (1Jo 1,1-4)

5 Contemplamos a Sua glória
14E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. (Jo 1,14)

6 O testemunho de João Baptista (Jo 1,19-34)
32«Vi o Espírito descer do céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. 33É Ele que baptiza com o Espírito Santo. 34Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.» (Jo 1,32-34) Este homem é o Filho de Deus Eu baptizo com água, Ele com o Espírito Santo

7 «Rabi, Tu és o Filho de Deus!»
Jesus encontra Natanael (Jo 1,44-51) 9Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» 50Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» 51E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.» (Jo 1,49) «Rabi, Tu és o Filho de Deus!»

8 Jesus encontra Nicodemos (Jo 3,1-21)
16Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, quem nele crê não se perde, mas tem a vida eterna. 17De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus. (Jo 3,16-18) Jesus é o Filho Unigénito de Deus

9 João Baptista disse: «Eu não sou o Messias»
35O Pai ama o Filho e tudo põe na sua mão. 36Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida (3,33-35) O Pai ama o Filho

10 Jesus cura um paralítico (Jo 5)
21Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, também o Filho faz viver aqueles que quer. 25Em verdade, em verdade vos digo: chega a hora - e é já - em que os mortos hão-de ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão, (Jo 5,21.25)

11 O Pai entregou ao Filho o poder de julgar!
22O Pai não julga ninguém, mas entregou ao Filho todo o julgamento, (Jo 5,22)

12 até chamava a Deus seu próprio Pai
17«Meu Pai trabalha continuamente e Eu também trabalho». 18Perante isto, os judeus O queriam matar, pois não só anulava o Sábado, mas até chamava a Deus seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus. (Jo 5,17-18)

13 Jesus faz as obras do Pai
«o Filho, por si mesmo, não pode fazer nada, senão o que vir fazer ao Pai, pois aquilo que este faz também o faz igualmente o Filho. 20O Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que Ele mesmo faz; e há-de mostrar-lhe obras maiores do que estas, de modo que ficareis assombrados. (Jo 5,19-20)

14 Quem honra o Filho honra o Pai
Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou». (Jo 5,24)

15 O Pai testemunha a meu favor
36Tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me confiou, as minhas obras, testemunham que o Pai me enviou. 37É o Pai que me enviou que testemunha a meu favor. (Jo 5,36-37)

16 A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (Jo 6)
40Esta é a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.» 46Ninguem viu o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai. 51Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: quem comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.» 57Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem me come viverá por mim.

17 Eu sou a luz do mundo (Jo 8,12)
Eu julgo, e o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas Eu e o Pai que me enviou. 19Perguntaram-lhe, então: «Onde está o teu Pai?» Jesus respondeu: «Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.»

18 «Antes de Abraão existir, Eu sou!» (Jo 8,58)
Afinal, quem é que Tu pretendes ser?» 54Jesus respondeu: «Se Eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória nada valerá. Quem me glorifica é o meu Pai, de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’; (Jo 8,53-54)

19 Jesus é o Bom Pastor (Jo 10,1-19)
14Eu sou o bom pastor … o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; 17É por isto que meu Pai me ama: porque Eu ofereço a minha vida, para a retomar depois. 18Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.» (Jo 10,14-18)

20 «Se és o Messias, di-lo claramente.»
(Jo 10,22-40) … 30Eu e o Pai somos Um.» «porquê dizeis: Tu blasfemas, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim; 38mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras. (Jo 10,30.37) Eu e o Pai somos Um

21 Jesus ressuscita Lázaro (Jo 11,1-44)
25Disse-lhe Jesus: «Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisto?» 27Ela respondeu-lhe: «Sim, ó Senhor; eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo.» (Jo 11,25-27) Tu és o Cristo, o Filho de Deus

22 Lázaro éstá doente 4Ouvindo isto, Jesus disse: «Esta doença não é de morte, mas sim para a glória de Deus, manifestando-se por ela a glória do Filho de Deus.» (Jo 11,4)

23 Eu Sou o Caminho ... 14 Jesus, caminho para o Pai 5Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» 6Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.» (Jo 14,5-7)

24 Quem me vê, vê o Pai 8Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» 9Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. 10Eu estou no Pai e o Pai está em mim… é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras. (Jo 14,8-10)

25 deixo o mundo e vou para o Pai
Saí do Pai e vim ao mundo 28«Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.» 32 … me deixareis só, se bem que Eu não esteja só, porque o Pai está comigo. (Jo 16,28-32) deixo o mundo e vou para o Pai

26 para que todos sejam um Na oração sacerdotal, Jesus intercede:
«21para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti» (Jo 17,21) «22Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. 23Eu neles e Tu em mim» (Jo 17,22)

27 disse ser Filho de Deus Diante de Pilatos os Judeus disseram o verdadeiro motivo da condenação de Jesus. 7Os judeus replicaram-lhe: «Nós temos uma Lei e, segundo essa Lei, deve morrer, porque disse ser Filho de Deus.» (19,7)

28 para acreditardes que Jesus é o Messias
30Muitos outros sinais miraculosos realizou ainda Jesus, na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, acreditando, terdes a vida nele. (Jo 20,30-31) o Filho de Deus

29 O Evangelho de S. João apresenta a uma série de símbolos bíblicos que explicam a acção salvadora de Jesus: Jesus é o Cordeiro de Deus, a Fonte de Água viva, o Pão descido do Céu, a Luz do mundo, o Bom Pastor, a verdadeira Vide. São figuras que representam o cumprimento do Antigo Testamento. Mas Jesus é muito mais: Ele é a auto-revelação de mesmo Deus: «EU SOU». «Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que EU SOU» (Jo 8,28)


Carregar ppt "JESUS CRISTO "A PALAVRA" ETERNA do PAI Evangelho de João."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google